Entenda mais como o CRM pode ser um aliado no seu pós-venda

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O uso de CRM — Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes — é uma ferramenta fundamental para toda empresa que queira ter um excelente relacionamento com seus clientes. Mas você sabia que no pós-venda, o uso do CRM pode se tornar um grande aliado para o seu negócio?

Não é à toa que muitas empresas têm investido cada vez mais no uso de CRM para compreender os desejos de seus clientes e entregar a eles a resposta ideal. Com o uso do software, você passa a conhecer profundamente seu lead e tem vendas cada vez mais efetivas, usando dados e tendências que eles apresentam.

Como trata-se de um aplicativo que usa as informações do cliente para criar uma base de dados feita sob medida para ele, é possível usar estratégias pontuais para cada caso, nutrindo seu caminho ao longo do funil e efetivando vendas de forma mais rápida.

No pós-venda, o CRM também tem um papel fundamental e pode ser o aliado perfeito para fidelizar o seu cliente e torná-lo uma figura recorrente em sua empresa. Leia nosso artigo e saiba como!

Fidelize seus clientes

Com o uso do CRM, você terá todas as informações de seu lead e poderá surpreendê-lo com o envio de e-mail marketing ou outras abordagens de pós-venda. Esta é considerada uma das melhores formas de fidelizar clientes e recolocá-los constantemente no funil de vendas, fechando novos negócios.

Para isso, é necessário usar sempre as informações que o CRM fornece sobre o cliente, suas dúvidas ao longo do processo da última compra e quais suas novas necessidades. Uma ação assertiva neste ponto otimiza seus custos pela busca de novos clientes e permite ter uma base sólida de pessoas que se identificam com sua empresa e seus produtos.

Procure satisfazer sempre

Novamente para que o cliente seja recorrente, é necessário investir em sua satisfação contínua. Com o uso de um CRM eficaz, você poderá fornecer conteúdo relevante e que atenda às necessidades do seu público, para que o interesse dele em seus produtos seja constante.

É necessário que você surpreenda seu cliente com ações pontuais, como programas de fidelidade, bônus e promoções especiais, que poderão ser direcionadas de forma eficaz utilizando as informações dadas pelo CRM. Assim, você terá mais efetividade em suas ações e melhor retorno sobre o investimento.

Entenda o comportamento de seus clientes

Como já dissemos, o CRM tem a função de levantar todas as informações sobre os clientes, cabendo ao analista de marketing e sua equipe de vendas identificar as necessidades de cada lead e encaixá-los no estágio mais adequado do funil de vendas.

Entendendo este comportamento, é possível identificar, ainda, novas necessidades que seu cliente não havia considerado numa compra anterior e mostrar a ele produtos diferentes que poderão resolver novos problemas. Entendendo o comportamento do cliente e suas necessidades, abre-se a oportunidade de novos negócios e aumento das vendas.

Tenha estratégias mais assertivas

Conhecendo o perfil de seu cliente, você poderá oferecer um conteúdo mais relevante a ele, gerando mais confiabilidade e, automaticamente, seu encaminhando de forma mais natural para o fundo do funil de vendas.

Assim, o uso do CRM é de fundamental importância para que este perfil seja traçado de forma correta, sem margens para erros, de modo a compreender as reais necessidades do lead. Mantendo o contato no momento certo e oferecendo as soluções que se encaixam nas necessidades do cliente, você terá maior assertividade em suas estratégias e, novamente, reduzirá os custos no processo de vendas.

Além disso, analisando todo o caminho percorrido pelo cliente e quais necessidades foram sanadas ao longo do processo de venda, você poderá ter um pós-venda ainda mais efetivo, demonstrando comprometimento.

Obtenha feedbacks dos clientes

Conhecer como foi a experiência do cliente durante o processo de compra é um fator fundamental para melhorar seu processo e conseguir efetivar novos negócios futuros. Dessa forma, o feedback do comprador é importante para o processo, entendendo pontos falhos e buscando eventuais soluções.

Nesse ponto, o uso do CRM é o mais indicado porque além de manter uma base de dados completa de todo o processo de compra, mantém informações do cliente e permite que até mesmo esse feedback seja armazenado para consultas e comparações futuras. Desta forma, poderá realizar um atendimento ainda mais personalizado em novas vendas.

Gere novas vendas

As chances de um cliente satisfeito voltar a fechar negócios com sua empresa são muito maiores do que aquele que passou por qualquer tipo de frustração ao longo do processo. Medir essa satisfação é uma tarefa primordial de sua equipe de pós-venda e que pode ser melhorada com o uso de ferramentas do CRM.

Além disso, conhecendo seu cliente você poderá inclusive aumentar o ticket médio de vendas de seu negócio, oferecendo produtos complementares ou novos, de acordo com as necessidades do lead naquele momento. Essa é uma forma eficaz de aumentar seu faturamento por meio de um cliente já inserido em seu funil.

Fortalece a sua marca

Cliente satisfeito é sinônimo de venda recorrente. Uma das melhores formas de atender às necessidades do lead é sabendo exatamente do que ele precisa e entregando o produto perfeito. Além disso, realizando um pós-venda matador seu cliente passará a ter a melhor impressão possível de sua empresa, o que fortalecerá sua marca perante o público.

É necessário ainda considerar que um comprador que teve boa impressão ao longo do processo de compra terá maior probabilidade de indicá-la para conhecidos, favorecendo o chamado marketing boca a boca e exigindo menos força de sua empresa na busca por novos prospects.

Como foi possível perceber, o uso de CRM é fundamental em todo o processo de vendas nas empresas e tem papel primordial no pós-venda, fidelizando mais clientes e reduzindo os custos para a busca de novos leads.

Com o uso das ferramentas específicas de CRM para o pós-venda, você pode otimizar processos. Entre em contato conosco agora mesmo e conheça as ferramentas em CRM que temos a oferecer para impulsionar o seu negócio!

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