A transformação digital faz do uso inteligente das informações uma prática fundamental para qualquer empresa que visa ter sucesso no mercado. Entretanto, não basta armazenar diversos bancos de dados e implementar sistemas em cada departamento — o uso estratégico desses recursos torna necessário centralizar o acesso às informações empresariais.

Entretanto, algumas dúvidas surgem ao abordar esse tema. Afinal, por que é tão importante? Quais os benefícios? Que tipo de tecnologia é a mais eficiente para permitir essa centralização?

Mostraremos aqui 4 razões que vão esclarecer as suas dúvidas. Confira!

1. Melhora a organização das informações

O primeiro grande diferencial é a organização alcançada ao centralizar os dados. Do contrário, muitas informações valiosas podem ser perdidas ou ocultadas, comprometendo ações estratégicas da empresa. E não estamos falando apenas das informações já salvas.

A entrada de novos dados é algo a ser sempre considerado. Com sistemas descentralizados, a tendência é que a organização seja cada vez menor. Novas informações surgem e acabam sendo armazenadas em diferentes lugares, de acordo com sua origem e destino.

Por isso, centralizar é a melhor forma de evitar falhas e garantir disponibilidade.

2. Gera rapidez nos procedimentos

Além de proporcionar um ambiente mais organizado, a centralização permite que as equipes acessem informações com mais rapidez e de forma desburocratizada. Ao lidar com registros de clientes e dos negócios, por exemplo, o cruzamento de dados ganha velocidade já que tudo está armazenado no mesmo local.

Informações de consumidores e dados de vendas são outros bons exemplos disso. A centralização permite a criação de perfis completos de vendas, uma vez que contatos e compras feitas estão alocados em um mesmo lugar.

Até mesmo o departamento de marketing se beneficia diretamente dessa agilidade.

3. Ajuda na integração de setores

O mercado de hoje é extremamente competitivo e exige que os setores da empresa estejam alinhados com seus objetivos estratégicos. Por isso, manter as informações centralizadas é uma prática essencial que ajuda a integrar setores, facilitando o funcionamento mais orgânico nos negócios.

O motivo é simples: é preciso que os setores falem a mesma língua, tendo acesso aos mesmos dados e visando as mesmas metas. Unificar o armazenamento de informações gera também uma aproximação dos canais de comunicação e favorece um relacionamento mais saudável entre setores.

Áreas como marketing, logística e vendas, por exemplo, serão capazes de lidar com as mesmas questões sem a dificuldade do acesso a sistemas distintos.

4. Promove mais confiabilidade aos registros

Quando as informações são mantidas espalhadas por diferentes plataformas, não há como garantir que elas se manterão atualizadas ou mesmo sua disponibilidade. Alterações nos registros e a perda de dados é um problema que tende a afetar empresas que mantêm diferentes polos de armazenamento.

Por isso, é importante direcionar essas informações para um mesmo ambiente, garantindo controle maior do fluxo e armazenamento. Consequentemente, a confiabilidade se torna muito maior, evitando retrabalhos e aumentando a produtividade.

O importante é que haja controle do acesso a essas informações. Em um sistema unificado, a tendência é que haja mais pessoas lidando com dados de diferentes níveis de sigilo. Por isso, é crucial adotar uma política de segurança da informação.

Vale destacar que todos esses pontos só podem ser absolutamente alcançados com a utilização de ferramentas adequadas. Nesse sentido, não há nada que se compare ao potencial das tecnologias cloud computing.

O armazenamento em nuvem permite o acesso rápido, de qualquer lugar — basta ter uma conexão com a internet. É possível implementar sistemas de controle de acesso eficientes e garantir disponibilidade ainda mais alta do que no caso de servidores internos, já que isso fica por conta do provedor do serviço.

Sem falar da significativa redução de custos gerada pela transferência de uma infraestrutura de TI para uma empresa especializada. Com a utilização de cloud computing, você pode centralizar o acesso às informações empresariais e garantir otimização total dos processos de rotina! Se quer saber mais sobre o assunto, veja também nosso post sobre os 5 benefícios do cloud computing!