O armazenamento em nuvem é algo que vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente corporativo. E junto a ele, surge uma série de dúvidas sobre confiabilidade, segurança e disponibilidade dos arquivos. Aí você se pergunta: vale realmente apena investir nessa tecnologia?

A resposta é sim, mas o processo deve ser feito com cautela e seguindo dicas básicas, para garantir que seus dados estejam hospedados em um local seguro. Uma das principais vantagens de usar esse tipo de serviço (também conhecido como cloud computing, ou computação na nuvem) é a possibilidade de acessar os arquivos de qualquer local, agilizando processos.

Para você conhecer mais sobre o tema e, inclusive, ver que existe uma série de vantagens sobre o armazenamento em nuvem, confira o post que preparamos!

Envio e troca de arquivo sem falhas

Uma das vantagens de usar o armazenamento em nuvem é o compartilhamento de documentos, que permite que vários usuários possam editar o mesmo arquivo — garantindo que, ao final do processo, um único documento tenha as informações necessárias.

Diferente do que acontece na troca de e-mails (quando um arquivo é enviado, editado e devolvido), com o uso de um servidor em nuvem, como o Google Drive, esse processo se torna mais simples e sem falhas. Uma das vantagens é também poder acompanhar em tempo real as mudanças e ajustes, aumentando a produtividade da equipe.

Mobilidade dos colaboradores

Com os arquivos on-line, os colaboradores de sua empresa — e, até mesmo, você — poderão acessá-los de qualquer lugar, usando, para isso, apenas uma conexão com a internet e um computador ou smartphone mesmo.

Isso dá agilidade ao trabalho e permite maior mobilidade dos colaboradores, que poderão efetuar ajustes ou inserir dados a qualquer momento nos documentos e planilhas que você precisa.

Facilidade de acesso

A maioria dos servidores em nuvem conta com aplicativos próprios para acesso aos documentos, evitando a necessidade de compra e instalação de softwares em suas máquinas, o que elevaria ainda mais os custos para sua empresa.

O acesso via nuvem também dispensa investimentos extras na melhoria da performance dos computadores. Ele também permite o acesso pelos mais diferentes sistemas operacionais.

Disponibilidade de plataformas

O acesso a softwares e aplicativos pode ser feito de forma on-line, aproveitando-se desse armazenamento virtual. Há ainda a possibilidade de utilizar plataformas já conhecidas, como a G Suíte, da Google, ou a Office 365, da Microsoft, que oferecem uma série de soluções às empresas. Cabe a você escolher aquela que melhor se encaixa às necessidades do seu projeto.

Além das vantagens que você leu até aqui, o armazenamento em nuvem garante que seu negócio possa ter mais produtividade e menos custos. Uma das dicas para garantir ainda mais eficiência é investindo em um software específico para suas necessidades.

Com o programa ideal, você pode ter, em uma mesma tela, informações sobre fluxo de caixa, estoque, dados de clientes, entre outros, o que agiliza todo o processo. E usando os benefícios do armazenamento em nuvem, o acesso aos dados pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer hora.

Agora que você já conhece as vantagens do armazenamento em nuvem, confira o artigo que preparamos sobre as vantagens de adotar o Google Cloud Storage na sua empresa. Boa leitura!