Inteligência Artificial do Google: como funciona e quais as conquistas?

4 minutos para ler

Os avanços trazem uma tecnologia que só era vista em filmes e seriados de televisão para o nosso dia a dia. Hoje, temos incríveis ferramentas, como a Inteligência Artificial, para aprimoramento de máquinas e softwares por meio da simulação das redes neurais humanas.

Com isso, as grandes empresas podem aproveitar os benefícios dessa tecnologia em diferentes áreas da sociedade, desde a educação à saúde. A Inteligência Artificial do Google está sendo amplamente utilizada para aprimorar suas aplicações e trazer uma experiência única aos usuários.

Neste texto, vamos explicar melhor como a gigante da tecnologia está aplicando a IA em suas soluções e quais conquistas o Google conseguiu alcançar. Confira!

Como funciona a Inteligência Artificial do Google?

Tratando-se de uma gigante da tecnologia, o Google é uma empresa AI-first. Dessa forma, as suas soluções se aproveitam dos recursos da Inteligência Artificial e do machine learning para aprimorar suas funções.

O próprio mecanismo de busca é um grande exemplo da IA aplicada a um serviço. Cada solução desenvolvida conta com um sistema capaz de aprender por meio da interação com os usuários e de treinos com uma base real de dados.

Quais são as conquistas do Google com essa tecnologia?

A Inteligência Artificial do Google possibilitou grandes conquistas à gigante da tecnologia. Separamos algumas delas para você conferir!

Texto automático

Com os sistemas de aprendizado de máquinas evoluindo de acordo com as interações com os usuários, o Google conseguiu aprimorar ainda mais a sua ferramenta de e-mail com a composição inteligente. Com o auxílio do machine learning, foi possível potencializar as funções do Gmail e trazer uma experiência única para o público.

O sistema é capaz de aprender constantemente com base nos dados gerados pelos usuários na plataforma. Sempre que um e-mail começa a ser desenvolvido, a plataforma consegue oferecer sugestões para terminar as frases. O objetivo dessa função é a economia de tempo dos usuários com escritas repetitivas, ajudando também na redução de erros ortográficos nos conteúdos.

Mapas

O serviço de mapas do Google é um dos seus maiores produtos. Ele é bastante usado como guia para as pessoas, auxiliando o deslocamento nos centros urbanos — muitas vezes, servindo como GPS para os motoristas. Esse sistema capta a movimentação dos usuários durante o dia a dia, possibilitando avaliar os ambientes mais frequentados e desenvolver sugestões com base nesses dados.

Segurança

A segurança sempre foi um ponto extremamente valorizado pelo Google. Por isso, com a Inteligência Artificial, foi possível aprimorar ainda mais as medidas de proteção para trazer mais conforto e tranquilidade aos usuários. Quando um aplicativo é baixado da Google Play, a empresa faz uma verificação completa para assegurar que esse software é confiável.

Assim, a Inteligência Artificial embutida no Google Play Protect é usada para identificar segmentos maliciosos entre os códigos das aplicações e bloquear qualquer ameaça imediatamente. Essa ferramenta é capaz de escanear grandes quantidades de itens diariamente, trazendo um ambiente seguro e confiável para o público.

Pesquisas na web

O motor de buscas do Google é, certamente, um dos mais populares no mercado. A sua alta eficiência em trazer resultados precisos é um dos grandes diferenciais desse produto em relação às opções concorrentes. Com a Inteligência Artificial, a gigante da tecnologia foi capaz de aprimorar ainda mais esse serviço.

Hoje, o Googlebot — um robô desenvolvido com Inteligência Artificial — é capaz de rastrear rapidamente as páginas na Internet e trazer resultados extremamente precisos para os usuários. Com isso, a tendência é que a máquina desempenhe melhor com o passar do tempo, proporcionando maior eficiência para o motor de buscas.

A Inteligência Artificial do Google alcançou grandes feitos ao longo dos anos. Essa tecnologia é um reflexo dos avanços na sociedade. Possibilitar que as máquinas pensem como humanos traz grandes benefícios para as empresas, como maior produtividade, menor incidência de erros, acesso a dados relevantes com mais eficiência e na execução de processos repetitivos.

Gostou deste texto? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes e mostrar este conteúdo para seus amigos e conhecidos!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This