Segurança de dados: como garantir ao usar o Google Cloud Platform

6 minutos para ler

A transformação digital tornou-se indispensável para as empresas se manterem competitivas no mercado e garantirem o sucesso e crescimento de agora em diante. Nesse processo, o Google Cloud Platform, serviço de Cloud Computing do Google, pode ser um grande aliado ao fornecer uma série de ferramentas e suporte personalizado, de acordo com as necessidades da sua empresa.

Mas, na hora de realizar a migração e, até mesmo, durante a utilização do serviço, a segurança de dados precisa ser uma prioridade. É importante entender qual a melhor forma de garantir que as informações sensíveis da sua empresa permaneçam protegidas, evitando uma série de problemas que podem comprometer o funcionamento e a credibilidade da organização.

Quer saber como garantir a segurança de dados no Google Cloud Platform? Então, continue a leitura e entenda!

Qual a importância da segurança de dados?

Sua empresa possui uma série de dados e informações importantes para o bom funcionamento do negócio. Afinal, há registro de movimentações financeiras, dados pessoais dos colaboradores, informações fornecidas por clientes e fornecedores, entre outros. Já pensou no que aconteceria caso tudo isso se perdesse? E se essas informações caíssem nas mãos de pessoas mal-intencionadas?

É aí que a segurança de dados chega como uma preocupação central para qualquer empresa, pois esse processo garante que tais informações permaneçam protegidas contra os mais diversos tipos de risco.

Dessa forma, você evita que dados sensíveis e sigilosos tornem-se públicos ou caiam em mãos erradas. Além disso, também evita que se percam e desapareçam em razão de problemas nos computadores ou outros incidentes na empresa.

Como garantir a segurança de dados no Google Cloud Platform?

Quando se fala em Google Cloud Platform, saiba que essa plataforma oferece uma série de opções e configurações para garantir a segurança de dados. Além disso, é importante que você realize algumas operações adicionais para garantir que as informações estão protegidas.

Quer saber como fazer isso? Então confira as melhores dicas para isso!

Avalie os riscos

Antes de realizar qualquer atividade relacionada com a segurança dos dados da sua empresa, é importante que você tenha consciência sobre quais são os principais riscos aos quais a sua empresa está sujeita. Afinal, você precisa conhecer contra quais situações adversas é necessário se proteger.

Portanto, avalie os riscos relacionados aos dados e informações colocados no Google Cloud Platform. Liste todos eles e comece, desde já, a pensar em formas de se proteger em cada caso.

Garanta a segurança desde a migração

A preocupação com a segurança deve vir desde o momento da migração dos dados, informações e processos da sua empresa para o Google Cloud Platform. Esse é um momento de grande risco, pois a empresa fica vulnerável, sobretudo, à perda de informações durante o processo de migração.

Portanto, cuide da segurança desde esse primeiro momento. Comece verificando se suas aplicações são compatíveis com o novo sistema e quais são as adaptações necessárias. Também, verifique todos os dados a serem migrados e identifique a melhor forma de realizar o processo para que nada se perca. Esse momento também pode exigir testes e verificações de segurança, com o intuito de garantir que tudo tenha ocorrido conforme o estabelecido.

Restrinja o acesso às informações

Quanto mais pessoas tiverem acesso às informações e dados da sua empresa, mais vulnerável ela fica em relação à segurança da informação. Logo, é importante definir quem deve ter acesso a cada tipo de dado e, a partir disso, restringir o acesso de acordo com as necessidades do negócio.

Portanto, crie setores diferentes dentro do Google Cloud Platform como forma de restringir esse acesso. Crie senhas e formas diferentes para liberar a informação para cada colaborador ou setor, de acordo com as necessidades de cada um deles.

Faça testes periodicamente

Uma das melhores formas de garantir a segurança de dados é a realização de uma série de testes capazes de verificar as configurações e sistemas relacionados à proteção das informações. Portanto, verifique suas necessidades e crie uma série de testes para serem realizados periodicamente.

Para determinar quais são os testes necessários, volte ao seu diagnóstico de riscos. Em face destes, verifique quais são as principais vulnerabilidades da empresa e, com isso, os testes que podem verificar o quão segura a organização está. Faça relatórios com os resultados dos testes e modifique os processos e sistemas conforme o que foi encontrado.

Conscientize os colaboradores

Todos os colaboradores da empresa são responsáveis pela garantia da segurança dos dados da empresa. Dessa forma, é importante que eles tenham consciência sobre os processos necessários e o papel de cada um para garantir a proteção da empresa.

Portanto, invista na conscientização de toda a equipe. Converse com os colaboradores para deixar claro as boas práticas de segurança da informação e o que não é permitido dentro da empresa. Também, reitere o papel de cada um nesse processo para garantir que todos consigam realizar as atividades com segurança.

Como uma empresa especializada é importante nesse processo?

A segurança de dados é uma preocupação central para qualquer empresa, dentro ou fora do Google Cloud Platform. Diante da importância desse processo, vale ressaltar que uma empresa especializada pode ser sua maior aliada nesse momento.

Uma consultoria pode ajudar você em todas as etapas da migração e utilização do Cloud Computing. Ela auxilia na identificação das principais necessidades da sua empresa e busca as melhores soluções e funcionalidades. Além disso, algumas empresas especializadas podem realizar o diagnóstico de riscos e apontar soluções e processos que devem ser implementados para minimizá-los.

Vale destacar que uma empresa do gênero oferece o suporte de profissionais especialistas no assunto. Eles possuem conhecimento técnico e experiência capazes de agregar valor à sua migração e garantir as melhores soluções ao longo de todo o processo.

Como você pôde perceber, a segurança de dados no Google Cloud Platform é essencial para a proteção da sua empresa. Com este artigo, você descobriu quais são as melhores práticas e a importância de investir em um processo de qualidade para evitar perda de dados ou divulgação de informações sensíveis do negócio. Por fim, compreendeu como uma empresa especializada pode ser sua maior aliada nesse momento.

Quer continuar se informando sobre segurança de dados, Google Cloud Platform e outros elementos relacionados à transformação digital? Então, curta a página da Multiedro no Facebook e fique de olho nas nossas atualizações!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This