Por que usar APIs na empresa? Confira 6 benefícios

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Toda empresa que visa o crescimento busca algum tipo de melhoria, seja na parte de atendimento ao cliente, na agilidade, na viabilização de parcerias, na otimização de gestão interna ou em qualquer outro ponto importante para seu bom funcionamento.

Com esse propósito, os APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) foram implementados no mercado com o objetivo de oferecer multifunções para melhorar a gestão e o funcionamento de empresas.

Se você quer saber como melhorar sua empresa, que tal conhecer mais sobre os benefícios de usar APIs? Continue a leitura e confira!

Aprendendo sobre o API

Com certeza você já conhece os APIs e nem sabe. Um bom exemplo desse uso é o Google Maps – utilizado tanto de forma direta quanto em sites que mostram a localização – e também os sistemas de pagamento online, utilizados por bancos e e-commerces.

Além desses exemplos clássicos, existem muitos outros APIs utilizados para facilitar a vida de um cliente, seja em um simples suporte para o site – como no caso de sites de turismo, por exemplo – ou em algo mais útil, que permite ao cliente realizar ações e obter dados de forma rápida e prática.

Dessa forma, como você já deve ter percebido, APIs são ferramentas fornecidas pela empresa para facilitar na realização de ações e na busca de dados pelo cliente, muitas vezes fornecendo informações de forma rápida.

Por outro lado, os APIs também podem ser utilizados de forma a conectar o cliente com a empresa, tanto por conta da troca de dados já apresentada quanto por conta do feedback do cliente, visto que os dados podem ser enviados por parte da empresa em forma de informações úteis ao cliente e vice-versa.

Agora que você já conhece mais o conceito de APIs e suas funções de um modo geral, vamos mostrar de maneira mais concreta como eles são utilizados para melhorar os serviços de uma empresa. Confira!

Utilizando os APIs para melhorar os serviços da empresa

De um modo geral, os APIs possuem inúmeras formas de uso que podem ser personalizadas de acordo com a necessidade de cada empresa. Porém, para que o assunto fique mais tangível, reunimos aqui os 6 principais benefícios do uso de APIs em empresas. Confira e inspire-se!

1. Ajuda na melhoria das operações internas

Os APIs podem ser usados para melhorar a eficiência dos processos internos da empresa, tornando-os mais eficazes e melhorando na produtividade da equipe de um modo geral.

2. Melhora a experiência dos clientes

Quando bem projetados, os APIs possuem funcionalidades voltadas ao que o cliente normalmente busca naquela empresa, tais como a busca por um produto específico, agendamentos online, armazenamento de dados ou outra função útil à sua necessidade.

Com isso, a experiência do consumidor se torna muito mais prática e eficaz, fazendo com que ele se sinta mais satisfeito.

3. Permite uma maior conexão com parceiros

Essa ferramenta facilita a troca de dados, tornando ainda mais prática uma possível conexão entre empresas parceiras, e não só entre empresa e cliente.

Com isso, é possível que duas empresas com características parecidas troquem dados sobre processos internos e vendas para fazer com que ambas cresçam.

4. Facilita o fornecimento de dados

Uma prática muito útil para qualquer que seja a empresa é saber mais dados sobre sua clientela, como a faixa etária, gênero, localização, e outras informações que podem ser coletadas.

É comum que o cliente fique um pouco insatisfeito ao ter que colocar muitos dados na hora do cadastro, de modo que muitas vezes ele acabe até desistindo de se cadastrar. Portanto, quando o API oferece o cadastro por rede social a situação se torna outra, sendo muito mais prático e rápido para o consumidor.

Além de poupar tempo do cliente, essa funcionalidade oferece à empresa uma camada maior de dados que, quando bem utilizados, ajudam na melhoria do produto final. Afinal, sabendo mais sobre quem compra seus produtos, é possível ajustá-los para atender seu público-alvo.

5. Personalização de serviços

Muito ligado ao tema anterior, APIs podem ser personalizados oferecendo funções voltadas ao público-alvo, ou seja, aos clientes.

Porém, para que seja possível desenvolver funcionalidades voltadas a um grupo específico de pessoas, é necessário saber qual é esse grupo. Por isso, antes de personalizar seus serviços, é importante ter dados sobre seus clientes.

Por exemplo, se grande parte dos seus clientes são idosos, se torna necessário o desenvolvimento de um API que seja o mais simples possível, para que eles não tenham dificuldade em realizar qualquer função importante. Esse tipo de entendimento por parte da empresa faz com que a satisfação dos clientes aumente, além de tornar o uso de APIs mais úteis a todos envolvidos no processo.

6. Segurança e praticidade

Se você faz parte de uma empresa onde os dados ou documentos importantes ainda são armazenados na forma de papel e guardados em algum lugar físico, sua empresa provavelmente deve estar defasada no mercado.

Essa prática já não é recomendada a um tempo, visto que não é segura e acaba prejudicando a produtividade dos funcionários, já que estes têm que procurar sempre onde estão as informações que precisam em momentos importantes.

Com o uso de APIs, tudo é armazenado em rede, ou seja, não há risco de perda ou obstrução, além de facilitar o acesso de qualquer dado. Diante disso, um API, quando bem planejado, facilita o acesso aos dados importantes para os funcionários, visando sempre um atendimento de melhor qualidade.

Essas são as práticas mais adotadas do uso de APIs na empresa, gerando grandes melhorias:

  • no atendimento;
  •  nos processos internos;
  • na comunicação com os clientes;
  • na segurança;
  • na satisfação dos clientes;
  • na formação de parcerias;
  • na produtividade da equipe.

Investindo em APIs

Assim como já foi importante que as empresas tivessem um site na internet nos anos 90, hoje em dia a tendência com APIs ocorre de forma semelhante, visto que uma empresa que não utiliza essa ferramenta pode ficar defasada e, com isso, perder espaço para a concorrência.

Por isso, o investimento nessa ferramenta se torna mais do que um diferencial – ele é essencial para se manter relevante no mercado. Esse cenário se aplica não só nas empresas de grande porte, mas para os pequenos e médios negócios também, já que tendem a acelerar seu crescimento por conta da melhoria de processos internos e da comunicação com clientes e parceiros.

Se você gostou de saber sobre os benefícios dos APIs e quer saber mais sobre o assunto, assine nossa newsletter e não deixe de conferir outras práticas importantes para alavancar o crescimento de seu negócio!

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