A transformação digital já invadiu nossas vidas e não temos mais como escapar dela. Atualmente, tudo gira em torno da tecnologia — e o resultado são mudanças significativas naquilo que fazemos. Na área de vendas, isso não é diferente.
Prova maior é a forma como as pessoas passaram a consumir os produtos. Se antes, ao comprar uma TV nova, o cliente ia à loja e pesquisava sobre modelos e preços, agora, ele chega no ponto de venda já decidido por qual item levar, graças à pesquisa prévia que fez na internet. Isso se ele já não tiver feito uma compra online antes.
Diante dessa transformação, aqueles que não se adequarem à nova realidade de comércio terão seu volume de vendas reduzido. Para que isso não aconteça com você, preparamos este post explicando dicas básicas para seguir fechando bons negócios. Confira!
Use ferramentas específicas
Um passo fundamental para otimizar suas vendas no meio digital é conhecer os seus clientes. Saber suas preferências, medos e necessidades auxilia na efetivação do negócio e representa menor investimento para finalizar a transação.
Aqui, utilizar o CRM — Customer Relationship Management (ou Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes) é uma das principais soluções. Trata-se de uma ferramenta que reúne em um só local as informações de seus clientes. Assim, você poderá oferecer o conteúdo certo em cada etapa do funil de vendas, encaminhando o consumidor de forma mais natural até o fechamento do negócio.
Saiba ler as métricas
Acompanhe as métricas em suas páginas nas redes sociais, conhecendo o perfil de seu público e quais itens e postagens apresentam melhor desempenho. Assim, é possível focar suas forças nas ações que deram mais resultados, otimizando seu investimento.
No entanto, é importante saber que, mais que apenas números, as métricas apresentam tendências que podem trazer informações preciosas para o seu time de vendas. Assim, eles conseguirão, inclusive, antecipar ações e sair na frente da concorrência.
Utilize a tecnologia e a automação
No meio digital, é fundamental estar online 24 horas. Dependendo do tamanho da sua equipe, é impossível fazer isso usando apenas pessoas para o atendimento. É justamente aqui que entra em cena a tecnologia.
Chatbots e outras ferramentas de automação facilitam o trabalho dos times e otimizam os processos, seja na análise de dados, seja na personalização dos serviços e atendimentos. Elas fornecem ainda uma melhor experiência ao cliente, apresentando informações no tempo certo sem frustrar o comprador.
Mude seus conceitos
O uso de réguas de relacionamento ajuda você a falar na língua de seu cliente, já que são consideradas umas das melhores ferramentas para enviar e-mail marketing. Elas permitem identificar o estágio no funil de vendas e são determinantes para dar à sua equipe de marketing a noção de qual linguagem usar.
Aliás, os conteúdos enviados aos seus leads devem sempre conter um tom descontraído. Isso gera afinidade e aproxima sua empresa do cliente, criando uma relação mais próxima mesmo no pós-venda. Lead fidelizado é sinônimo de venda recorrente.
Como vimos, medidas simples podem fazer sua empresa aumentar o volume de vendas, mesmo com a transformação digital. Diante do atual cenário, não tem mais como fugir da inovação e da tecnologia, sob pena de ser engolido pela concorrência.
Além de usar a transformação digital a seu favor, é necessário pensar em migrar sua base de dados para a nuvem. Como você passará a ter cada vez mais informações disponíveis, será preciso mais espaço de armazenamento. Uma forma de evitar gastos extras com data centers é o uso da cloud computing para as vendas.
Se gostou do nosso post e ficou interessado em saber mais sobre o armazenamento em nuvem, leia este artigo que preparamos sobre os 5 benefícios do cloud computing para a gestão de sua empresa!