Seja na vida pessoal, seja na profissional, você tem uma série de arquivos e informações importantes armazenadas nos seus dispositivos. Perder esses arquivos — por problemas nos equipamentos, invasão por vírus ou outros motivos —, pode trazer uma série de transtornos, inclusive perdas financeiras para o negócio.
É aí que o backup entra como um grande aliado. Essa prática se refere ao processo de salvar os dados e informações em uma plataforma de segurança de forma a evitar perdas. Você pode fazer cópias em HDs externos, na nuvem ou em outros dispositivos, de forma a garantir que, mesmo que o equipamento pare de funcionar, você ainda tenha uma cópia das informações importantes.
Porém, erros durante o processo podem comprometê-lo e, com isso, prejudicar a segurança dos seus dados. Veja agora quais são os erros comuns no backup e como evitá-los!
1. Não fazer backup
Um dos principais erros no backup é exatamente não fazê-lo. Isso porque muitas pessoas confiam em suas máquinas e acreditam que nunca perderão seus dados. No entanto, vale lembrar que todos estão sujeitos a riscos relacionados à segurança da informação dentro da empresa. Afinal, o seu computador pode cair e quebrar ou apresentar algum defeito. Além disso, mesmo com todos os cuidados, ninguém é totalmente imune a vírus.
Portanto, lembre-se de que o backup é essencial para a segurança da informação, tanto da empresa quanto dos seus documentos e arquivos pessoais. Nunca deixe de fazer o backup regularmente e tome cuidados para evitar os demais erros.
2. Não analisar o que está sendo copiado
No seu computador, você tem uma série de arquivos, programas, documentos, fotos e outras mídias. Dessa forma, na hora de fazer o backup, muitas pessoas acabam por não selecionar o que deve ou não ser copiado, seja por preguiça de analisar e organizar os arquivos ou por não saber que essa é uma necessidade.
O que acontece é que, com isso, você pode copiar uma série de arquivos ou mídias inúteis, assim como instaladores de programas e outros softwares desnecessários. Você ocupa espaço no seu dispositivo de backup com coisas desnecessárias e, além disso, acaba dificultando a busca por documentos e arquivos importantes quando necessário.
Para evitar esse erro, organize seus arquivos antes do backup. Crie um sistema de organização em pastas de acordo com o tema ou a importância do arquivo que está sendo armazenado. Além disso, antes de fazer o backup, selecione o que é ou não necessário ser armazenado.
3. Fazer o backup manualmente
Outro erro muito comum para quem está fazendo um backup é a escolha por realizá-lo manualmente. Ou seja, você mesmo, sem o uso de nenhum software ou programa para auxiliar, copia os arquivos de um dispositivo para outro. Isso traz riscos de erros tanto de backups realizados de forma equivocada quanto em relação ao esquecimento de determinados arquivos e outros.
Para evitar esse erro, é importante que você invista em um software de backup automático. Esse tipo de programa agenda backups periódicos de acordo com as suas necessidades. Você ainda pode selecionar as pastas que devem ser incluídas no backup e indicar o destino dos dados que serão copiados.
Dessa forma, evita esquecimento e garante que o backup será realizado periodicamente. Além disso, também previne erros na hora de copiar os arquivos e, até mesmo, elementos duplicados no seu backup.
4. Não cuidar do destino do backup
Uma das melhores formas de realizar um backup é usando o cloud computing. Isso porque você é capaz de aumentar a segurança do seu backup e acessá-lo de qualquer lugar, evitando a necessidade de calcular outro dispositivo com você para garantir o acesso aos arquivos.
Porém, um dos grandes erros na hora de realizar esse processo é não cuidar do destino do seu backup. Ou seja, não escolher de forma adequada o seu serviço de armazenamento em nuvem, não ter uma senha forte para acesso aos arquivos ou não organizar os dados armazenados em nuvem são erros comuns.
Para evitar esse problema, um dos principais cuidados que você deve tomar nesse aspecto é escolher bem o servidor de cloud computing que será utilizado. Nesse sentido, avalie o espaço liberado na nuvem, a qualidade do suporte oferecido e a reputação da empresa. Contar com uma empresa especializada também pode ser uma ótima forma de evitar esse e outros problemas.
5. Não manter um histórico de backup
Um outro erro comum no backup é não manter um histórico. Isso porque muitas pessoas não registram as datas e os destinos dos backups que realizam, assim como os arquivos que são adicionados ou removidos nesse processo. Dessa forma, pode ser que, ao buscar um arquivo, você tenha dificuldade de encontrá-lo e, até mesmo, delete-o acidentalmente, causando uma série de problemas.
Portanto, para evitar esse contratempo, mantenha sempre um histórico de backup. Para isso, você também pode contar com a tecnologia como aliada. Busque softwares ou plataformas capazes de registrar o histórico de backup automaticamente para você, de forma eficaz. Dessa maneira, você saberá exatamente o que está sendo copiado e o destino de cada uma das cópias.
6. Não cuidar da segurança da informação
Outro erro bastante grave no que se refere ao backup é a falta de preocupação com a segurança da informação. Isso porque muitas pessoas acabam por realizar o processo sem se preocupar com a plataforma na qual estão inserindo seus dados, assim como com a senha utilizada. Dessa forma, os dados podem ficar comprometidos, fazendo com que você perca todo o seu backup caso algum problema relacionado à segurança se concretize.
Portanto, na hora de realizar o seu backup, é importante que você cuide dos elementos relacionados à segurança da informação. Crie uma senha forte para a plataforma e configure as suas definições de segurança de forma adequada. Além disso, escolher bem o serviço de cloud computing, verificando a segurança e a reputação do servidor, é essencial para também garantir a preservação dos seus dados.
Como você pode perceber, realizar o backup é essencial para evitar a perda de dados e arquivos importantes. Contudo, esse processo só é válido quando realizado de maneira correta, evitando que você perca os dados ou comprometa a segurança das suas informações. Agora que já sabe quais são os erros comuns no backup e como evitá-los, reestruture o processo de forma a evitar esses problemas.
Uma empresa especializada pode ser sua grande aliada nesse momento. A Multiedro é referência nesse e em outros serviços de TI e cloud computing. Entre em contato com a gente agora mesmo e veja como podemos ajudar!