A transformação digital já invadiu nossas vidas e não temos mais como escapar dela, mas precisamos pensar em como serão as vendas no futuro. Atualmente, tudo gira em torno da tecnologia — e o resultado são mudanças significativas naquilo que fazemos. Na área de vendas, isso não é diferente.
Prova maior é a forma como as pessoas passaram a consumir os produtos. Se antes, ao comprar uma TV nova, o cliente ia à loja e pesquisava sobre modelos e preços, agora, ele chega no ponto de venda já decidido por qual item levar, graças à pesquisa prévia que fez na Internet. Isso, se ele já não tiver feito uma compra online antes.
Diante dessa transformação, aqueles que não se adequarem à nova realidade de comércio terão seu volume de vendas reduzido. Para que isso não aconteça com você, preparamos este post explicando dicas básicas para seguir fechando bons negócios. Confira!
Quais são as principais dicas para aumentar as vendas no futuro?
Muitas empresas almejam a expansão e o aumento das vendas, bem como o crescimento saudável dos negócios. Entretanto, surgem dificuldades decorrentes da realidade financeira e da ausência de um modelo apropriado que viabilize o desenvolvimento das atividades. Veja, a seguir, algumas sugestões que podem ajudar a sua organização a superar os limites!
Use ferramentas específicas
Um passo fundamental para otimizar suas vendas no meio digital é conhecer os seus clientes. Saber suas preferências, medos e necessidades auxilia na efetivação do negócio e representa menor investimento para finalizar a transação.
Aqui, utilizar o CRM — Customer Relationship Management (ou Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes) — é uma das principais soluções. Trata-se de uma ferramenta que reúne em um só local as informações de seus clientes. Assim, você poderá oferecer o conteúdo certo em cada etapa do funil de vendas, encaminhando o consumidor de forma mais natural até o fechamento do negócio.
Saiba ler as métricas
Acompanhe as métricas em suas páginas nas redes sociais, conhecendo o perfil de seu público e quais itens e postagens apresentam melhor desempenho. Assim, é possível focar suas forças nas ações que deram mais resultados, otimizando seu investimento.
No entanto, é importante saber que, mais que apenas números, as métricas apresentam tendências que podem trazer informações preciosas para o seu time de vendas. Assim, eles conseguirão, inclusive, antecipar ações e sair na frente da concorrência.
Utilize a tecnologia e a automação
No meio digital, é fundamental estar online 24 horas. Dependendo do tamanho da sua equipe, é impossível fazer isso usando apenas pessoas para o atendimento. É justamente aqui que entra em cena a tecnologia.
Chatbots e outras ferramentas de automação facilitam o trabalho dos times e otimizam os processos, seja na análise de dados, seja na personalização dos serviços e atendimentos. Elas fornecem, ainda, uma melhor experiência ao cliente, apresentando informações no tempo certo, sem frustrar o comprador.
Mude seus conceitos
O uso de réguas de relacionamento ajuda você a falar na língua de seu cliente, já que são consideradas uma das melhores ferramentas para enviar e-mail marketing. Elas permitem identificar o estágio no funil de vendas e são determinantes para dar à sua equipe de marketing a noção de qual linguagem usar.
Aliás, os conteúdos enviados aos seus leads devem sempre conter um tom descontraído. Isso gera afinidade e aproxima sua empresa do cliente, criando uma relação mais próxima, mesmo no pós-venda. Lead fidelizado é sinônimo de venda recorrente.
Migre a base de dados para a nuvem
Como vimos, medidas simples podem fazer sua empresa aumentar o volume de vendas, mesmo com a transformação digital. Diante do atual cenário, não tem mais como fugir da inovação e da tecnologia, sob pena de ser engolido pela concorrência.
Além de usar a transformação digital a seu favor, é necessário pensar em migrar sua base de dados para a nuvem. Como você passará a ter cada vez mais informações disponíveis, será preciso mais espaço de armazenamento. Uma forma de evitar gastos extras com data centers é o uso da cloud computing para as vendas.
Quais são as principais tendências de vendas no futuro?
Tendências são reflexos dos comportamentos emergentes na sociedade de consumo. Portanto, elas revelam como será o futuro das vendas com base no presente e de acordo com as atitudes ou condutas dos consumidores.
Existem profissionais especializados que estudam essa área. Observe, abaixo, como aproveitar as previsões para otimizar os resultados da empresa!
Experiência de compra
As empresas que desejam alcançar o sucesso precisam transformar as vendas em experiências marcantes para os seus clientes. O público está bastante exigente em decorrência da quantidade de informação disponível na Internet.
Diante disso, para atrair clientes, é necessário que as interações produzam encantamento e superação das expectativas. Invista na personalização e customização dos serviços e produtos.
Growth hacking
Outra tendência interessante é chamada de growth hacking, que se refere a técnicas de marketing aplicadas para o crescimento dos negócios. Com ela, os profissionais que têm essa mentalidade vão encontrar atalhos para otimizar as conversões e favorecer o aumento das vendas. Será preciso ir além de expor e divulgar os produtos.
Otimização da empatia
As técnicas de rapport são eficientes para criar empatia com os clientes. A prática é utilizada pelos vendedores que pretendem criar conexões mais fortes com os consumidores e efetuar a venda de produtos ou serviços. Sua aplicação coloca a empresa em sintonia com o público e derruba as barreiras.
Além desse espelhamento e do uso da empatia, os empreendimentos precisam conhecer profundamente seu público. Os profissionais podem iniciar a aplicação dessa técnica coletando informações relacionadas ao nome do cliente no Google e nas redes sociais, apresentando o serviço ou o produto, ou encontrando um assunto para quebrar o gelo e iniciar o relacionamento.
Inovação em todas as áreas
Para as vendas no futuro, a inovação, que já é uma tendência há tempos, passará a ser mais democrática e estará presente em todos os processos e departamentos empresariais. A partir dela serão desenvolvidas as principais ferramentas dos vendedores e dos profissionais de outros setores que estão atuando em prol das vendas. E elas não serão referentes apenas ao uso da tecnologia.
A inovação está relacionada à busca de novas formas de ver e realizar as ações. Na área das vendas, ela impactará o modo de fazer negócios e de manter relacionamentos com os consumidores. As empresas podem inovar no pós-venda, nas opções de meios de pagamento, na apresentação de surpresas para o público ou na maneira de agregar valor aos serviços.
Autodesenvolvimento
Diversas empresas já estão investindo em capacitação para os times internos. A tendência é que os treinamentos diferenciados sejam cada vez mais realizados.
Aparentemente, as qualificações deverão ser mais práticas e customizadas para dar resultados efetivos. Um exemplo dessa tendência são as simulações de vendas, que exigem experiência na área comercial.
Agora, você já sabe um pouco mais sobre a influência da transformação digital e como ela afetará as vendas no futuro! Saiba que todas as empresas terão que investir em soluções tecnológicas, serviços de Tecnologia da Informação (TI) e computação em nuvem para aprimorar seus negócios e se manter ativas no mercado.
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