Com o advento da transformação digital, cada vez mais empresas precisam de respostas rápidas diante do crescente número de novos acessos à Internet. Nos dias atuais, ficar com o site ou o sistema indisponíveis por falha no servidor é uma questão inimaginável e que representa prejuízo imediato. Para evitar esse tipo de ocorrência, considere o uso da escalabilidade da nuvem.
Primeiramente, é necessário que você entenda o que é esse termo e por que sua empresa precisa aderir a ele o quanto antes. A escalabilidade da nuvem é a possibilidade que as companhias têm de diminuir ou aumentar os recursos utilizados de forma inteligente.
Em cloud computing, isso permite que seja possível ajustar espaço de armazenamento, quantidade de memória e, até mesmo, capacidade de processamento dos servidores ao alcance de um clique. Se ficou interessado, acompanhe o post abaixo e fique por dentro dessa tecnologia que não pode faltar em seu empreendimento!
Promoção de benefícios para a empresa
Na área empresarial, o uso da escalabilidade representa uma série de benefícios que podem ser os diferenciais de sua empresa, seja para acessos externos, seja para clientes, seja para o uso de softwares de gestão internos.
Se seu negócio ainda depende de servidores internos, você já deve saber as dificuldades de manutenção e atualização e os demais custos envolvidos em sua operação. Isso sem contar a limitação de acesso, que deve ocorrer basicamente dentro do prédio da sua empresa. No caso da hospedagem em nuvem, todos esses problemas são superados.
Concentração de um maior número de dados na nuvem
Com o uso do cloud computing, você eliminará a necessidade de servidores próprios e só pagará pelo uso do espaço que ocupar na nuvem. Dentro do conceito de escalabilidade, se houver demanda por mais espaço para sua empresa, isso será resolvido automaticamente.
Já se, por algum motivo, você precisar reduzir novamente o uso do espaço ocupado, mais uma vez, o processo se dará de forma automática e você só pagará por aquilo que estiver efetivamente usando.
Ou seja, você pode aumentar ou diminuir o espaço que utiliza na hora que quiser, e sem ter que se preocupar em contratar servidores extras, instalações, equipe e uma infinidade de outros detalhes que consomem grande energia física e mental de sua empresa.
Além disso, usando o sistema SaaS, você pode optar por softwares para questões pontuais, não precisando se preocupar em comprar licenças para seu empreendimento, que, após algum tempo, não terão mais funcionalidade.
Aumento da capacidade de operação dos consumidores
Dependendo do tipo de seu negócio, você pode ter ciclos de intenso número de acessos ao seu site, bem como momentos de baixa procura. Com a escalabilidade da nuvem, esse processo torna-se automático e não é mais necessário se preocupar com a indisponibilidade da sua plataforma devido a um grande número de acessos.
O mesmo vale para os softwares que podem ser usados para gerenciamento de empresas ou de equipe de vendas. Em vez de eles estarem disponíveis em servidores locais, sistemas ERP ou CRM, podem ser hospedados na nuvem. Assim, se houver um grande volume de acessos, eles não ficarão mais lentos, como ocorreria em um data center local.
Isso acontece porque os servidores da nuvem já contam com grande capacidade de upgrade de seus recursos. Caso aconteçam inúmeros acessos inesperados, automaticamente, eles ampliarão suas capacidades em memória e processamento, mantendo o acesso sempre rápido e ágil.
Redução do consumo de energia
Ao optar pelo cloud computing, sua empresa terá significativa redução no consumo de energia, já que não dependerá de espaço exclusivo para os data centers, que devem ficar ligados 24 horas por dia e que necessitam de controle rígido de temperatura.
Ou seja, tudo o que sua empresa precisará será de computadores para acessar os dados que estiverem hospedados na nuvem. Você pode, inclusive, reduzir sua equipe de TI, focando suas ações em planejamento e execução e não mais se preocupando com a manutenção constante dos equipamentos.
Agilização do processo de armazenamento de dados
Uma das principais vantagens do armazenamento na nuvem é a agilidade no processo de salvamento de dados. Geralmente, os aplicativos hospedados já fazem o salvamento automático dos arquivos, evitando qualquer perda de informações.
Além disso, contam com backup automático, o que faz com que você nunca mais perca qualquer informação que estiver salva na nuvem. E o melhor é que você poderá acessá-la de qualquer lugar, usando, para isso, apenas um smartphone e uma conexão com a Internet.
Acréscimo de novas funcionalidades e usuários
Como os sistemas escaláveis de hospedagem em nuvem são dinâmicos, permitem que novas funcionalidades sejam inseridas a qualquer momento.
Como já abordamos, você pode, repentinamente, necessitar de uma solução tecnológica específica para um único projeto. Em vez de ter de gastar dinheiro comprando o software para resolver seu problema, você pode solucioná-lo utilizando um aplicativo da nuvem, pagando apenas pelo seu uso.
O mesmo vale para adicionar novos usuários ao seu sistema. Em vez de precisar de complexos formulários e liberações necessárias em sua rede interna, você poderá adicioná-los criando login e senha de liberação, determinando, ainda, qual tipo de acesso e qual nível o novo usuário poderá ter.
Dessa forma, é possível garantir que mais pessoas possam trabalhar ao mesmo tempo num projeto, determinando quem pode editar, visualizar, corrigir ou inserir novas informações — tudo por meio de uma interface amigável e intuitiva.
Serventia para empresas pequenas e grandes
O uso do cloud computing pode ser feito por qualquer empresa. Da mesma forma que as gigantes Facebook, Spotify, Google e Microsoft já utilizam esse sistema, as pequenas empresas também podem fazê-lo, já que, ao utilizarem esse tipo de solução tecnológica, não precisarão fazer investimentos extras em servidores internos.
É preciso considerar, ainda, que o uso da hospedagem escalável em nuvem representa segurança extra para seus dados. Com a utilização de firewalls e seguranças por camadas, torna-se praticamente impossível acessar qualquer informação da sua companhia sem sua permissão. Além disso, há monitoramento 24 horas dos sistemas, que impedem qualquer tipo de invasão.
Como você pôde perceber, o uso da cloud computing é algo que deve ser considerado por qualquer empresa que queira otimizar seus processos e reduzir custos com servidores, data centers, energia elétrica e pessoal.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre escalabilidade e hospedagem em nuvem, entre em contato agora mesmo com a Multiedro. Temos uma equipe profissional pronta para atendê-lo!
Muito interessante essas informações!