As vendas são um dos pilares da gestão de qualquer empresa. Afinal, é por meio delas que uma organização se relaciona com seu público e obtém os recursos financeiros essenciais para o sucesso. Desse modo, não se pode permitir um gerenciamento de vendas improvisado e sem planejamento.
Com uma gestão técnica e moderna das vendas, a companhia aumenta a lucratividade e a satisfação dos consumidores, entre outros benefícios. Muitos líderes se perguntam: o que fazer para conquistar um gerenciamento de vendas inteligente e eficaz?
Para isso, os gestores precisam formar equipes coesas e instituir processos organizados e dinâmicos. Quer saber mais? Neste post, vamos falar sobre a importância de um olhar profissional para o gerenciamento de vendas. Também daremos dicas de como chegar lá. Confira!
Assegure integração entre as diversas ferramentas e departamentos
O primeiro passo para um gerenciamento de vendas é garantir a integração entre todos os membros do time. Também deve haver boas conexões com outros departamentos. Por que é importante compartilhar as informações?
Porque os dados de outro setor podem interferir no desempenho das vendas. Para traçar um plano de aumento de lucratividade, por exemplo, será preciso fazer uma análise de mercado.
Desse modo, será fundamental a participação da diretoria para você ter uma noção de até onde é possível expandir. Será vital encontrar respostas como: é viável para o negócio buscar clientes em outras cidades ou estados? Até que ponto é praticável reduzir os custos de um produto para atingir um nicho inédito? E a linha produtiva, conseguiria atender a um aumento brusco na demanda?
Por tudo isso, o gerenciamento de vendas requer um profissional que acumule múltiplas aptidões, como noções de marketing, de logística e de táticas de relacionamento com os clientes.
Ofereça acessibilidade e segurança para o armazenamento de dados
Um gerenciamento de vendas de sucesso requer um armazenamento de dados seguro e acessível, que terá de ser abastecido de forma contínua, além de passar por análises permanentes. Isso será fundamental para estruturar os processos de vendas.
Os profissionais têm que encontrar os dados de clientes, de produtos, as condições de pagamento e as informações sobre a entrega, entre outros tipos de informes, de jeito rápido e simples.
Uma das melhores soluções nesse sentido são os softwares CRMs (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), sobre os quais falaremos com mais profundidade ainda neste artigo.
Com um programa de informática CRM em cloud computing, o gestor acessa os dados em única fonte, de qualquer lugar. Isso vai ajudar a empresa a perceber detalhes do comportamento dos clientes que vão dar mais respaldo para a tomada de decisões. Além de bem guardados, os informes requerem processos constantes de monitoramento.
Assim, fica simples encontrar os erros, maximizar os acertos, identificar novas oportunidades de crescimento etc. Já em relação à acessibilidade, dois itens são imprescindíveis: funcionamento em nuvem (por causa da segurança, da velocidade e da capacidade ilimitada de armazenamento) e também em dispositivos móveis.
Desse modo, um vendedor em ambiente externo pode consultar o arquivo empresarial pelo celular, mantendo o mesmo padrão de qualidade do atendimento, sempre baseado na gestão da informação.
Elabore relatórios personalizados para sua equipe
Um bom gerenciamento de vendas precisa de uma avaliação da equipe e também de cada um dos colaboradores. É necessário conhecer as habilidades de cada vendedor para distribuir as tarefas de forma mais eficiente.
Produza relatórios personalizados que apontem as direções para um aprimoramento do time. O que está faltando? Cursos? Palestras? Quem sabe um programa de bonificação? Fazer periodicamente uma análise da performance ajuda os líderes a encontrar o caminho mais curto para o sucesso.
Faça um controle estratégico do estoque
Outro princípio decisivo no gerenciamento de vendas é levar para a gestão do estoque o mesmo pensamento estratégico de todos os outros departamentos. A companhia tem que estudar os itens mais procurados para não deixar que eles fiquem em falta.
Da mesma forma, com uma administração profissional do que está armazenado e de como as mercadorias se movimentam, será mais simples verificar os itens de baixo interesse do consumidor. Assim, é possível organizar eventos de queimas de estoque para evitar o encalhe de produtos, bem como fazer aquisições mais planejadas, com mais chances de saída.
