6 dicas para começar a aprender sobre Machine Learning e suas aplicações

6 minutos para ler

O conceito de machine learning vem revolucionando o mercado de tecnologia a cada dia que passa. Hoje, as empresas que não conseguem adaptar o aprendizado de máquina em sua rotina correm sérios riscos de perder a posição de destaque para seus concorrentes. Com isso, a demanda de profissionais capacitados na área aumentou drasticamente nos últimos anos.

Aprender sobre machine learning é muito desafiador, mas com disciplina e dedicação, é possível se tornar um profissional de destaque para, eventualmente, conquistar a tão sonhada vaga no setor. Por não ser um assunto simples de dominar, é necessário investir em sua educação para conquistar o sucesso.

Para isso, separamos 6 dicas para você começar a aprender sobre machine learning e se tornar um profissional especializado. Confira!

1. Dê o primeiro passo

Todo progresso em nossas vidas depende do primeiro passo para iniciarmos a jornada rumo ao sucesso. Por isso, para aprender sobre machine learning, é preciso se preparar para os desafios e ter os recursos necessários para superar cada obstáculo que surgir ao longo do caminho.

A primeira etapa é justamente entender sobre o que se trata o machine learning e a ciência por trás desse conceito. Para aprender de forma eficiente, é preciso ter a visão certa sobre determinadas tendências na hora de direcionar seu estudo e adquirir conhecimento sobre o tema. Isso envolve entender que tipo de metodologia essa tecnologia utiliza e onde ela é mais usada, como na área da saúde, na indústria ou em vendas.

O planejamento também é muito importante para o início de seus estudos. É preciso se programar e garantir um progresso consistente. É preciso colocar seu conhecimento em prática diariamente para absorver as novas informações e garantir sua evolução como um profissional qualificado.

2. Entenda a base do machine learning

Aprender machine learning não é algo que você vai conseguir da noite para o dia. Como já citamos, é fundamental ter um plano de estudos para garantir um aprendizado completo e eficiente. O aprendizado de máquinas tem uma base de fundamentos matemáticos necessária para os estudos, como álgebra linear, cálculo, probabilidade e estatística.

Esses conhecimentos são parte do conceito, porém os algoritmos de machine learning são indispensáveis para interpretar e resolver da melhor forma possível os resultados em projetos e aplicações que você terá participação quando começar a atuar na área. Portanto, ter uma noção sobre esses temas é a melhor forma de compreender as técnicas do aprendizado de máquina.

Para se tornar um profissional especializado você deverá aprofundar seus estudos nessas vertentes da matemática e algoritmos. Por isso, dominar tais áreas permitirá que as decisões autônomas das máquinas sejam tomadas a partir de fatores altamente probabilísticos, garantindo resultados mais alinhados às suas expectativas.

3. Aprenda as linguagens de programação

Tornar-se um profissional da área de tecnologia, em muitos casos, envolve também conhecimento em determinadas linguagens de programação. Para aprender machine learning e se destacar no mercado, é preciso saber quais são as linguagens utilizadas nas partes práticas do trabalho na hora de configurar o aprendizado de máquina.

É preciso entender que, para realizar essas configurações, é preciso trabalhar com alguma linguagem de programação e suas bibliotecas, que darão as instruções necessárias para o funcionamento de seus projetos.

Para quem está no começo, as melhores linguagens são R e Python. Ambas têm bibliotecas voltadas ao machine learning, possibilitando um aprendizado mais eficiente. Além disso, existem plataformas na nuvem voltadas para o aprendizado de máquinas, como o Google Cloud Machine Learning.

4. Invista em sua educação

Por mais que os conteúdos de aprendizado de machine learning estejam totalmente acessíveis na internet, é preciso considerar a qualidade de cada material encontrado para garantir a eficiência de seus estudos. Para isso, é preciso procurar por fontes de conhecimento de confiança e que garantam uma curva de aprendizado de qualidade para o seu futuro profissional.

Há ótimas oportunidades para se educar sobre o conceito sem precisar frequentar uma sala de aula, como livros dedicados ao assunto. Existem excelentes obras que podem ensiná-lo sobre toda a parte teórica e prática do aprendizado de máquina e que podem nortear os seus passos para o sucesso.

Muitos desses materiais estão em inglês, por isso, ter intimidade com o idioma é a melhor forma de aprofundar o seu conhecimento. Ainda assim, existem conteúdos audiovisuais especializados que podem ajudá-lo no seu progresso profissional.

5. Procure fragmentar os problemas

O machine learning conta com uma natureza probabilística. Por isso, as questões que envolvem o aprendizado de máquina acabam sendo muito diferentes dos problemas computacionais de outras tecnologias. Dessa forma, você deve parar de tentar resolver tudo de uma só vez.

Ao tentar solucionar o problema todo de uma única vez limita a sua visão em relação às possíveis soluções que você poderia encontrar ao fragmentar a situação. Por isso, o ideal é enxergar a situação por partes. Assim, você terá mais facilidade na hora de achar uma solução para as questões de machine learning. Dessa maneira, você terá resultados práticos, possibilitando aprender e medir o grau de desenvolvimento de seus processos.

6. Tenha um plano de formação

Para finalizar seu aprendizado sobre machine learning, ter um plano de formação pode ser a melhor solução para potencializar seus estudos. Para isso, procure organizar a forma como você vem cumprindo cada etapa de tudo que você aprendeu até o momento. Ao ter um plano escrito sobre seus esforços, você poderá medir o quanto progrediu e o que ainda precisa aprender para se tornar um profissional de sucesso.

Ter um plano de formação bem organizado e detalhado permite que você tenha insights sobre possíveis soluções de problemas que demandam mais tempo e esforço. Com isso, você terá tomadas de decisão mais eficientes que servirão como diferencial na hora de se destacar no mercado competitivo como um profissional especializado em machine learning.

Pronto! Com nossas dicas, você terá um excelente início de aprendizado sobre machine learning. Lembre-se de que o aprendizado de máquinas é um conceito em constante evolução. Por isso, é fundamental sempre estudar e se manter atualizado sobre as novidades e tendências dessa tecnologia.

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn para conferir mais conteúdos valiosos como este!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This