IA generativa: conheça as principais possibilidades de uso

7 minutos para ler

IA generativa é uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial (IA) que utiliza sistemas de aprendizado de máquina para se tornar capaz de gerar imagens, texto, códigos e outros tipos de conteúdo. Ela consegue produzir resultados em resposta a um prompt inserido por um usuário e está cada vez mais sendo incorporada nas ferramentas online.

Os modelos generativos de IA em conjunto com os chatbots permitem aos internautas digitar perguntas ou instruções em um campo de entrada. Depois disso, a solução tecnológica oferece uma resposta parecida com a ação humana, como a produção de músicas, reprodução de voz e design de produtos. A Inteligência Artificial generativa está evoluindo e aprendendo por meio de treinamentos.

Deseja entender o significado e origem da IA generativa, o seu funcionamento e as possibilidades de uso nas empresas? Siga em frente!

O que é IA generativa?

Inteligência Artificial generativa (GenAI) é uma solução tecnológica que tem capacidade de gerar informações solicitadas pelos usuários da Internet. Os modelos generativos de IA aprendem com a estrutura dos dados de entrada, treinamentos e padrões. Essas soluções se tornaram possíveis devido às melhorias realizadas nas redes neurais informatizadas.

Os grandes modelos de linguagem (LLMs) permitiram recentemente o surgimento dos sistemas GenAI. Isso inclui a criação de alguns chatbots como Copilot, ChatGPT e Gemini, bem como a geração de imagens de IA a partir de textos, por exemplo, Stable Diffusion e Midjourney. Os modelos generativos de IA foram desenvolvidos por empresas como OpenAI, Microsoft e Google.

Esse tipo de IA pode ser usada em uma ampla gama de setores e utiliza diversas técnicas que ainda estão evoluindo. A tecnologia tem um enorme potencial de uso, ajuda a fazer o atendimento ao cliente, facilita as vendas e os processos de marketing. Por outro lado, favorece o desenvolvimento de softwares, entretenimentos, arte, moda e muito mais.

Como surgiu?

A IA generativa surgiu por volta de 2020 e se tornou uma das principais tendências tecnológicas estratégicas em 2022, quando ultrapassou a fase inicial da inovação e criou expectativas no mercado. Entretanto, a GenAI começou a fazer sucesso após o lançamento do ChatGPT: um chatbot capaz de realizar interações como se fosse uma pessoa.

O ChatGPT foi lançado pela OpenAI e se tornou extremamente popular ao ganhar a atenção do público de um momento para o outro. A tecnologia pode ser utilizada em praticamente todas as áreas, como ocorreu com a Internet ou a energia elétrica.

O seu impacto tende a aumentar conforme as empresas descobrirem aplicações inovadoras para as soluções de IA generativa.

Como funciona?

GenAI funciona por meio de um processo de computação denominado pelos desenvolvedores de tecnologia como aprendizagem profunda para analisar padrões em enormes conjuntos de dados. Após a análise, a IA generativa os replica e cria respostas aos comandos do usuário que parecem formuladas por pessoas ou profissionais.

Isso é possível pelo uso de redes neurais inspiradas no funcionamento do cérebro humano. Desse modo, as soluções tecnológicas conseguem processar, interpretar e aprender com as informações recebidas ao longo do tempo. Os modelos de IA generativa estão ficando cada vez mais sofisticados porque, quanto mais são treinados, mais facilmente geram resultados convincentes.

Quais as possibilidades de uso da IA generativa?

Um sistema generativo de IA pode ter diversas capacidades conforme a modalidade ou tipo de conjunto de dados utilizado em seus treinamentos. Os sistemas GenAI podem ser multimodais e receber vários tipos de comandos ou entradas de imagem ou texto. Veja a seguir as principais opções para utilizar essas ferramentas!

Machine Learning

Os sistemas generativos de IA podem ser utilizados para desenvolver informações diferenciadas como alternativa aos dados produzidos por eventos do mundo real.

Consequentemente, as entradas podem servir para treinar modelos de aprendizado de máquina, validar modelos matemáticos e preservar a privacidade do usuário. A sua abordagem vai além da geração de texto, pois produz imagens e modelos de visão computacional.

Criação de imagens

Uma aplicação proeminente da IA ​​generativa é a produção de arte visual de alta qualidade.

Os sistemas GenAI treinados com conjuntos de imagens e legendas de texto podem usar suas funções para a criação de mídias que serão utilizadas para várias finalidades. Eles normalmente são usados ​​para a geração de conteúdo em forma de imagem.

Programação

A IA generativa é treinada para utilizar a linguagem natural, produzir síntese de falas e usar recursos de conversão para imitar a voz humana.

Entretanto, os LLMs podem ser treinados com textos de linguagem de programação. Diante disso, os modelos GenAI, como o OpenAI Codex, tornam-se capazes de gerar código-fonte para novos programas de computador.

Criação de conteúdos

Os sistemas GenAI podem traduzir automaticamente textos escritos em outras línguas e criar todos os tipos de conteúdos.

Os modelos generativos de IA também podem ser treinados nas formas de onda de áudio de uma música gravada junto às anotações de texto. Com os comandos certos, a tecnologia gera novos trechos musicais com base em descrições feitas pelo usuário.

Design de produtos

O design de produtos pode ser criado por soluções inteligentes que usam texto, imagem e vídeo para 3D e automatizam a modelagem.

Os assistentes de IA são usados ​​como ferramentas para ajudar a agilizar o fluxo de trabalho. Os seus recursos podem ser desenvolvidos por meio de dados abertos vinculados a esquemas e diagramas.

Treinamentos

Os sistemas de IA generativos são treinados em palavras ou tokens de palavras para se tornarem modelos básicos para a execução de tarefas.

As soluções podem ser treinadas inclusive para a realização de movimentos de um sistema robótico para gerar novas trajetórias de navegação ou para o planejamento de movimentação. Há modelos multimodais de visão, linguagem e ação.

Personalização

A IA generativa pode ser bastante útil para criar campanhas personalizadas de marketing digital e adaptar o conteúdo às preferências dos consumidores.

As tecnologias também desenvolvem materiais de aprendizagem personalizados que atendam aos estilos de aprendizagem dos estudantes.

No suporte ao cliente, os assistentes virtuais ajudam as empresas a reduzir os tempos de resposta respondendo as dúvidas comuns dos clientes.

Como a Multiedro se encaixa nesse contexto?

A Multiedro se encaixa nesse contexto por meio das suas soluções Data Driven que são oferecidas aos seus clientes.

Com as tecnologias fornecidas por essa parceira, você poderá aproveitar o potencial das IAs generativas para buscar e criar informações relevantes em imagens, documentos, textos ou áudios para aumentar a produtividade dos times.

Enfim, agora você já conhece as principais possibilidades de uso da IA generativa. Saiba que as soluções Data Driven da Multiedro facilitam a realização de trabalhos complexos e automatizam tarefas repetitivas. A empresa atua como integradora e desenvolvedora cloud de soluções como o CRM da Salesforce e tecnologias do Google.

Quer conhecer melhor as soluções de GenAI da Multiedro? Entre em contato com o nosso time e solicite mais informações!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This