Em um mundo habilitado para trabalhar com a tecnologia em nuvem, e cada vez mais transformado pela era digital, adotar medidas de segurança é fundamental. Isso para que os dados não sejam roubados pelos hackers ou para que nenhum vírus adentre as máquinas e afete informações importantes.
Cada empresa tem necessidades específicas de proteção de dados, e os programas nunca são os mesmos. Uma das ferramentas que têm se mostrado promissora é a Data Loss Prevention. Ela é fornecida em nuvem e pode garantir a proteção que os dados do negócio precisam. Quer saber mais sobre a tecnologia de nuvem DLP? Continue a sua leitura!
O que é Data Loss Prevention?
Data Loss Prevention (DLP), ou Prevenção de Perda de Dados, é um conjunto de práticas e serviços que garantem que apenas os usuários autorizados tenham acesso aos dados confidenciais de uma empresa. A ferramenta garante que os dados não sejam compartilhados ou mostrados para usuários não autorizados. Ou seja, serve para fazer uma defesa rigorosa dos dados do negócio.
Quais os benefícios?
As melhores soluções de DLP protegem toda a infraestrutura de dados e não são exigidas alterações de dados ou aplicações. Além disso, as maiores vantagens em se usar esse tipo de produto são:
- monitoramento de ambientes de dados com uma única ferramenta;
- fácil visibilidade de acesso;
- acesso remoto;
- possibilidade de colocar acessos de usuários com privilégios;
- solução independente;
- armazenamento dos logs em repositório seguro;
- interface investigativa;
- facilidade em fornecer relatórios.
Além disso, está em conformidade com as principais regulamentações de proteção de dados como a LGPD, GDPR e muitos outros.
Quais as principais estratégias de DLP?
São inúmeras as estratégias da DLP, e entre elas podemos citar:
- identificar dados confidenciais que precisam de proteção;
- adotar medidas para evitar perdas de dados;
- protege dados em uso, que estejam ativos em RAM, memória cache ou em registros de CPU;
- trabalha com dados em movimento, que estejam sendo transmitidos por meio de uma rede;
- protege dados que estejam em repouso, ou seja, arquivados em um backup.
Para pesquisar as suas funções, as soluções DLP implantam agentes para fazer pesquisas de informações, com sua supervisão, é claro. Tais agentes usam técnicas de proteção para verificar dados confidenciais ou que sejam dignos de proteção.
Isso pode envolver a busca por cópias de documentos ou informações que tenham sido fornecidas. Além do mais, uma proteção de dados desse nível, permite a resposta a perguntas essenciais como:
- quem pode acessar?
- o quê?
- quando?
- de onde?
- como?
As ameaças podem ser internas ou externas, e tal ferramenta consegue se adaptar a todas as alterações que poderiam afetar a segurança e a conformidade das informações.
Então, agora que você já sabe o que é e como funciona o Data Loss Prevention, não deixe de contatar especialistas em segurança de dados e de fazer uma análise preventiva das aplicações corporativas. Conte com o auxílio das pessoas certas que vão acompanhar o processo desde a implantação, integração até a prestação de consultoria.
Gostou do nosso post? Deixe o seu comentário para sabermos a sua opinião sobre o assunto!