Fundamental e de extrema importância para todo e qualquer negócio que deseja otimizar a conversão de leads. É assim que pode ser descrita a utilização de um CRM que, quando bem-feito, certamente contribuirá para o crescimento da sua empresa. 

Vale deixar claro que, ao falarmos desse tipo de conversão, estamos nos referindo, basicamente, ao processo de levar um lead (cliente em potencial) até o fechamento de uma venda, ou seja, torná-lo um cliente de fato.

Neste artigo mostraremos como o CRM pode ser usado para aumentar a conversão de leads. A leitura é interessante e por isso merece toda a sua atenção. Não perca! 

Para centralizar as informações 

Começaremos pela centralização das informações, que possibilita acompanhar a evolução dos potenciais clientes do momento em que eles se tornaram leads até o pós-venda. 

Um bom sistema de CRM é capaz de registrar todos os informes relacionados a eles, incluindo o histórico de atendimento e seus “movimentos” no que se refere aos contatos com a empresa, independentemente do modo ou canal em que ocorra.

Resumidamente, ele pode apresentar:

  • quais são os canais que geraram mais leads;
  • que canais converteram mais;
  • o tempo necessário para fechar a venda (o ciclo de venda de cada cliente);
  • o período que os clientes permanecem gerando receita;
  • e diversos outros informes.

Para identificar o estágio no funil de vendas e gerenciar os leads

Com a centralização das informações, o CRM permite identificar o estágio em que os leads estão no funil de vendas. Isso é importante porque ajuda a definir e aperfeiçoar as estratégias de conversão.

Obviamente, esse é um recurso mais do que considerável, afinal, fortalece a ferramenta como uma solução estratégica de negócio. ​

Para automatizar os processos 

A rapidez de resposta a um lead é um ponto crucial em sua conversão. Nos dias de hoje, ser eficiente nesse tempo é algo impossível sem a automatização dos processos. É por essa razão que relaciona-se esse tópico com o uso de um CRM, já que a automação das tarefas é mais uma de suas funcionalidades principais.

Nesse sentido, a utilização desse software é uma ótima maneira de aumentar a produtividade da sua equipe. Em palavras práticas, um CRM proporciona:

  • a busca automatizada de informações;
  • a automação do cadastro de leads;
  • os registros dos conteúdos relativos às mensagens eletrônicas (e-mail, whatsapp e SMS);
  • e mais uma série de outras funções.

A questão, diante disso, é que um CRM não auxilia somente na conversão de leads, mas também na captação dos clientes em potencial.

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar que a adoção de um CRM é, sem a menor sombra de dúvidas, uma excelente oportunidade para aprimorar a performance das equipes de marketing e vendas: isso sem falar que o software melhora significativamente a gestão do relacionamento com os seus clientes. 

Entretanto, lembre-se de que para ter todos esses benefícios é necessário adotar um sistema de verdadeira qualidade.

Neste artigo, nós vimos como o CRM pode ser utilizado para a conversão de leads. Vantagens como a automatização de processos e a identificação do estágio no funil de vendas foram analisadas.

Se gostou deste artigo, aproveite para ver também como usar o CRM para aumentar as taxas de fidelização!