As empresas que contam com um ecossistema de tecnologias para o seu funcionamento precisam ter como pilar a governança de TI (Tecnologia da Informação). Isso porque essas organizações têm um conjunto de itens que precisam de monitoramento contínuo: servidores, sistemas de informação, hardwares, softwares que aprimoram os seus serviços e processos.
Esses ativos exigem recursos financeiros para a sua manutenção e para que as operações do negócio sejam executadas com sucesso. Há, ainda, a necessidade de criar e manter políticas de conformidade para o cumprimento das exigências dos órgãos reguladores.
Neste post, vamos explicar o que é governança de TI e quais as suas vantagens para as organizações. Gostaria de conhecer melhor os benefícios de implementar essa prática na empresa? Acompanhe a leitura!
Entenda o que é governança de TI
Governança de TI é uma metodologia ou um conjunto de boas práticas que garantem a realização de processos corporativos com mais qualidade. A estratégia é utilizada pelos profissionais que desejam alinhar as políticas de segurança digital do negócio com a manutenção de ativos digitais e a privacidade das informações, conforme a abordagem da sua empresa.
Os profissionais adotam rotinas de TI que auxiliam o time de setor a usar sistemas com menos vulnerabilidades de segurança, alta performance e confiabilidade. As práticas não se relacionam somente com as questões operacionais, elas dizem respeito, também, aos aspectos legais das organizações, e produzem normas para atender às exigências do ordenamento jurídico vigente.
A governança de TI requer a participação da equipe dessa área e de todos os demais colaboradores, gestores, diretores e usuários dos sistemas para que os riscos sejam minimizados. As estratégias estimulam os componentes dos times para que atuem na prevenção e antecipem soluções para eventuais ameaças à segurança dos dados dos negócios, aumento de produtividade e redução de despesas.
Confira os principais benefícios da governança de TI
Uma das principais vantagens da governança de TI é o aumento da lucratividade que decorre do uso de soluções de tecnologia para a realização de atividades internas. Os gestores agilizam o processo de transformação digital e garantem que a organização utilize os melhores sistemas em suas rotinas.
Veja, a seguir, outros benefícios de adotar essa estratégia!
1. Maior segurança da informação
Ao adotar a governança de TI na empresa, o gestor assegura maior segurança das informações que precisam ser protegidas obrigatoriamente após a publicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As regras já entraram em vigor e devem ser colocadas em prática para evitar problemas com a fiscalização ou com processos judiciais.
A governança de TI garante um planejamento estratégico e as estruturas tecnológicas para evitar que os dados sigilosos sobre clientes, parceiros, fornecedores e marca sejam vazados. Portanto, a estratégia evita diversos danos à reputação da empresa, já que o vazamento de informações pode dar origem a transtornos, ao abalo da credibilidade e ao recebimento de multas.
2. Redução de custos
Com a governança de TI, fica mais fácil identificar as prioridades e manter o foco nas iniciativas mais relevantes para a empresa. As boas práticas implementadas são capazes de propiciar a redução dos gastos com retrabalho e a geração de resultados positivos. Elas possibilitam a automatização de tarefas, a economia de dinheiro, de tempo e de outros recursos.
3. Mais inovação para a empresa
Ao investir em governança de TI, a empresa vai passar a utilizar a tecnologia para aprimorar os seus negócios. Diante disso, as portas estarão abertas para fazer investimentos em tecnologia e inovação para superar os concorrentes. Os processos que envolvem atendimento ao cliente, vendas, marketing e gestão passam a contar com o suporte dos profissionais especializados.
4. Eliminação dos riscos
A governança de TI requer a adoção de gerenciamento dos riscos, previsão de possíveis ameaças e controle das vulnerabilidades do sistema que sejam capazes de impedir a continuidade dos negócios. Essa gestão envolve a avaliação constante da segurança dos arquivos para identificar perigos de falhas e facilitar a criação de planos de contingência para recuperar serviços críticos.
5. Monitoramento das métricas
Por meio da governança de TI, as organizações conseguem avaliar resultados com as métricas financeiras e controlar diversos indicadores de desempenho. Por exemplo, os gestores obtêm acesso às métricas de produtividade que auxiliam na identificação de necessidades e de falhas que ocorrem nos processos produtivos. Consequentemente, os profissionais podem implementar melhorias nas rotinas dos times.
6. Aumento da competitividade
As organizações que apostam na governança de TI aumentam a sua competitividade em razão do alinhamento de suas estratégias corporativas com as leis em vigor. O setor de TI ajuda a criar várias oportunidades, auxilia no fechamento de negócios, otimiza processos, aumenta a segurança, reduz custos e impulsiona a empresa para que passe à frente da concorrência.
7. Otimização de recursos
A gestão da governança permite ao departamento de TI fazer avaliações mais acertadas dos recursos disponíveis. Esse controle é relevante em empresas de todos os portes e segmentos.
Em virtude desse gerenciamento certeiro, os colaboradores passam a utilizá-los com mais consciência, e os gestores podem planejar a aplicação de novos investimentos conforme as demandas do negócio.
8. Transformação digital
Outro benefício da governança de TI que exerce papel estratégico para o sucesso dos negócios é a alavancagem da transformação digital que ela proporciona. Além de adotar inovações tecnológicas, a adoção das estratégias provoca mudanças significativas na cultura das organizações, melhora a performance da empresa e soluciona várias dificuldades dos times de diversos departamentos.
9. Aumento da confiança dos clientes
Os sistemas de gestão das empresas que são regidos com a ajuda da governança de TI são mais padronizados e estáveis. Para os clientes, isso é importante porque eles vão comprar serviços ou produtos que pretendem usufruir sem correr riscos desnecessários. O público tem maior confiança e segurança quando sabe que há tecnologia envolvida nos processos de atendimento.
10. Otimização dos investimentos
Ao agilizar os processos, reduzir as falhas, identificar gargalos e automatizar tarefas, a principal vantagem obtida é a otimização dos investimentos dos recursos da empresa. Com base nas políticas de governança de TI, a organização tem noção exata de quais times estão trabalhando bem com os recursos que têm e quais precisam de novas tecnologias.
Esses são os 10 principais benefícios de implementar a governança de TI na sua empresa! A estratégia melhora a comunicação interna entre os departamentos, aumenta a transparência dos processos e contribui para os objetivos da organização. Ela traz muitas possibilidades para beneficiar os negócios e aprimorar os procedimentos corporativos.
Gostou do conteúdo? Continue lendo e entenda o que é gestão da inovação e qual a sua importância!