O CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) pode ser tanto uma disciplina de gestão como uma ferramenta tecnológica. Quem tem responsabilidade estratégica no gerenciamento de vendas precisa estar atento à importância do CRM, uma das táticas mais eficazes para cativar o público-alvo.

Um sistema de CRM facilita o armazenamento e a interpretação de dados sobre os clientes — como o histórico de preferências e o de compras —, permitindo que as equipes de vendas e de marketing, entre outras, acessem e compartilhem arquivos em uma interface única. 

Quer saber mais? Veja, neste post, como o CRM pode alavancar o seu desempenho comercial. Boa leitura!

Qual é a importância do CRM?

Um software de CRM ajuda a eliminar os processos mais arcaicos e burocráticos, que acabam tomando tempo demais. Sem a necessidade de tarefas repetitivas e manuais, qualquer negócio tem mais chances de crescer.

Com uma plataforma de tecnologia calcada nas técnicas de CRM, os contatos e seus respectivos dados ficam organizados em um único ambiente virtual, com conteúdo sempre disponível, o que deixa o processo de venda muito mais fácil.

Desse modo, um vendedor que precise dar um retorno ao cliente em um prazo de duas semanas, por exemplo, não vai depender da memória, dos lembretes em notas adesivas ou mesmo das velhas planilhas. Assim, cada integrante pode, a partir de qualquer lugar ou dispositivo, ter acesso aos dados estratégicos do público. Veja algumas das funcionalidades:

  • pesquisa de dados sobre os consumidores de forma ativa e administração desses informes;

  • interligação dos times em qualquer hardware;

  • captura e análise de e-mails;

  • execução mais fácil de tarefas repetitivas, como prestação de informações, acompanhamento de leads e o envio de e-mails;

  • apontamento com orientações para insights;

  • adaptação ao tamanho da empresa e capacidade de passar por adequações conforme seu crescimento.

Quais são os benefícios gerados por essa ferramenta?

O CRM traz avanços para as mais diversas etapas e tarefas que envolvem o relacionamento com os consumidores. Desde um primeiro contato até o pós-venda, esses softwares tornam o dia a dia das equipes bem mais simples.

Desse modo, é possível se conectar com a audiência pela plataforma e construir vínculos mais fortes com essas pessoas. Afinal, você vai ter acesso a dados relevantes sobre os clientes, o que vai deixar suas abordagens mais consistentes e com melhor poder de persuasão.

Veja, nos próximos tópicos, mais benefícios dessas ferramentas tecnológicas!

Aperfeiçoamento das relações com os atuais clientes

Você quebra a cabeça para melhorar o pós-vendas e o ciclo de vida do cliente? Então, saiba que um CRM pode ser a solução. Como eles analisam o histórico de compras e de preferências, você consegue oferecer produtos pelos quais o consumidor já demonstrou interesse. Além disso, com acesso rápido a essas informações, é viável promover vendas complementares.

Por exemplo: suponha que um cliente comprou um sofá novo. Essa informação pode ser utilizada para enviar ofertas de pufes, cortinas, televisores, entre outros itens que possam compor uma sala de estar nova. Assim, você aumenta a fidelidade e ainda garante a satisfação do cliente.

Elevação do ticket médio

Por meio das informações colhidas e avaliadas pelo sistema, cada proposta de venda é feita com inteligência e estratégia. Dessa forma, fica bem mais simples aumentar o ticket médio de cada cliente, ou seja, a média de gastos do público com o seu negócio.

Integração entre os times de marketing e de vendas

Muitos gestores sofrem com a falta de articulação entre os departamentos. Se esse é o seu caso, mais uma vez, um software de CRM pode ser a saída. Com plataformas acessíveis de qualquer lugar, as pessoas se interligam por meio de uma única interface virtual, na qual acessam dados, compartilham arquivos e trocam informações.

Assim, cria-se um trabalho mais colaborativo e eficiente, algo fundamental para boas estratégias de atendimento ao público. Dentro dessas táticas, vale destacar a importância de manter a integração da equipe comercial com a de marketing.

Os analistas de marketing, por exemplo, podem usar o desempenho do time de vendas para obter informações relevantes sobre a audiência do negócio. O contrário também ocorre; as interpretações feitas pela área publicitária também são muito úteis para os vendedores, pois os ajudam a fazer abordagens mais focadas e embasadas.

