Imprescindível para a fidelização e para o sucesso de todo tipo de empreendimento, um bom atendimento ao cliente é o mínimo que se espera de quem deseja crescer e se destacar no mercado.
Não se pode esquecer, em hipótese alguma, que são os clientes os reais responsáveis por sustentar as operações de qualquer negócio. É por essa razão que eles também são o maior patrimônio de uma organização.
Satisfazê-los deve ser muito mais do que apenas uma obrigação, pois é preciso fazer disso um compromisso prioritário! Por isso, mostramos, neste artigo, 4 tendências em atendimento ao cliente que você precisa conhecer.
A leitura é importante e por isso merece toda a sua atenção. Aproveite!
1. Uso de chatbots
A primeira delas é o uso de chatbots. Por se tratar de uma tecnologia de conversação que permite atender simultaneamente diversos clientes, com qualidade e não importando a hora, sua aplicação tem se mostrado de grande valor para a consolidação do valor de uma marca.
Também chamados de assistentes virtuais, os chatbots são importantes para o processo de fidelização, já que podem ser implementados em praticamente todos os canais de atendimento: telefone, e-mail, aplicativos de mensagens (como Facebook Messenger e WhatsApp) e redes sociais.
2. Reforço multicanal
Outra tendência é o reforço multicanal. Mas o que isso quer dizer? A resposta é simples: além de se fazer presente em todos os pontos de atendimento possíveis, tanto online quanto off-line (omnichannel), é necessário integrá-los de modo a fazer com que os clientes possam iniciar as suas interações em um e terminar em outro, por exemplo.
3. Investimento em Small Data
De forma clara e objetiva, o Small Data refere-se a um trabalho de “garimpagem” específica nas informações e conhecimentos gerados por meio de ferramentas de Business Intelligence.
No âmbito do atendimento ao cliente, o Small Data é capaz de descobrir precisamente quais são os fatores que mais impactam na experiência de compra de cada um dos consumidores. Assim, você poderá produzir estratégias baseadas nessas informações e fidelizar seus clientes.
4. Reconhecimento de voz
De todas as tendências em atendimento ao cliente que você precisa conhecer, o reconhecimento de voz é a que se encontra no estágio mais inicial. Essa tecnologia não é nenhuma novidade, no entanto, não faz muito tempo que ela começou a ser utilizada para atender os consumidores.
Imagine entrar em uma loja virtual e fazer uma compra verbalizando o seu pedido, não tendo que escolher cada produto com um clique, e realizar o pagamento por meio de botões. Pois então, esse é o reconhecimento de voz, ferramenta que dá ao cliente a chance de comprar pela internet, usando apenas a comunicação verbal.
Para concluir, é interessante deixar claro que nem todas as tecnologias são ideias para a empresa. Portanto, antes de adotar um determinado conceito, você deve conhecê-lo a fundo, verificando quais são os proveitos que ele pode trazer para a sua organização.
O que achou deste artigo? Gostou? Então aprenda também como medir a satisfação do cliente e alavancar os resultados! Boa leitura!