Vertex AI: o que você precisa saber sobre essa novidade?

6 minutos para ler

A Google é referência no que diz respeito à tecnologia, infraestrutura de TI e inovação. Em 2021, a empresa inovou novamente, lançando no mercado uma nova plataforma que faz parte dos serviços do Google Cloud: a Vertex AI. Essa plataforma é um ambiente de machine learning trazido pela empresa para que os usuários treinem sistemas e modelos.

Mas você sabe como funciona a Vertex AI? Entende quais são as principais vantagens dessa novidade e os diferenciais que ela oferece? Ainda tem alguma dúvida sobre essa nova integrante do Google Cloud? Então está na hora de descobrir!

Continua leitura e descubra tudo sobre a Vertex AI agora mesmo!

O que é e para que serve a Vertex AI?

A Vertex AI é uma solução do Google Cloud, lançada em maio de 2021. Ela é, basicamente, uma plataforma para que os desenvolvedores sejam capazes de desenvolver e implementar sistemas de machine learning de forma simples e rápida.

O machine learning é uma importante ferramenta utilizada pelas empresas, principalmente no que diz respeito à automação de atividades. Ela se refere à criação de códigos que permitem que as máquinas e programas aprendam ao longo do tempo, buscando, sozinhos, soluções ou padrões em dados ou ações realizadas.

O problema é que o machine learning é uma tecnologia complexa, que envolve muitos passos para a modelagem dos códigos e investimento de tempo dos desenvolvedores para a criação e teste do sistema. A Vertex AI chega exatamente para solucionar esse problema, oferecendo uma plataforma de desenvolvimento e aplicação de machine learning de forma simples e rápida, exigindo inclusive uma menor quantidade de linhas de código para a programação.

Quais são as funcionalidades da Vertex AI?

A Vertex AI apresenta uma série de funcionalidades para que você crie, implemente e, até mesmo, escalone o modelo de machine learning. Veja agora quais são os principais recursos dessa plataforma:

  • construção de datasets;
  • controle de modelos construídos;
  • autoML;
  • treinamento de modelos customizados;
  • soluções de Big Data integradas;
  • acesso às APIs do Google Cloud;
  • possibilidade de criação do machine learning em um único lugar, sem necessidade de migração.

Quais são os benefícios da Vertex AI para o seu negócio?

A Vertex AI oferece uma série de benefícios para o seu negócio, principalmente no que se refere à agilidade no desenvolvimento e qualidade dos processos. Quer saber quais são eles? Então continue a leitura e descubra!

Facilidade no uso e interface amigável

Um dos diferenciais que o Google oferece nos seus serviços é a facilidade no uso dos recursos da sua plataforma, alinhados à interface amigável. E isso também acontece no que se refere à Vertex AI.

Ao abrir a plataforma, você já é capaz de identificar uma interface amigável e simples de ser utilizada. O acesso às funcionalidades é intuitivo, assim como a visualização dos modelos criados e gestão de cada um deles. Além disso, ela é fácil de ser utilizada, apresentando uma programação simples, eficiente e com diversas funcionalidades úteis, como BigQuery, Dataproc, Spark.

Criação de modelos com menos linhas de código

Quando mais linhas de código são necessárias para a criação de um modelo, maiores são as chances de erro, não é mesmo? Dessa forma, contar com uma plataforma que exige menos linhas, com código mais simples, é uma ótima forma de aumentar a produtividade do seu time de TI.

Pois essa é uma outra vantagem da Vertex AI para a sua empresa. A solução exige até 80% menos linhas de código para a programação. Dessa forma, você é capaz de desenvolver soluções e treinar sistemas de forma simples e rápida, reduzindo, inclusive, o número de erros.

Agilidade na prototipagem e desenvolvimento

Um outro benefício que a Vertex AI oferece para a sua empresa é a agilidade na hora de transformar dados brutos em modelos de machine learning. Isso porque, devido à facilidade de uso e funcionalidades exclusivas da plataforma, a sua equipe é capaz de realizar essa atividade de maneira ágil e eficiente.

Ao iniciar o processo, a Vertex AI já sugere os melhores padrões e modelos que podem ser utilizados no desenvolvimento. Com isso, a plataforma é capaz de acessar os dados que você inseriu e, com isso, já iniciar o processo de identificação de padrões e criação de modelos.

O fato de precisar de menos linhas de código também ajuda nesse processo. Afinal, quanto menos linhas, mais rápido é o desenvolvimento, assim como a identificação e a correção de possíveis erros que podem surgir.

Possibilidade do treinamento de ponta a ponta

Muitas vezes, para o treinamento de sistemas e modelos em machine learning, os desenvolvedores precisam usar mais de uma ferramenta ou plataforma. Isso dificulta o processo, uma vez que é necessário realizar a migração dos dados e reiniciar o processo em uma outra ferramenta.

Esse problema também é resolvido com a Vertex AI. Essa plataforma permite que você realize todo o treinamento em um só lugar, desde a inserção de dados brutos até a finalização do processo. Dessa forma, a equipe ganha em eficiência, qualidade dos resultados gerados e agilidade no desenvolvimento de modelos de machine learning.

Como começar a usar a Vertex AI na sua empresa?

Gostou da solução? Então agora é hora de entender um pouco mais sobre como implementá-la na sua empresa.

Para isso, é necessário que você entre em contato com a equipe de vendas para entender qual a melhor forma de contar com a Vertex AI no seu pacote de serviços do Google Cloud. Nesse momento, contar com uma empresa especializada pode ser muito vantajoso. Afinal, a consultoria pode ajudar a identificar a melhor solução e entender qual a melhor forma de implementá-la na empresa, realizando a migração com segurança e tranquilidade.

Como você pode perceber, a Vertex AI é mais uma novidade do Google Cloud que traz inovação e eficiência para o time de TI das empresas. Diante de tantos benefícios, ela pode ser uma ótima solução para quem quer desenvolver modelos de machine learning e aplicar a automação de qualidade. Portanto, aproveite as informações desse artigo para conhecer mais sobre a Vertex AI e entender como implementá-la na sua empresa.

Gostou do artigo? Quer ficar por dentro das novidades do nosso blog? Então aproveite para curtir a Multiedro no Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This