4 dicas de como otimizar o budget do setor de TI para 2021

4 minutos para ler

Cenários de crise sempre exigem estratégias adequadas para a sobrevivência no mercado. O investimento em tecnologias é uma grande prioridade para muitas empresas, principalmente ao considerar as oportunidades de negócios que essas soluções trazem. Por isso, saber como otimizar o budget do setor de TI se tornou uma prática essencial para controlar os recursos e assegurar a direção que o empreendimento está seguindo.

Com as oscilações no mercado financeiro causadas pelo novo coronavírus, é preciso haver muito planejamento sobre o uso de recursos. É necessário entender as reais demandas da empresa e como os investimentos estão impactando os resultados alcançados.

Neste texto, separamos 4 dicas para você otimizar o seu orçamento no setor de TI em 2021 sem comprometer o desempenho e a eficiência dos seus projetos. Confira!

1. Invista na aceleração da transformação digital

Já é evidente que a transformação digital é um processo vital para a operação das empresas. A integração da tecnologia em todas as camadas e em todos os níveis de uma organização é capaz de trazer melhorias à execução de projetos e à entrega de valor para os clientes.

Por isso, para otimizar o budget do setor de TI, as corporações devem considerar as inovações tecnológicas e como elas suprem as suas demandas. Entre as principais tendências da transformação digital em 2021, temos o aprendizado de máquinas, a computação em nuvem e a inteligência artificial.

2. Tenha foco na monetização de dados

O conceito de Big Data conquistou o seu espaço no âmbito organizacional. A coleta e a análise de dados representam uma prática bastante rentável para as empresas, favorecendo as tomadas de decisão e potencializando as campanhas de marketing. Por isso, nada mais justo do que abrir um espaço no orçamento do setor de TI, considerando as estratégias de monetização de dados e a sua importância.

Para otimizar o seu budget, você pode considerar a contratação de um Chief Data Officer. Esse profissional pode contribuir para os resultados da empresa, identificando possibilidades que podem ser exploradas.

3. Aprimore a segurança de dados

As medidas de segurança sempre foram um assunto prioritário para as empresas. Com a Lei Geral de Proteção de Dados em vigor, essa questão ganhou um novo nível de importância para as organizações. A presença de um sistema rigoroso de proteção de dados se tornou um requisito para que os empreendimentos continuem as suas atividades normalmente no mercado.

Para otimizarem o budget do setor de TI, as organizações devem investir em medidas eficientes para assegurar a integridade dos seus dados. A computação em nuvem, por exemplo, vem conquistando o público devido aos seus ótimos benefícios, garantindo uma camada de proteção extra na coleta e no armazenamento de informações digitais.

4. Busque parceiros especializados

Alcançar ótimos resultados, trazer a inovação para as suas soluções e aumentar a qualidade dos seus serviços é um processo que requer certo nível de investimento. Esse cenário pode ser ainda mais agravado ao considerar o grande volume de tarefas e a responsabilidade com a qual os seus times têm que lidar constantemente.

A terceirização no setor de TI é uma prática bastante requisitada devido aos seus benefícios e pode ajudar a otimizar o seu orçamento. Contar com um parceiro especializado pode abrir as portas para assegurar a eficiência do seu trabalho e trazer resultados mais expressivos. Assim, será possível ter um serviço alinhado aos seus objetivos, trazendo mais eficiência e qualidade aos seus projetos.

Viu como é possível otimizar o budget do setor de TI sem comprometer as suas operações? Você também pode melhorar o seu orçamento considerando diferentes fatores e como eles impactam a qualidade dos seus projetos, como os custos de manutenção e o treinamento de equipes.

Gostou deste texto? Aproveite para aprimorar a sua leitura e aprender como estruturar um programa de inovação no setor de TI!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This