Aprenda 4 dicas práticas para modernizar infraestrutura de TI!

4 minutos para ler

Um planejamento de crescimento deve considerar diferentes fatores dentro da empresa, principalmente em relação à inovação. Para se manter competitivo e relevante, os gestores devem entender que modernizar a infraestrutura de TI é um investimento indispensável para alcançar resultados mais expressivos.

Existe uma carência em relação à infraestrutura de TI que torna essa situação em um problema muito alarmante para o cenário nacional. É muito comum que as atualizações nessa área sejam feitas de forma lenta e cumulativa. A falta de maturidade sobre esse assunto acaba trazendo sérias consequências negativas às empresas, como gastos excessivos com manutenção, sistemas fora do ar, entre outros.

Pensando na importância desse assunto, conheça 4 dicas práticas para você modernizar sua infraestrutura de TI e melhorar seus resultados!

1. Refaça o inventário

A falta de organização na empresa pode ser muito prejudicial aos resultados alcançados. Por isso, para modernizar a infraestrutura de TI, é essencial que os gestores busquem um planejamento eficiente para delimitar um ponto de partida ao investir no setor.

O inventário é o começo ideal para desenvolver qualquer mudança para o empreendimento. Ao refazê-lo, você terá meios eficientes de conhecer todos os ativos de rede e conseguir fazer um mapeamento completo da empresa.

Assim, é possível destacar com eficiência o nível de complexidade e a variedade de cada um dos itens. Com isso, é possível identificar diversos recursos ociosos e subutilizados que podem fazer parte da infraestrutura. Por isso, esse processo deve ser contínuo e interminável, tornando-se parte da rotina da organização.

2. Invista na automação

A automação já é um processo extremamente necessário em diferentes áreas das empresas. O investimento em um sistema de gestão é essencial para modernizar a infraestrutura de TI e trazer resultados melhores à empresa.

Esse recurso é indispensável para as empresas, já que ele permite automatizar o monitoramento da infraestrutura de TI, além de realizar a medição e análise sobre o uso dos ativos do setor. O segredo da eficiência desse investimento está justamente na integração de serviços, soluções e dispositivos em uma única interface.

3. Otimize o ambiente físico

Para modernizar a infraestrutura de TI e aumentar sua eficiência, é necessário pensar como o ambiente físico da sua empresa impacta no seu desempenho. A disposição do espaço — seja ele real ou virtual — pode impactar diretamente nesse aspecto, influenciando os gastos com manutenção e nos resultados alcançados.

Por isso, o espaço físico deve ser adequado aos equipamentos. Como eles ocupam uma área considerável, o investimento na virtualização desses aparelhos pode ser essencial para reduzir a ocupação e liberar espaço.

4. Identifique os gargalos

Gargalos operacionais podem comprometer toda sua operação. Por isso, a modernização exige dos gestores um controle mais eficiente sobre esse aspecto para alcançar resultados mais expressivos para a empresa.

Refazer o inventário se mostra novamente necessário para modernizar sua infraestrutura. Por meio dessa etapa é possível identificar gargalos que podem prejudicar seus resultados. Para isso, as empresas podem desenvolver ferramentas e processos para auxiliá-las com a gestão de redes e operações, otimizar o espaço físico dos equipamentos, entre outros pontos.

Pronto! Esperamos que nossas dicas sejam valiosas para você modernizar sua infraestrutura de TI e melhorar seus resultados! Esse processo é extremamente importante para aumentar sua competitividade e inteligência de mercado. Assim, será possível alcançar melhores resultados e assegurar sua excelência com o público.

Não se esqueça de assinar nossa newsletter para acompanhar mais conteúdos como este!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This