Aposte em estratégias de CRM
Quer aumentar o pós-vendas? Quem sabe também estender o ciclo de vida dos clientes? Então, você deve conhecer as estratégias de CRM (Gestão de Relacionamento com os Clientes). Trata-se de um conjunto de estratégias para melhorar o vínculo com o consumidor, baseado em quatro propósitos:
- melhorar e ampliar a conexão da empresa com seu público-alvo;
- diminuir os custos;
- agregar valor à marca;
- ampliar os níveis de satisfação dos clientes.
Os métodos de CRM fazem uma espécie de diário sobre os contatos realizados. Esse material serve de referência para as abordagens futuras. Veja abaixo outras qualidades desse procedimento de gestão!
Maior conversão de leads em clientes
Com estratégias de CRM, um gestor de vendas consegue direcionar melhor seus subordinados, evitando que esforços sejam empregados à toa. Assim, o time se concentra nas atividades mais relevantes para a empresa, o que aumenta sensivelmente as taxas de conversão de leads e o número de negócios.
Forneça acesso fácil e rápido
Não importa qual vai ser sua escolha no mercado, mas será preciso uma solução de informática robusta para garantir o acesso de dados a partir de qualquer lugar, principalmente de dispositivos móveis. Um celular, dessa forma, torna-se um escritório portátil de vendas, o que amplia suas oportunidades.
Ao escolher um software, pondere sobre um que ofereça o registro de contatos feitos, uma lista com os leads mais importantes, relatórios sobre as chances de trabalho promissoras, entre outros informes.
O Sales Cloud, solução de CRM da Salesforce, por exemplo, tem obtido excelente aceitação no mercado, tanto que é considerado o primeiro do mundo. No próximo tópico, vamos dar dicas de como escolher seu software CRM. Fique de olho!
Saiba como escolher o software CRM
Existem vários softwares baseados em táticas de CRM. Eles trazem a vantagem de tomar, de forma automática, todas as providências necessárias para implementar as técnicas de CRM ao seu gerenciamento de vendas.
Essas ferramentas de tecnologia extremamente focadas melhoram o relacionamento com os clientes, geram leads e oportunidades, deixam as vendas mais simples, produzem relatórios, estão disponíveis nos meios mobiles e ainda contribuem para reduzir a Shadow It.
Você deve levar em consideração na hora de escolher a melhor resposta de informática itens como:
- tradição com o trabalho em nuvem: prefira empresas com histórico comprovado da implementação de projetos críticos e de entrega de soluções em nuvem;
- colaboração: escolha provedores que tenham uma rede de colaboração social projetada para os negócios. O ideal é que as ferramentas de vendas CRM se articulem com outras, como as de finança ou as de marketing;
- automação: ao selecionar seu software CRM, verifique se há estrutura para automatizar todos os processos sensíveis para seu negócio. É isso que vai garantir o aumento da produtividade;
- sistema intuitivo: assim como nos outros ramos, uma das principais tendências de TI na área de vendas são os sistemas intuitivos, isto é, fáceis de usar. Leve esse quesito em consideração quando for fazer sua escolha;
- relatórios personalizados: a compilação automática dos dados é outro item fundamental em uma solução CRM. Aliás, esse é um dos principais motivos para se adotar saídas tecnológicas desse modelo. Isso porque você vai precisar de acesso instantâneo a informações sobre produtos, preços, serviços e entregas;
- integração com outras aplicações: leve em conta a capacidade de aderência do software a outros sistemas e aplicações. Desse modo, será possível trabalhar de forma articulada com o e-mail, as redes sociais, os arquivos corporativos, entre outros documentos.
Como você pôde notar, o gerenciamento de vendas é de importância crucial para o desempenho de um negócio. Por isso, essa gestão precisa ser profissional e dinâmica. Com a ajuda de softwares CRM, os processos envolvendo as vendas ficam muito mais simples: as informações são concentradas em único local e estão sempre disponíveis.
Assim, você vai conseguir aumentar a produtividade da equipe comercial. Ficou interessado? Quer saber mais? Então, entre em contato com a Multiedro!