4 dicas para aumentar a retenção de clientes e alavancar as vendas

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Parece óbvio dizer aqui o que significa retenção de clientes. Mas a estratégia envolve muito mais do que manter seu cliente ativo na base da empresa. Se trata de um percentual de retenção obtido pelo número de novos clientes adquiridos e a quantidade de clientes antigos que deixaram de retornar ou realizar alguma compra. E claro: reter também é sobre mimar, fidelizar e tornar o cliente o seu fiel escudeiro.

É de extrema importância manter a taxa de retenção em bons patamares, pois além de permitir uma maior alavancagem das vendas, custa muito mais barato trabalhar com os clientes já adquiridos do que conquistar novos clientes o tempo todo. Vamos agora dar algumas dicas para ajudar sua organização a aumentar ainda mais as vendas — e a base de clientes.

1. Conheça a fundo seu cliente

Logo após um primeiro contato ou uma primeira venda, já é possível armazenar informações importantes para a análise do cliente. E, conforme as vendas se tornem recorrentes, você consegue montar o comportamento de cada cliente, imprescindível para manter as vendas no topo.

Utilizando soluções de CRM, você pode:

  • analisar detalhadamente o cliente;

  • agrupar em perfis similares — segmentação;

  • criar campanhas perfeitas para os públicos certos;

  • vender muito!

2. Fortaleça sua marca

O time de vendas fez uma campanha arrasadora, vendeu muito e… parou aí. Não existe nada pior, ainda mais com as mídias sociais disponíveis atualmente. Uma notícia positiva sobre o seu produto será disseminada rapidamente nas redes — mas, o mesmo vale para uma negativa! Então, esteja atento e não perca o seu cliente de vista.

Invista uma boa fatia de seu orçamento em estratégias de marketing de qualidade para atender o site da empresa, monte um blog e esteja nas redes sociais — e nunca se esqueça de manter uma boa equipe de atendimento para cobrir toda a jornada do cliente.

Cuide da reputação da empresa. Divulgue seus produtos de forma multicanal e promova interação com os clientes — como oferecer um incentivo se o consumidor divulgar na página de sua empresa uma foto utilizando o seu produto. Seja criativo! Talvez escrever uma carta a mão agradecendo alguma compra seja tão efetiva quanto a maior tecnologia, além do toque pessoal e carinhoso que passará ao cliente.

3. Invista no atendimento

Não espere por uma reclamação! Monte uma equipe treinada e motivada para atender a pós-venda. Você conseguirá detectar diversos fatores que podem prejudicar a empresa e agir antes que a situação aconteça, como:

  • problemas no produto;

  • entrega insatisfatória;

  • sugestões de melhoria no produto ou serviço;

Realize, também, pesquisas de opinião junto aos consumidores, peça feedback e esteja pronto para passar para o setor de resolução de problemas assim que perceber que existe algo real e que pode ser resolvido prontamente.

4. Resolva o problema rapidamente

Sim, problemas acontecem o tempo todo em qualquer empresa. Esteja pronto para eles. Algumas pesquisas mostram que cerca de 90% dos clientes voltam a fazer negócio se o problema for corrigido rapidamente.

Então, não perca tempo! Seja ágil na resolução dos problemas, escute o seu cliente e atenda-o da maneira mais rápida e eficaz possível. Essa ação mostra que você realmente está interessado no cliente, que começará naturalmente a ser fiel à marca.

Todas as dicas acima, se bem executadas, podem aumentar significativamente as vendas da organização — cada ação com sua determinada proporção. Tenha sempre em mente que a retenção de clientes, com uma base atualizada constantemente, é o melhor ativo para a área de vendas.

Eles precisam ser muito bem cuidados, afinal, já conhecem seus produtos e admiram sua marca. Esperamos que tenha gostado do post e tenha insights fantásticos para sua empresa realizar uma retenção de clientes de qualidade. Para receber mais dicas e atualizações, assine a nossa newsletter!

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