Escalabilidade em cloud computing: saiba o que é e as vantagens

6 minutos para ler

A quantidade de dados e portais que as empresas têm é incrivelmente alta nos dias atuais. Muitas delas se utilizam de espaços físicos para armazenar e gerenciar tudo isso, quando seria bem mais fácil um armazenamento e escalabilidade em Cloud Computing.

Caso ainda não conheça a escalabilidade e armazenamento em nuvem, mostraremos como funciona, suas vantagens e a razão de ela ser superior ao armazenamento em espaços físicos. Continue a leitura e entenda!

Cloud Computing e Data Center

O Cloud Computing ou computação na nuvem é, resumidamente, a utilização das funções da nuvem, plataforma que tem processamento bruto, armazenamento ou aplicações que são gerenciadas automaticamente por softwares cloud.

Trata-se de onde os usuários podem acessar livremente usando portais de autosserviço, ou seja, um armazenamento automático que pode ser acessado pela empresa ou clientes dependendo do objetivo.

Já o Data Center diz respeito a grandes espaços físicos que hospedam portais e dados por meio de sistemas de computadores.Como é de se imaginar, por ser um local físico, demanda também manutenção, gerenciamento manual, custos extras e risco de perdas por acidentes e imprevistos.

Dessa forma, é fácil notar algumas das principais vantagens do Cloud Computing em relação ao Data Center, com a redução de gastos e imprevistos.

Cloud Computing na sua empresa

A computação em nuvem está presente em diversas empresas nos dias atuais, sejam elas grandes, médias ou pequenas.Mas o que torna essa ferramenta tão popular? Quais vantagens ela trará a minha empresa?

Os serviços em cloud são extremamente facilitados e fazem com que o número de pessoas trabalhando para armazenar e organizar dados e páginas seja o menor possível, visto que tudo é feito de maneira autônoma.

Dessa forma, os técnicos de TI se voltam a outras atividades, buscando até mesmo trabalhar com os dados em nuvem para melhorar a empresa.

Um recurso muito utilizado junto ao Cloud Computing é o Data Mining, pois tendo esses dados à disposição é possível “minera-los” e utilizá-los da melhor forma possível, para o crescimento e aumento da satisfação em relação à empresa e ao serviço oferecido por ela.

Outro ponto que tornou essa ferramenta tão popular é sua facilidade e praticidade. Visto que não é necessário um espaço físico para armazenar e manter o funcionamento dos processos da empresa, basta se utilizar de espaços digitais em nuvem.

Dessa forma, grandes marcas se atraíram por essa tecnologia que vem sendo amplamente utilizada na atualidade.

Escalabilidade em Cloud Computing

Depois de conhecer um pouco mais do que é a computação em nuvem é necessário falar de uma outra grande vantagem dessa ferramenta.Trata-se da sua escalabilidade ilimitada e com custos previsíveis, ou seja, as funções do cloud se dão de acordo com sua demanda.

Por exemplo, se um site de vendas está hospedado nessa ferramenta e seu número de acessos cresce repentinamente, seja por que teve uma promoção ou como resultado de uma ação de marketing, não há risco do site ficar fora do ar. Pois a escalabilidade do cloud atuará de maneira ilimitada e automática, ampliando a capacidade do portal.

Caso o número de funções e dados da empresa aumente conforme seu crescimento — o que é totalmente normal —, a escalabilidade atuará para aumentar a capacidade de processamento em nuvem de maneira totalmente automática.

Dessa maneira, é possível se aproveitar tanto da ilimitada escalabilidade em Cloud Computing quanto do previsível gasto e automaticidade dessa ferramenta.

Escalabilidade vertical e horizontal

Visto o que é escalabilidade em Cloud Computing, agora é necessário saber de suas variações, para que seja possível saber qual se adequa melhor à sua empresa.

Dentro da escalabilidade existem dois tipos, horizontal e vertical. Sendo assim, vamos deixar claro a seguir qual a diferença entre eles.

Primeiramente vamos falar sobre a escalabilidade vertical, sendo ela a mais simples.

Esse tipo de escalabilidade é basicamente a capacidade do hardware ou software de aguentar o processamento dos dados. Ela é recomendada, por exemplo, por Jeff Atwood, visto que é muito mais barato comprar um hardware do que contratar um programador que demorará dias ou semanas para escrever um código escalável.

Porém, o hardware tem suas limitações, então uma hora ou outra ele se tornará ultrapassado, podendo não atender à demanda da empresa.

Nesse sentido existe a escalabilidade horizontal, que é ilimitada.

Na escalabilidade horizontal o segredo está na capacidade de amplificação do tráfego de dados. Pois ela se baseia na conexão entre hardwares ou softwares, como servidores.

Dessa forma, mesmo que o limite de um hardware seja atingido, é possível conectá-lo a outro, criando uma rede de servidores e tornando a escalabilidade ilimitada.

Portanto, mesmo que o custo da escalabilidade horizontal seja um pouco maior comparado à vertical, dependendo da empresa e de como serão usados os recursos cloud, investir na horizontal pode ser recompensador.

Para que fique mais claro, caso a empresa execute suas aplicações a um nível cada vez maior é extremamente recomendado a escalabilidade horizontal, visto que ela é ilimitada.

Mas caso a empresa tenha um uso fixo de suas aplicações basta a escalabilidade vertical, pois o custo será ainda menor.

Por outro lado, sempre opte pela escalabilidade em Cloud, pois, o valor dos gastos é muito maior ao se trabalhar com códigos e processos físicos do que ao se utilizar da nuvem e suas ferramentas automatizadas.

Vale lembrar que se sua empresa, inicialmente, se encaixava na escalabilidade vertical e agora está ampliando seu uso de aplicações, basta aderir a um investimento na horizontal que acompanhe o crescimento da empresa. É extremamente simples mudar a direção do investimento nos recursos Cloud Computing.

Depois de ver tantas vantagens em relação à computação na nuvem, vai ser difícil não começar a investir hoje nessa tecnologia que vem se tornando cada vez mais prática, lucrativa e popular.

De qualquer forma, não perca tempo e saiba como aderir à escalabilidade em Cloud Computing o mais rápido possível na sua empresa, gerando menores custos, mais praticidade e automaticidade. Acabe com o risco de servidores físicos e armazene tudo em nuvem.

Entre em contato conosco e se torne mais uma empresa a aderir a essa ferramenta.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This