Fundamental e de extrema importância para todo e qualquer tipo de empresa que deseja aumentar as suas vendas, se destacar no mercado e garantir o seu futuro, a fidelização de clientes é sem a menor sombra de dúvidas uma das principais estratégias para a construção de uma marca.
É preciso compreender, em primeiro lugar, que o seu bem mais valioso é justamente a sua base de compradores fiéis. Conquistar a clientela é uma tarefa que deve ser tida como prioridade, até porque, se você não fizer isso, é uma questão de tempo para ela ser conquistada pela concorrência.
Neste artigo, mostraremos como o CRM pode contribuir para a fidelização de clientes. Continue a leitura e confira. Não perca!
Personalizando a experiência
Todo cliente quer se sentir cuidado e de alguma forma especial e, para isso, nada melhor do que personalizar a sua experiência de compra. Nesse sentido, um software de CRM pode ajudar mantendo os compradores sempre atualizados com as últimas ofertas que se relacionam às suas próprias preferências.
Isso é possível porque o sistema conta com um banco de dados no qual estão gravadas todas as informações associadas aos compradores, incluindo um histórico de transações bastante detalhado.
Recompensando os clientes de “alto desempenho”
Umas das muitas funcionalidades de um CRM é identificar as melhores fontes de receita e separá-las como clientes de “alto desempenho”. Embora cada software tenhas as suas próprias particularidades, esse recurso está disponível em praticamente todos eles.
Dessa maneira, os gestores de vendas podem estabelecer recompensas que visem atingir exatamente esses compradores. Imagine o quão bom seria se você conseguisse fidelizar todos os clientes de grande potencial que passam pelo seu negócio? Com uma boa estratégia de gratificação, parte do caminho já teria sido andada, sendo o CRM a ferramenta de maior auxílio nesse contexto.
Atraindo o seu público com ofertas especiais
A fim de recompensar os clientes de “menor performance”, um software CRM pode ser usado para analisar o padrão de compra de cada um deles. Com base nos resultados obtidos, promova ofertas especiais pensando em atrai-los, apresentando condições e/ou oferecendo descontos que sejam realmente atrativos: isso demonstra que a sua marca os valoriza.
Conduzindo pesquisas de mercado
Pesquisas de mercado também são favoráveis para a fidelização de clientes. Nesse caso, o CRM ajuda (especialmente quando integrado com o ERP) a conhecer a satisfação dos compradores em relação aos seus produtos e serviços.
Isso permite trabalhar nas melhorias e, dependendo da situação, antecipar-se a determinadas demandas. Essa antecipação é o que pode, por exemplo, entusiasmar o seu público-alvo em relação à sua marca.
Para concluir este conteúdo sobre a fidelização de clientes, lembre-se de sempre oferecer um algo a mais, cumprir com os prazos de entrega preestabelecidos e investir em um bom pós venda. Entenda que o relacionamento entre a empresa e o consumidor deve ser um dos “centros” do negócio, pois o modo com que você se relaciona com os compradores é um fator extramente influente para o processo de torná-los fiéis.
Se gostou deste artigo, veja como fazer a implantação correta de um CRM!