CRM e computação em nuvem: veja as principais vantagens de uní-los

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O crescimento das empresas está diretamente ligado à sua possibilidade de adaptação. No mercado atual, destacam-se aquelas que conseguem atender clientes de forma mais pontual e entregar a melhor solução. Nessa linha, o CRM e a computação em nuvem se tornam um caminho sem volta quando o assunto é agilidade, economia e gestão de relacionamento de excelência.

Hoje, é fundamental que as empresas tenham um CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) completo, que armazene e entregue as melhores informações aos consumidores. Na mesma linha, a computação em nuvem, ou cloud computing, vem crescendo vertiginosamente: uma pesquisa da Gartner indica que as ofertas de serviços na nuvem movimentarão mais de US$300 bilhões até 2021.

A mesma pesquisa ressalta que os gastos com serviços de implementação de TI em nuvem devem crescer 36% no mesmo período, e que todos os gastos com software baseados na cloud computing terão aumento de 28% também até 2021. Tais dados comprovam a importância que o setor tem e que altos investimentos vêm sendo feitos para aperfeiçoar cada vez mais a segurança e a agilidade dos serviços.

Quer entender um pouco mais sobre o que é a computação em nuvem e quais as vantagens de migrar seu CRM para ela? Confira nosso artigo agora mesmo!

Inovação em TI

Uma das vantagens de optar pelo CRM hospedado na nuvem é a inovação tecnológica que o sistema representa. Afinal de contas, a cloud computing altera todo o modo de operação da tecnologia da informação.

Isso é possível por não ser necessário realizar grandes manutenções na infraestrutura da empresa, deixando seus colaboradores livres para atuarem em novos projetos que visem o crescimento da organização, seja na melhoria do setor de marketing e vendas, seja no relacionamento com o cliente.

Atualizações automáticas

Para manter um software sempre em dia com as necessidades e os avanços do mercado, é fundamental sua atualização constante. Isso serve tanto para otimizar o trabalho quanto para corrigir eventuais erros. Em softwares convencionais, tal tarefa precisa ser feita por um técnico periodicamente, demandando tempo e gastos extras por parte da empresa com o custo desse funcionário.

No caso de um CRM na nuvem, a atualização passa a ser automática, já que o trabalho é feito pela empresa diretamente no software. Ao acessá-lo, ele estará sempre pronto para o uso.

Automatização de tarefas

Com o uso da inteligência digital, sua empresa pode ganhar em produtividade por meio da automatização de tarefas. O CRM permite que esse processo seja implantado, facilitando o dia a dia dos colaboradores e reduzindo significativamente a ocorrência de erros.

Dessa forma, todo o trabalho das equipes pode ser feito com uma organização mais avançada, resultando em impactos positivos e no aumento produtivo da entrega de tarefas. Isso, consequentemente, melhora a satisfação dos clientes.

Aumento da segurança

Um dos principais benefícios de investir em um CRM na nuvem é a segurança. Softwares convencionais necessitam de computadores potentes e servidores físicos, que inevitavelmente estão sujeitos a problemas técnicos ou invasão, o que pode comprometer severamente seus dados.

Na nuvem, as ameaças são mínimas graças ao avançado  sistema de segurança por camadas. Nesse cenário, os problemas técnicos nos computadores de sua empresa que impedem o acesso aos dados deixam de existir. Caso alguma máquina dê problema, basta trocar de computador e continuar exatamente do ponto onde você parou.

Decisões mais eficazes

Tomar a melhor decisão com base em dados é fundamental para qualquer empresa. Com um CRM completo, a gestão de relacionamento com o cliente pode ser melhorada, permitindo uma integração entre todos os pontos de acesso do usuário com sua organização.

Dessa maneira, os colaboradores de sua empresa responsáveis pelo atendimento estarão mais bem preparados para resolver toda e qualquer pendência que possa existir com os clientes, onde quer que eles estejam. Isso permite mais eficácia nas decisões.

Plataforma simplificada

Ao optar por um CRM na cloud computing, você terá como vantagem o fato de não precisar instalar softwares nos computadores da sua empresa, geralmente pesados e que exigem máquinas mais potentes — logo, exigirão também um investimento extra.

Na nuvem, o acesso é feito por qualquer equipamento, inclusive smartphones e tablets, utilizando apenas um login simples e senha. E, no ambiente cloud, a plataforma é mais simplificada justamente para atender aquilo que sua empresa necessita.

Compartilhamento de arquivos

Com os dados hospedados na nuvem, qualquer pessoa que tenha um cadastro poderá acessá-los. Além disso, ainda há a possibilidade de configuração de nível de acesso. Dessa forma, é viável que todos visualizem os dados necessários de forma ágil e otimizada, melhorando a qualidade do atendimento de sua empresa.

Para o gestor, esse acesso também é fundamental, pois permite que ele possa tomar decisões melhores. Por exemplo, no meio de uma reunião, ele pode acessar planilhas e dados por meio de seu celular e ter maior segurança no fechamento de um novo negócio. Tudo na palma de sua mão e sem a necessidade de ligações, atrasos ou papéis.

Ademais, os serviços de hospedagem em nuvem permitem sua escalabilidade, ou seja, você pode aumentar ou diminuir sua capacidade de armazenamento no momento que quiser. Isso é fundamental para ações ou períodos específicos do ano — como na Black Friday — nos quais há maior demanda de serviços.

Maior produtividade

Já falamos em aumento da produtividade com o uso do CRM em nuvem, com a empresa ganhando em eficiência e reduzindo o retrabalho. Isso se deve à possibilidade de integração proporcionada pela cloud computing, que garante uma identificação de erros mais rápida.

Outro ponto fundamental a considerar na união do CRM e da computação em nuvem é a economia que tal possibilidade proporciona. Em vez de a empresa ter que gastar com servidores físicos, novos equipamentos e equipe de TI exclusiva para o atendimento das necessidades, pode focar naquilo que realmente interessa: o seu crescimento.

Como você viu, investir em um CRM na nuvem é de fundamental importância para manter sua empresa competitiva no mercado, reduzir seus custos e entregar soluções mais rápidas aos seus clientes. Tal medida garante ainda uma gestão mais eficiente do seu negócio, com acesso rápido aos dados para a correção de qualquer rota.

Porém, é fundamental que você conte com um serviço de computação em nuvem de qualidade, que tenha um suporte técnico profissional e que possa suprir todas as suas necessidades, com agilidade e segurança. Nesse ponto, a Multiedro é destaque, pois conta com uma equipe preparada para desenhar e implantar a melhor solução para o seu negócio.

Investir em CRM e computação em nuvem é essencial nos dias de hoje. Acesse agora mesmo nosso site e conheça todas as nossas soluções em cloud computing. Até a próxima!

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