Entenda como usar o Scrum no setor de TI

4 minutos para ler

Para que o setor de TI melhore seus processos é preciso utilizar metodologias que ajudem a responder às demandas do departamento. Nesse cenário, aplicar o sistema Scrum é uma excelente opção para a estrutura de cada exigência do setor e etapas dos projetos, o que ajuda a manter o time produtivo, capaz de entregar melhores resultados para a empresa.

Neste post, vamos explicar o que é o Scrum e como usar essa ferramenta no setor de TI de sua empresa. Acompanhe!

Entenda o que é a metodologia Scrum

O Scrum é um método criado em 1993 por Jeff Sutherland para organizar e gerenciar projetos diversos. Por meio dessa metodologia, o departamento de TI de uma empresa consegue otimizar recursos tanto financeiros quanto humanos.

Ele funciona com três pilares — papéis fundamentais, atividades básicas e documentos — em que há divisões dentro de cada um, que respondem a estruturas já estabelecidas.

Saiba como utilizar o Scrum no setor de TI

O Scrum não é uma metodologia nova e, também, não é tão simples de ser implantado na empresa. Então, vamos ajudar você nessa tarefa. Acompanhe!

Monte uma equipe eficiente

O Scrum é uma metodologia que ajuda na otimização dos processos. Para que ele funcione de forma eficiente, é preciso que a empresa tenha uma equipe altamente qualificada. Por isso, selecione bem os colaboradores que vão trabalhar nesse setor.

Ofereça um treinamento sobre o Scrum

Como mencionamos, utilizar o Scrum não é uma tarefa tão simples. Por isso, caso a equipe não tenha conhecimento sobre a ferramenta, é preciso oferecer treinamento para todos os envolvidos no setor de TI. Isso porque o Scrum não é um método padronizado e por isso, pode sofrer alterações.

Então, a ferramenta pode ser adaptada, de acordo com as demandas da empresa e do setor de TI. Isso é um grande benefício, mas pode se tornar um desafio, já que é preciso que a equipe saiba como customizar essa ferramenta para atender às necessidades do setor.

Defina o Product Owner (P.O.)

O Product Owner é o responsável por manter a comunicação entre o departamento de TI e o cliente direto. Além disso, é o P.O. quem decide quais serão as funcionalidades de cada sistema e quais demandas têm prioridade.

Defina o Scrum Master

Esse profissional é o que podemos chamar de gerente da equipe de TI. Ele é o responsável pelas demandas e por repassar os trabalhos para o time de desenvolvimento. O Scrum Master também é responsável por oferecer suporte à toda a equipe em relação a possíveis problemas ou dúvidas em relação à execução de um projeto.

Crie um backlog do produto

Quando um projeto tem início, é preciso catalogar e organizar todas as informações referentes a ele. O backlog funciona com um acompanhamento de ações que serão implantadas, além de modificações e atualizações no sistema depois dessa implementação.

Planeje o sprint

Sprint é o que chamamos de período de produção e desenvolvimento do que deve ser feito. Ele é definido logo na primeira reunião do time e o término dessa etapa tem um prazo determinado. Nessa reunião também são decididas quais as principais tarefas que serão realizadas dentro desse período.

Faça reuniões diárias

Para que a metodologia Scrum seja efetiva é preciso realizar reuniões todos os dias para que o time fique alinhado. Durante as reuniões, a equipe deve discutir o andamento do projeto e falar sobre dificuldades para o término da tarefa.

Como você viu, a metodologia Scrum pode ajudar muito no aumento da produtividade e eficiência da empresa. Mas é preciso saber como implantar a ferramenta para que ela cumpra os objetivos almejados pela equipe de TI e pela companhia.

Gostou do post e quer continuar aprendendo sobre metodologias que ajudam a otimizar os processos de sua empresa? Então leia o post que criamos sobre o método ITIL!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This