Veja aqui 8 ferramentas do Google que todo profissional de TI deve conhecer

6 minutos para ler

Você sabia que uma das maiores empresas de tecnologia oferece ferramentas que ajudam a facilitar seu trabalho? Bem, se você foi pego de surpresa com essa informação, veja a seguir algumas ferramentas do Google que transformarão o seu dia a dia com muita praticidade!

Caso esteja procurando ferramentas para ajudar na hora do trabalho ou até mesmo só para facilitar a vida quando precisar fazer algo no seu computador, veja os portais, softwares e plataformas a seguir. Eles farão com que atividades que antes duravam horas para serem executadas passem a durar apenas alguns minutos.

Conhecendo as ferramentas do Google

Como um bom profissional de TI, é necessário conhecer as principais ferramentas do Google, seja para facilitar o seu trabalho, alavancar a sua empresa ou ambos.

Sendo assim, mostraremos a seguir as 7 principais ferramentas utilizadas nos últimos anos.

1. G Suíte

Essa plataforma tem como principal finalidade facilitar a comunicação entre a empresa e o cliente, e entre a equipe de TI.

De maneira mais específica, o G Suite auxilia o profissional de diversas formas com suas aplicações internas, que são:

  • agenda — a função dessa agenda vai muito além de apenas organizar seus compromissos e datas importantes, tendo também a função de criar planilhas, documentos, apresentações e até mesmo sites de maneira simples e prática;
  • drive — essa ferramenta visa facilitar a busca por arquivos e mídias armazenados em nuvem, pois, para garantir uma boa organização dentro da empresa, é comum armazenar arquivos importantes na web;
  • hangouts e videoconferências — é possível, dentro do G Suite, estabelecer um diálogo direto com o cliente ou com a equipe, seja por chat ou por videochamadas, da maneira que for melhor a ambos.

Caso tenha ficado interessado e queira ver todas essas funções em prática para verificar sua eficácia antes de comprar o serviço, basta testar gratuitamente por meio do departamento da própria plataforma.

2. Google Ads

Provavelmente você já foi interrompido por uma propaganda antes de um vídeo qualquer do YouTube. Aquela propaganda se originou de algum lugar, sendo ele o tópico atual.

O Google Ads é a ferramenta utilizada para a criação de anúncios, banners e propagandas de maneira geral. Esses anúncios são amplamente divulgados, tanto na página de busca do Google quanto em vídeos ou sites diversos.

Uma das melhores informações sobre o Ads é que a inscrição e o uso da plataforma são gratuitos. Um valor é cobrado do cliente apenas quando a publicidade gera resultados, ou seja, quando alguém clica no anúncio criado.

3. Google Analytics

Sendo uma ferramenta 100% gratuita, o Google Analytics mostra o impacto que as campanhas de marketing digital da empresa estão tendo.

Com esse recurso, apenas alguns cliques são necessários para saber quantas visitas diárias um site possui, por onde e de onde estão vindo seus navegantes — seja por e-mail ou sites de buscas — e em quais países o site é mais e menos acessado.

Dessa forma, basta analisar o pré e o pós de uma ação publicitaria para ver se os acessos aumentaram e verificar se a medida teve resultado ou não.

4. Google PageSpeed Insights

Essa ferramenta é extremamente útil quando se está trabalhando para desenvolver um site. Basta colocar o endereço virtual que a plataforma dá sugestões para tornar o site mais rápido.

Com isso, será muito mais fácil desenvolver sites sem quebrar tanto a cabeça. Caso não queira usar o PageSpeed como “consultor”, o recomendado é usá-lo ao menos antes de colocar o portal no ar. Dessa forma, será possível ter uma prévia dos problemas que podem surgir e arrumá-los antes disto.

Outro grande ponto positivo dessa ferramenta é seu acesso gratuito e simples.

5. Flutter

De maneira resumida, o Flutter é um framework do Google para desenvolvedores iOS e Android, ou seja, ele ajuda os desenvolvedores a criarem aplicativos e interfaces para esses dois sistemas.

Uma grande vantagem dessa ferramenta é sua característica de reload que permite mudanças rápidas no código, resultando em fáceis correções e fazendo com que o programador não precise refazer e tenha parte do seu trabalho perdido.

Mas, definitivamente, o maior dos pontos positivos é a atenção que o Flutter vem recebendo desde o início de seu desenvolvimento. Lançado em março de 2018, o framework vem recebendo atualizações e melhorias desde então, sendo também de fácil acesso e download gratuito.

6. Google Mobile-Friendly Test

Muito parecido com a ferramenta PageSpeed, esse portal tem como objetivo analisar seu site com a única exigência de que você insira a URLno teste e clique em “Analyse”

Porém, o Mobile-Friendly tem a função de analisar algo mais específico. Para ser mais exato, ele verifica se o seu site é ou não adaptado para dispositivos móveis, sem meio-termo.

Caso seu site não seja adaptado, é extremamente recomendado que se faça alterações e adaptações o mais rápido possível, pois, atualmente, aproximadamente 60% das buscas são originadas de dispositivos móveis.

E é evidente que a busca por mais acessos e números se torna algo essencial para o crescimento da empresa. Qualquer pessoa que acesse um site que não seja adaptado provavelmente irá fechá-lo quase que de imediato.

7. Google Trends

Essa é uma ferramenta do Google que pode ser usada para manter o produtor de conteúdo sempre ligado aos assuntos que estão em alta no dia a dia. Basta escolher um tópico de interesse e buscar tanto as trends que estão em alta no momento quanto as que possivelmente estarão em alta no futuro próximo.

8. Google Correlate

Junto à ferramenta anterior, é recomendado o uso do Google Correlate, cujo uso se limita a procurar palavras que geralmente se atrelam a certas buscas.

De forma mais clara, o Correlate mostra ao usuário “palavras-chaves” que normalmente são procuradas junto a outros tópicos.

Por exemplo, quando um internauta busca “perda de peso” na aba de busca do Google, ele normalmente busca também “perda de gordura”, “como perder X calorias”, “como perder peso rápido”, dentro outros tópicos que também serão mostrados pelo Google Correlate.

Lembrando que ambas as ferramentas, Trends e Correlate, são gratuitas.

Depois de descobrir todas essas ferramentas — as quais, em sua maioria, são gratuitas e de fácil acesso — oferecidas pelo Google, fica difícil até mesmo escolher qual testar primeiro.

De qualquer forma, sempre que estiver desenvolvendo um site, conteúdo, propaganda, anúncio, banner ou aplicativo — ou quando quiser se organizar para alavancar o crescimento e o acesso —, a sua empresa pode fazer uso das ferramentas do Google.

Caso queira conhecer mais formas de utilizar aplicativos e ferramentas úteis para a sua empresa, entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This