O que são redes SDN, quais os seus elementos e os desafios de implementá-las?

4 minutos para ler

Empresas de todos os ramos estão apostando na melhoria das redes que utilizam. Tudo isso para poderem aproveitar ao máximo os serviços ofertados em nuvem. Assim, tais organizações terão redes mais resistentes, que garantam a segurança dos dados do seu empreendimento.

Entre aquelas que possuem inovações de última geração, podemos citar as redes SDN. Com o uso delas, é possível criar estratégias e inclusive fazer a avaliação do projeto. E várias empresas prestam essa consultoria, que vai desde sua implementação e monitoramento até seu gerenciamento.

Gostaria de saber mais sobre as redes SDN? Continue a leitura!

O que são redes SDN?

SDN (Software Defined Networking) é a sigla em inglês que se refere a uma rede definida por softwares. Tais redes enfocam controladores à base de interfaces de APIs e em programas que direcionam o tráfego das redes e se comunicam com o hardware.

Tudo é realizado por meio de uma única plataforma de controle, responsável por um conjunto de técnicas. Tal aplicação efetua o controle do tráfego de rede e, de maneira virtual, assume todas as funções. Vale salientar, ainda, que seu servidor é centralizado e funciona online.

Quais os elementos principais?

Outra peculiaridade da SDN é que nunca será necessário configurar o hardware manualmente. Os administradores poderão gerenciar os serviços da rede de uma maneira muito simples, tendo a oportunidade de obter maior funcionalidade em baixo nível da rede. E tudo é realizado de maneira virtual. Dentre os principais elementos, podemos citar:

  • controladores: que decidem, por meio das informações coletadas, como irão rotear um pacote de dados;
  • switches programáveis: os switches podem se comunicar com outros computadores da rede, sem a preocupação com o fabricante ou o modelo da máquina;
  • separação do plano de controle e plano de dados: as redes SDN separam as rotas do fluxo de pacotes na rede e possuem um protocolo de roteamento. Já no plano de dados os pacotes de rede são encaminhados para o destino previamente determinado pelo plano de controle.

Portanto, as redes SDN são uma inovação muito útil.

Quais os desafios de implementar SDN nas empresas?

Como todos os sistemas e softwares, as redes SDN também possuem alguns desafios. Elas são geralmente usadas por operadores de rede e, inclusive, adotadas por grandes empresas, como o Google e Facebook. Veja abaixo quais são os maiores desafios!

Segurança

A segurança é um desafio para todos os softwares, inclusive os SDN. Um único ponto de falha, pode representar um enorme problema. E como os hackers estão cada vez mais engajados em descobrir as vulnerabilidades, é preciso redobrar os cuidados.

Confusão de mercado

A tecnologia SDN continua sendo separada de outras redes de automação e programação. Com isso, algumas pessoas confundem as redes brancas ou desagregação com o software em questão.

Adoção lenta e custos

Muitas empresas pensam nos custos de implantação das redes SDN como um vilão. Mas não pensam no custo-benefício. E, por acharem caro, acabam agindo de maneira lenta com a adoção, que só fará o bem para as empresas.

Então, agora que você já sabe mais sobre as redes SDN, não deixe de implantar em sua organização. Procure uma empresa de confiança, que ofereça consultoria para orientar e auxiliar você com a implementação. Dessa maneira, sua empresa estará um passo à frente da concorrência no quesito software.

Gostou do nosso post? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a todas as nossas publicações!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This