Cloud computing em logística: a onda 4.0

6 minutos para ler

Utilizar o cloud computing em logística já não é uma novidade, pois a tecnologia já foi empregada no setor há um bom tempo. Aliás, quando falamos em logística 4.0 estamos nos referindo justamente ao uso de recursos tecnológicos para otimizar as tarefas do setor.

Além da computação na nuvem, a inteligência artificial, o uso de softwares de gestão, big data e internet das coisas são ferramentas bastante úteis para o setor logístico.

Neste post, vamos falar sobre as vantagens do cloud computing em logística e como utilizar esse recurso para tornar o trabalho de gestores e equipes mais produtivo e eficiente. Vamos lá?

Entenda como utilizar o cloud computing em logística

A tecnologia de computação na nuvem pode ser utilizada para modernizar o setor de logística. Dessa forma, a empresa consegue ganhar uma vantagem competitiva perante a concorrência, já que muitos negócios ainda utilizam ferramentas arcaicas para fazer a gestão do estoque e transporte de mercadorias.

Mesmo uma empresa pequena pode se beneficiar muito da modernização do setor. Além de otimizar a área de logística, utilizar a tecnologia cloud computing para integrar a área de entregas com outros setores como financeiro e vendas vai gerar economia de tempo e tornar toda a empresa mais produtiva.

Além disso, ferramentas na nuvem, como do G Suite, são bastante úteis para melhorar a comunicação de toda a empresa com o setor de logística. No mais, fazer o controle de trâmites burocráticos e gerenciar carga e descarga se tornam processos mais simples com o uso da computação na nuvem.

Veja quais são as vantagens do cloud computing em logística

A adoção da computação na nuvem no setor de entregas traz diversos benefícios para a empresa, em especial, para a área de logística. Além do trabalho de toda a equipe se tornar mais simples, há diversas outras vantagens. Vamos a algumas delas!

Inventário sempre atualizado

Um sistema de gestão de inventário baseado em cloud computing oferece um controle mais preciso do estoque da empresa, o que facilita a vida do gestor. Isso, porque é possível atualizar as informações a qualquer hora, em qualquer lugar por meio de um dispositivo móvel, com acesso à internet.

Além disso, toda a equipe envolvida na operação tem acesso às atualizações do estoque em tempo real. Esse fator contribui para que todos trabalhem em perfeita sincronia e a área de logística seja mais produtiva.

Monitoramento mais eficiente dos processos

Os sistemas na nuvem dedicados ao setor de logística permitem fazer um monitoramento completo de todas as etapas da entrega. O gestor consegue monitorar desde a entrada das mercadorias no estoque até a entrega final, para o cliente. Dessa forma, ele pode identificar falhas no processo e propor melhorias para o setor, além de ter informações sobre quais segmentos da operação estão funcionando perfeitamente.

Redução de custos

A palavra redução de custos “enche os olhos” de qualquer empresa, seja ela de qualquer porte ou segmento. Essa é uma das maiores vantagens do cloud computing em logística, pois utilizar soluções baseadas na nuvem gera economia com manutenção de equipamentos necessários para manter uma estrutura capaz de sustentar operações complexas, como de armazenamento e transporte de mercadorias.

A redução de custos é um fator que influencia bastante no sucesso dos negócios. Isso, porque quanto menos a empresa gasta com recursos, mais ela pode investir para sua expansão.

Uso de padrões em políticas e processos

Em um setor tão importante para a empresa como o de logística, seguir padrões é essencial para que o trabalho de toda a equipe seja otimizado. A integração de sistemas na nuvem permite que métricas sejam tomadas e analisadas de várias maneiras para agilizar o uso desses processos no transporte e entrega dos produtos.

Além disso, softwares na nuvem voltados para o setor de logística ajudam a empresa a definir padrões e utilizá-los para otimizar processos e eliminar o desperdício de recursos humanos, tempo e dinheiro.

Veja como implantar soluções em cloud computing em logística no seu negócio

Se você está aí pensando que implantar soluções de computação na nuvem para o setor de logística de sua empresa sai muito caro, está enganado. Isso, porque há ferramentas disponíveis no mercado que oferecem essa opção e tem custo acessível.

Nesse cenário, podemos citar o G Suite, que é um pacote de soluções oferecido pelo Google para empresas. As ferramentas não são específicas para o setor de logística, mas há recursos que permitem a otimização do trabalho e melhoras na comunicação da equipe.

O G Suite oferece serviços de e-mail, agenda e ferramentas estratégicas como Hangouts, o Google Docs e Google Meet, que funcionam de modo integrado, o que facilita a comunicação entre toda a equipe, mesmo à distância. A vantagem desses e de outros recursos do G Suite é que funcionam em dispositivos móveis.

Apesar de o G Suite não ser voltado para o setor de logística, ele tem ferramentas que podem ser personalizadas para serem utilizadas na área. Um bom exemplo é o cálculo da rota dos caminhões de entrega, que pode ser feita com o uso de uma API.

Essa ferramenta permite estabelecer os trajetos mais vantajosos para os motoristas, indicando quanto tempo será gasto na viagem e oferecendo estimativas do tempo de entrega de produtos para os clientes da empresa.

Uma das principais vantagens do G Suite é que ele tem pacotes que vão desde o mais básico até o mais completo. Os preços variam de acordo com os recursos oferecidos, o que permite que negócios de todos os portes possam utilizar os recursos da ferramenta.

Como você viu, o cloud computing em logística traz diversos benefícios para todo o negócio. Além da otimização das tarefas, a redução de custos é um fator que ajuda no crescimento da empresa. Vale ressaltar que, quando o setor de entregas funciona em perfeita sintonia, o cliente fica satisfeito e, dessa forma, consome mais de seu negócio e ainda o indica para outras pessoas.

Gostou do post e está em busca de soluções tecnológicas para alavancar seu negócio? A Multiedro é especialista no assunto e conta com uma equipe altamente qualificada para atender sua empresa. Entre em contato conosco agora mesmo para mais informações!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This