Vamos desmistificar 5 mitos sobre o Google Cloud Platform

6 minutos para ler

A computação em nuvem é um recurso amplamente utilizado no mercado. Ele traz benefícios em vários aspectos da nossa rotina, desde o uso doméstico ao ambiente de trabalho. Nesse sentido, essa tecnologia traz excelentes ferramentas para potencializar o desempenho de várias atividades executadas ao longo do nosso dia a dia.

O Google Cloud Platform é um serviço de computação em nuvem oferecido pela gigante da tecnologia para empresas. Ainda que ele disponibilize vários benefícios para seus usuários, muitos ainda têm dúvidas ou ideias errôneas sobre o seu funcionamento.

Por isso, vamos mostrar a fundo sobre do que se trata o Google Cloud Platform e esclarecer 5 mitos dessa plataforma. Confira!

Entenda o que é o Google Cloud Platform

Com o objetivo de ajudar empresas na execução de  cargas de trabalho em nuvem, o Google Cloud Platform vem como um grupo de soluções completas para empresas maximizarem o seu desempenho. Esse serviço oferece critérios rigorosos de segurança e criptografia para proteger os dados armazenados, além de ser extremamente rápido e preciso.

Com isso, os web apps ganham um ambiente back-end mais estruturado e escalonável, adicionando que o Google Cloud Platform pode funcionar  integrado a uma infraestrutura local, com seus serviços sendo comercializados sob medida. O Google Cloud Platform oferece facilidades para o desenvolvimento de aplicações, favorecendo as operações da empresa com rapidez, economia e segurança.

Conheça 5 mitos sobre o Google Cloud Platform

A tecnologia de computação em nuvem vem sendo adotada amplamente por vários negócios no mercado. Com isso, surgem vários mitos a seu respeito e que, muitas vezes, podem descredibilizar os grandes benefícios desse serviço.

Por isso, trouxemos uma lista com os principais mitos sobre o Google Cloud Platform para você conhecer a verdade por trás dessa solução.

1. Falta de segurança de dados na computação em nuvem

Esse é um grande mito em que muitos, infelizmente, ainda acreditam a respeito da computação em nuvem. A falta de um dispositivo físico para armazenar e lidar com os dados é a principal razão para que essa informação ganhe força entre aqueles que ainda não entendem como funciona essa tecnologia.

Entretanto, a realidade é totalmente o oposto desse mito. Contar com um data center físico abre portas para que possíveis imprevistos possam  paralisar e  descredibilizar as suas operações. Por isso, ao investir na tecnologia em nuvem, você poderá contar com servidores remotos que garantem a integridade de todos os dados armazenados, evitando vazamentos ou roubos de informações.

Ainda, você assegura que nenhum tipo de acidente impacte o funcionamento dos data centers. Trabalhar com essa garantia dá mais liberdade para expandir suas operações, favorecendo outros processos, como o backup de arquivos,trazendo  mais agilidade para o dia a dia na empresa.

2. O Google Cloud Platform é um serviço muito custoso

Outro mito muito repetido no mercado é a questão dos valores da contratação do Google Cloud Platform. No modelo tradicional, o investimento em infraestrutura para suportar o data center da empresa acaba sendo muito mais elevado. Isso acontece porque, além da aquisição e licenciamento dos equipamentos, existe também a manutenção e a atualização dos servidores.

Ao contrário dessa situação, a contratação do Google Cloud Platform envolve apenas o pagamento de uma assinatura de um plano (mensalidade) com o pacote de recursos e ferramentas necessárias.. Assim, você poderá contar com os mesmos benefícios de um data center físico, mas remotamente. Além disso, com esse serviço, você não precisará atualizar nenhum sistema, já que esse processo é de responsabilidade apenas da empresa que fornece a solução.

3. A migração de dados é um processo demorado

O processo de backup de dados realmente pode envolver muito tempo e esforço. Para isso, é fundamental um bom planejamento para garantir sua periodicidade e evitar problemas com perda de arquivos vitais para o empreendimento. Porém, acreditar que a migração de dados para a nuvem pode ser demorado é um grande mito que precisa ser desmentido.

Ainda que o planejamento seja uma etapa essencial para o sucesso desse processo, a migração de dados para a cloud é algo extremamente tranquilo e rápido. Contar com a ajuda de profissionais capacitados pode favorecer ainda mais esse processo, possibilitando que os demais times da empresa tenham mais acessibilidade para testar e se familiarizar com os novos sistemas.

4. O data center será abandonado

Contratar um serviço em nuvem como o Google Cloud Platform é mesmo um meio de abandonar o data center físico. Porém, esse tipo de infraestrutura ainda poderá ser utilizada como em modelos híbridos onde o Data Center físico e em nuvem podem conviver naturalmente. Os servidores digitais oferecidos pela cloud computing permitem se livrar de riscos que esse modelo tradicional costuma apresentar.

Além disso, a empresa poderá reduzir significantemente os custos que envolvem a aquisição de um data center físico, como o espaço para instalar a infraestrutura. Você também poderá delegar o ambiente para outras atividades mais importantes para a organização, favorecendo o uso das instalações do empreendimento.

5. A computação em nuvem fortalece a falta de privacidade

Em um mundo extremamente conectado, muitos temem pela privacidade de seus dados. Por isso, esse mito ganhou muita força devido ao crescimento da computação em nuvem. Porém, trata-se apenas de um mal-entendido sobre o funcionamento dessa tecnologia e a forma como ela lida com os dados.

Ao contrário do que muitos pensam, apenas pessoas autorizadas previamente podem ter acesso aos arquivos armazenados. Isso significa que o administrador terá total controle sobre as equipes e os documentos que eles podem visualizar. Além disso, há funções que limitam o acesso às informações contidas nos sistemas e arquivos que se encontram na nuvem do Google Cloud Platform.

Dessa forma, alguns grupos podem apenas acessar arquivos, enquanto outros podem modificar o conteúdo e, até mesmo, enviar novos documentos para a rede. Esse controle favorece a questão de segurança, já que o sistema mantém um histórico sobre todas as interações. Assim, é possível saber o que cada grupo, pessoa ou acesso tem feito no Google Cloud Platform.

Agora que desmentimos os principais mitos sobre o Google Cloud Platform, o que você está esperando para contratar esse serviço para o seu negócio? Contar com a computação em nuvem permite mais autonomia para seus times, favorecendo o trabalho colaborativo e trazendo recursos que permitem maximizar o desempenho de seus profissionais e diferenciar seus serviços no mercado competitivo.

Aproveite para entrar agora mesmo em contato com um de nossos consultores e veja como podemos ajudar na migração para a nuvem!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This