Data center virtual: como funciona e por que investir

3 minutos para ler

A sua empresa precisa de uma infraestrutura de TI para o bom funcionamento dos seus processos, não é mesmo? Afinal, toda a equipe precisa acessar softwares, plataformas e informações para a realização das atividades e para a geração de bons resultados para a companhia.

É aí que o data center virtual entra como um grande aliado da organização. Isso porque esse conceito se refere à migração da infraestrutura de TI para o ambiente digital, utilizando a Cloud Compuntig como o principal suporte para que esse processo ocorra.

Quer saber mais sobre como funcionam os benefícios de contar com um data center virtual? Então, continue a leitura e descubra!

O que é e como funciona o data center virtual?

Quando se fala em infraestrutura de TI, a maioria das pessoas já imagina a rede de computadores e de aparelhos tecnológicos da empresa. Mas os softwares e as plataformas utilizados pelos colaboradores também fazem parte dessa infraestrutura e são eles que podem ser incluídos no data center virtual.

O data center virtual, então, é a migração de toda a infraestrutura de TI para o ambiente virtual. Dessa forma, em vez de contar com dados e softwares armazenados nos hardwares dos computadores da sua empresa, você leva tudo isso para o ambiente virtual, usando um serviço de nuvem, e armazena-os nesse local.

Quais são os diferenciais do data center virtual?

O data center virtual tem algumas particularidades. Em primeiro lugar, vale ressaltar que, ao contrário do data center físico, no qual tudo fica armazenado no hardware dos computadores da empresa, o virtual permite o armazenamento de dados e informações na nuvem.

Dessa forma, os colaboradores podem acessar essa infraestrutura de qualquer lugar, usando outras máquinas para a realização das suas atividades diárias. Ou seja, os seus programas e softwares podem ser acessados a partir de qualquer máquina, sem um vínculo específico com os computadores da sua empresa. Além disso, toda a infraestrutura de TI da sua companhia passa a rodar em um ambiente virtual e não em um data center físico.

Outro diferencial do data center virtual está relacionado ao serviço de Cloud Computing. Afinal, esse é o suporte utilizado para que ele seja implementado. Dessa forma, você é capaz de migrar todos os dados e programas para essa funcionalidade e aproveitar benefícios adicionais que ela pode oferecer para a sua organização.

Por que investir em um?

Ainda tem dúvidas sobre por que vale a pena investir em um data center virtual? Então, veja agora quais são os principais benefícios que isso pode trazer para a sua empresa:

  • eficiência e agilidade nos processos;
  • automação de atividades;
  • mobilidade dos colaboradores;
  • segurança das informações;
  • redução de custos;
  • escalabilidade;
  • alinhamento à transformação digital.

Com este artigo, você pôde entender mais sobre o que é o data center virtual e como ele funciona e também descobriu os benefícios desse sistema para a sua empresa. Contudo, lembre-se de que, para investir, é importante contar com um serviço de computação em nuvem eficiente. Portanto, busque empresas especializadas e descubra qual é a melhor opção para o seu negócio.

Gostou do artigo? Quer ficar sempre por dentro das nossas novidades? Então, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos relevantes diretamente no seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This