Você sabe o que é bot e como ele pode auxiliar o seu negócio? O investimento em tecnologia é uma das melhores formas de potencializar os resultados em uma empresa. Para isso, é preciso contar com meios eficientes que possibilitem melhorar a qualidade do seu atendimento, além de automatizar tarefas.
Os bots representam uma tecnologia que vem crescendo no mercado constantemente. Aliada à Inteligência Artificial, ela é capaz de disponibilizar uma série de benefícios valiosos para as organizações. Com isso, as empresas conseguem se destacar melhor perante o seu público, aprimorando a captação e a retenção de clientes, além de servir como diferencial competitivo.
Deseja saber mais sobre os bots? Continue a leitura e entenda tudo que você precisa saber sobre os bots e como eles podem ajudar o seu negócio!
O que é um bot?
Bot é uma expressão usada para abreviar a palavra robot — que, do inglês, significa “robô”. Eles são programados para auxiliarem as empresas em diversos pontos cruciais para o seu desenvolvimento. Isso possibilita aprimorar a eficiência de determinadas ações e, consequentemente, potencializar os resultados do negócio.
Assim, as organizações conseguem automatizar os seus processos, melhorar a qualidade do atendimento ao consumidor nos canais virtuais e até mesmo realizar inúmeras tarefas com maior agilidade e mais praticidade quando comparadas ao esforço humano.
Quais são os tipos de chatbots que existem?
Os chatbots são programas de computador e existem dois tipos. Observe, a seguir, quais são eles e tenha acesso às suas principais características e peculiaridades!
Básicos
Os bots básicos funcionam como fluxos de conversas. Eles entendem regras para respostas pré-configuradas e acessam os bancos de dados que possibilitam a interação com qualquer pessoa que esteja entrando em contato por meio de canais de comunicação e que utilize uma linguagem natural.
Inteligentes
Existem os chatbots que contam com Inteligência Artificial e que conseguem melhorar a sua performance à medida que recebem mais contatos de pessoas e por terem acesso a bancos de dados mais detalhistas. Dessa maneira, os bots podem responder a mensagens e realizar tarefas mais complexas, como seguir um comando de voz ou de texto para marcar uma passagem de avião.
Como os bots podem potencializar as ações das empresas?
Agora que você sabe o que é um bot e que eles são capazes de melhorar as ações da sua empresa na Internet e de auxiliar na automatização de várias tarefas, não deixe de conferir as principais formas de usá-los, pois, dessa maneira, você poderá descobrir como melhorar os seus resultados.
Otimização do atendimento ao cliente
Com o uso de um bot em sua empresa, é possível melhorar totalmente a experiência dos seus clientes com um ótimo atendimento. Assim, por meio deles, é viável armazenar dados relevantes sobre o seu público, além de todo o histórico de interação com a sua marca. Isso permite uma maior agilidade e mais personalização durante o processo, tornando as suas ações muito mais efetivas.
Agendamento de compromissos
Lidar com agendas cheias pode ser um problema para pequenos e médios negócios. Por isso, com o uso de um bot, é possível realizar o agendamento de compromissos e reuniões, por exemplo. Ainda, esses robôs são capazes de enviar confirmações e lembretes para os envolvidos, representando um meio eficiente de confirmar o horário.
Confirmação de entregas
Por meio dos chatbots, é possível automatizar o status atual dos pedidos dos seus clientes. Dessa forma, eles podem acompanhar em tempo real toda a movimentação, além de esses robôs servirem como um canal para tirar dúvidas em relação à entrega.
Quais são os benefícios dos bots para as empresas?
Agora que você já sabe que um chatbot nada mais é do que um software que se comporta como um robô inteligente e que interage com as pessoas por meio de diferentes aplicativos e ferramentas, pode contar com essa tecnologia. Ela é a melhor forma de contemplar o seu negócio com uma série de vantagens. Confira os principais benefícios dos bots!
Otimização dos processos internos
Além de ser uma ótima forma de otimizar as ações em relação ao seu público, os colaboradores da sua empresa também podem interagir com os bots. Isso garante mais desempenho e produtividade para a sua equipe, já que os robôs podem auxiliar em determinados tipos de serviços. Isso acaba disponibilizando mais tempo para que os funcionários direcionem os seus esforços a questões mais complexas.
Melhor relacionamento com leads
Uma das melhores vantagens que os bots trazem para as companhias é o aprofundamento do relacionamento com os leads. Dessa forma, as empresas conseguem auxiliar os seus clientes durante toda a jornada de compra, providenciando soluções para qualquer problema que eles tenham.
Outro ponto de destaque é que essa tecnologia pode oferecer conteúdos informativos ao seu público. Isso promove melhores resultados em campanhas de marketing digital, possibilitando atrair e reter potenciais clientes para a empresa.
Mais rapidez nas respostas
Outra vantagem de utilizar os bots é a agilidade dos atendimentos, já que, naturalmente, ninguém gosta de esperar para ser atendido. Por meio da tecnologia atual, o chatbot consegue enviar milhares de mensagens por dia. Essas respostas são enviadas em questão de segundos, o que torna o atendimento interativo e ágil.
Diminuição de custos
Com a otimização dos trabalhos e a automatização dos processos, a equipe que, antes, realizava os atendimentos sem o auxílio da tecnologia poderá se concentrar mais em outras atividades. Sem contar que poderá haver uma redução de custos com os colaboradores, já que será necessária menos mão de obra. Além disso, a solução entra em ação imediatamente e os resultados serão vistos em curto prazo.
Atendimento em tempo integral
Normalmente, as solicitações dos usuários são simples questionamentos corriqueiros ou pedidos de mudança de dados cadastrais. Com a implantação dos chatbots, fica mais fácil realizar o atendimento em tempo integral desses clientes, afinal, não é necessário ter um agente à disposição. O procedimento é feito online, de modo que qualquer pessoa possa entrar em contato durante o dia ou durante a noite ou nos finais de semana e nos feriados.
Melhora da experiência do usuário
A experiência do usuário passa a ser muito melhor quando a empresa adota o uso dos chatbots. Isso acontece porque, quando o cliente busca informações fundamentais, obtém a resposta no intervalo de tempo mais curto possível.
O que a empresa deve ter em mente para implementar essa tecnologia?
Os chatbots auxiliam os gestores a resolverem problemas convencionais por meio do diálogo. Para implementar essa tecnologia, a corporação precisa conhecer a fundo os hábitos dos seus clientes. Veja, abaixo, quais são os pontos primordiais aos quais os empreendedores precisam atentar:
- faça uma verificação do público-alvo;
- avalie o tipo de linguagem, que poderá ser formal ou informal;
- defina a proposta de valor do bot.
Como visto, o investimento em tecnologia é essencial para o crescimento no mercado. Por isso, entender o que é bot e quais são as vantagens que ele pode trazer para o seu negócio é indispensável para ter um diferencial competitivo, que servirá para destacar a sua companhia dos demais concorrentes.
Gostou de aprender sobre bots e acerca dos seus benefícios? Aproveite para deixar o seu comentário em nosso post com a sua opinião ou experiência no assunto!