Quais são as melhores ferramentas de backup em nuvem corporativo?

7 minutos para ler

Utilizar ferramentas de backup em nuvem corporativo é essencial nos dias de hoje. Esse tipo de prática evita que informações importantes da empresa sejam perdidas. Imagine como seria para um gestor do setor de TI esse tipo de incidente? Além de causar sérios prejuízos para o negócio, sua carreira ficaria em risco.

A grande vantagem de fazer backup dos arquivos da empresa na nuvem é que esse não é um investimento caro. Algumas ferramentas oferecem esse tipo de serviço por um valor relativamente baixo, e outras, de graça.

A seguir, citaremos as melhores ferramentas de backup em nuvem corporativo. Vamos lá?

Quais são as principais ferramentas de backup disponíveis no mercado?

Google Drive

Google Drive é a mais popular ferramenta de backup de nossa lista. O serviço está vinculado ao pacote G Suite para empresas e oferece armazenamento gratuito de até 15GB, o que pode ser útil para pequenos negócios. A desvantagem é que esse espaço é compartilhado com outros serviços como Gmail e Google Fotos.

No plano pago, você encontra opções que vão de 100GB até 30TB, com valores que variam entre R$ 6,99 e R$ 1.049,99 mensais.

O Google Drive permite o acesso à plataforma por meio de diversos dispositivos móveis, como celulares e tablets, e pelo computador, claro!

OneDrive

OneDrive é o serviço de armazenamento da nuvem da Microsoft. A vantagem dele é que permite a edição de arquivos online, sem a necessidade de download, como o Google Drive. Mas seu limite de armazenamento gratuito não é muito — 5GB. No entanto, quem tem a assinatura do Office 365 já ganha 1TB de armazenamento.

No plano pago, os limites de armazenamento são de 50GB, 2TB e 6TB, com valores mensais de R$ 9,00, R$ 24,00 e R$ 29,00, respectivamente.

Os usuários podem acessar o OneDrive por meio de dispositivos móveis com Android e iOS.

Dropbox

DropBox também entra em nossa lista das melhores ferramentas de backup em nuvem corporativo. Seu pacote de armazenamento gratuito não é nada generoso, pois conta apenas com 2GB, mas existem formas de aumentar esse limite sem custos, indicando amigos, completando o Guia de Introdução e contribuindo com o fórum DropBox.

Na versão paga para empresas, a plataforma oferece serviços de armazenamento de 5TB, sendo que o custo para 3 usuários é de US$ 12,50 e acima desse número é de US$ 20,00.

Mega

Esse é um dos melhores serviços de backup em nuvem corporativo. Isso por causa da grande capacidade de armazenamento gratuito — 50Gb! Ele pode ser acessado por dispositivos móveis e pelo computador.

Além do plano gratuito, que é bem generoso, o Mega tem pacotes voltados para empresas. O espaço de armazenamento varia entre 200GB e 8TB, com valores que variam entre R$ 22,01 e R$ 132,26 por mês. Há outra opção que oferece armazenamento ilimitado ao custo de 10 euros mensais, mas exige o mínimo de 3 usuários para ser contratado.

iCloud

A Apple também lançou seu servidor de arquivos na nuvem — o iCloud. Ele tem integração total com as ferramentas da empresa de Steve Jobs, com a vantagem de um espaço de armazenamento de 5GB, totalmente gratuito.

Os planos pagos oferecem limite de armazenamento entre 50GB, 200GB e 2TB com valores de R$ 3,50, R$ 10,90 e R$ 34,90 mensais, respectivamente. O preço dos pacotes é o mais atrativo, pois são bem razoáveis.

Azure Backup

O Azure Backup é mais uma solução para backups em nuvem da Microsoft, que pode ser usado tanto em máquinas virtuais hospedadas no Azure, quanto em servidores locais. Essa é uma boa opção para pequenas empresas, pois é uma ferramenta simples com um dos menores custos de mercado.

Uma de suas vantagens é que parte do pagamento é feito conforme o espaço utilizado. Assim, você paga um valor fixo de mais ou menos R$20,00 ou R$40,50 para instâncias de até 50 GB ou 500 GB, respectivamente, mais o armazenamento consumido. Para instâncias maiores que 500 GB são cobrados cerca de R$40,50 a cada 500 GB mais o armazenamento consumido.

Todos os dados armazenados pelo Azure são criptografados, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às informações da conta.

Acronis Cloud Backup

O Acronis é um backup corporativo já conhecido no mundo do TI, que oferece tanto serviços convencionais quanto na nuvem. É uma solução bastante completa, sendo compatível com vários sistemas operacionais e plataformas de computação em nuvem. Seu sistema tem escalabilidade, isto é, as empresas podem alterar seu espaço de armazenamento conforme suas necessidades do momento.

O Acronis conta com um console web para que você possa gerenciar os dados da empresa de qualquer localidade. Além de criptografias, a ferramenta oferece uma proteção contra malwares que interrompe suas ações e recupera os arquivos danificados.

Por que os backups são importantes?

Qualquer usuário de computador está sujeito a perder seus dados, seja por falhas na máquina, ataques cibernéticos ou apenas acidentes. Se esse inconveniente já gera dores de cabeça em ambientes domésticos, imagina as consequências para empresas que lidam com dados sensíveis de clientes e funcionários.

Backups são cruciais tanto para a segurança do seu negócio quanto das pessoas que interagem com ele. Esse procedimento simples oferece ainda mais benefícios quando associados à computação em nuvem, entre eles:

  • segurança robusta dos provedores de soluções em nuvem;
  • proteção contra ações maliciosas;
  • acesso de qualquer lugar e dispositivo com conexão de internet;
  • proteção contra falhas humanas ou de máquinas;
  • plataformas em conformidade com a compliance empresarial.

Como escolher boas ferramentas de backup?

Os custos financeiros são um dos primeiros critérios considerados na hora de escolher uma nova ferramenta. De fato, é preciso pensar em soluções que caibam no orçamento da empresa, mas existem outras características fundamentais que um backup precisa ter para atender às suas expectativas.

A segurança da informação é essencial em qualquer sistema escolhido, pois os dados corporativos precisam estar protegidos contra as principais ameaças que a sua empresa enfrenta. A frequência de backups varia entre cada organização, por isso a ferramenta ideal deve possibilitar agendamentos regulares de acordo com as suas necessidades.

Os serviços escaláveis são ideais para as empresas com planos de crescimento, para que não precisem se limitar a um plano que deixará de ser útil em pouco tempo.

As ferramentas automatizadas são mais confiáveis para esse propósito, uma vez que elas executam suas funções periodicamente sem que alguém precise se encarregar disso. A agilidade também é algo importante para se ter em mente, pois a empresa pode passar por situações emergenciais e ter pouco tempo para salvar suas atualizações.

Como você viu, a transformação digital está afetando significativamente os processos das empresas. Então investir em ferramentas de backup em nuvem corporativo já não é um diferencial para seu negócio, e sim essencial para a sobrevivência de sua companhia. O preço não é desculpa, pois há serviços gratuitos com espaço gigante e pacotes com valores acessíveis.

Gostou do artigo? Assine agora mesmo a nossa newsletter e receba por e-mail os assuntos mais importantes para o mundo do TI!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This