Gerenciamento de dados

Já teve problemas para encontrar as informações sobre seus clientes? Elas costumam ficar espalhadas em vários lugares? Então, talvez seja a hora de pensar sobre a adoção de um CRM, que é capaz de coletar e armazenar dados não apenas dos clientes ativos como também dos leads.

Nome, e-mail, número de visitas ao site, produtos adquiridos nos últimos anos, preferências, média de gastos de um cliente com o seu negócio, faixa etária, data de aniversário, entre outros, são exemplos de dados sobre o público que passam por um intenso gerenciamento da informação.

Agilidade e customização

As soluções de CRM podem ser facilmente adaptadas para as necessidades de cada tipo de negócio. Desse modo, é viável escolher algumas funcionalidades, bem como a maneira como as informações estarão dispostas no sistema.

Ampliação dos lucros

Os softwares de CRM são excelentes instrumentos para alavancar as vendas — e ampliar os lucros —, uma vez que permitem melhorias em diversos pontos que englobam as interações do público com um negócio.

Com essas plataformas é possível trabalhar de maneira mais eficiente o engajamento de leads, descobrir novas chances de vendas e ter mais visibilidade. Além disso, garante a automatização de tarefas, como a criação de listas diárias, os alertas automáticos e o acionamento remoto de e-mails.

Economia de tempo

Com a automatização de boa parte das tarefas rotineiras de marketing, como já mencionamos, o negócio também reduz o tempo necessário para completar todas as atividades. Assim, sobra mais tempo para os times investirem no que realmente interessa: atender bem os clientes!

O que considerar na escolha do software?

A escolha do CRM depende de vários fatores, como as necessidades da empresa, seu porte, o perfil dos seus consumidores, sua capacidade financeira, o tipo de mercadoria vendida, a forma como as operações comerciais funcionam etc.

Independentemente dessas particularidades, na hora de escolher o software de CRM é recomendável procurar por empresas com tradição nesse setor. Além disso, alguns atributos são essenciais para que esse investimento realmente dê retorno.

Colaboração

Um dos quesitos indispensáveis em um bom programa de CRM é uma boa rede de colaboração, que seja desenvolvida especificamente para o negócio. Assim, você garante, de fato, o trabalho integrado dos times para satisfazer os consumidores.

Automação

Garanta que procedimentos complexos possam ser automatizados pelo sistema. Você precisa assegurar que o investimento realmente trará mais produtividade. Para isso, peça, por exemplo, um recurso de informática para aprovação digital de vendas.

Usabilidade

Prefira programas simples e fáceis de usar para que os colaboradores os aceitem com mais facilidade. Além disso, quanto mais intuitiva for a sua ferramenta, mais rapidamente ela trará resultados. Afinal, dessa forma, não será preciso investir muito em treinamento para colocar o sistema para rodar.

Relatórios personalizados

Não adianta apenas armazenar os dados. O programa precisa apresentar interpretações sobre o conteúdo, por meio de relatórios e dashboards didáticos e ágeis.

Mobilidade

É muito importante poder acessar o sistema pelo smartphone. Dessa forma, o celular se torna uma extensão do escritório, evitando a perda de oportunidades. Por essa razão, verifique se o sistema no qual você está interessado é aderente aos padrões dos dispositivos mobile.

Gerenciamento comercial

Um bom software de CRM proporciona uma visão panorâmica do desempenho comercial. Isso deve incluir estimativas de vendas, suporte em várias moedas e edição online, por exemplo.

Integração com outras aplicações

Verifique se o programa em questão pode ser potencializado por meio da integração com outras soluções de tecnologia utilizadas pela empresa, como o seu e-mail, suas redes sociais, seu site etc.

Como você pôde notar, a importância do CRM na relação com os clientes é estratégica e faz toda a diferença. Com programas de informática especializados nessa abordagem, você simplifica o processo de vendas, além de torná-lo mais eficaz. Afinal, todo o time terá os dados dos consumidores disponíveis de forma permanente, em única interface.

Para obter todos esses benefícios, é preciso contar com uma empresa de confiança e com boa reputação no mercado. Ficou interessado e quer saber mais? Então, entre em contato com a Multiedro!