Descubra o que é a Internet das Coisas e como usá-la na empresa

7 minutos para ler

Internet das Coisas é a tradução dos termos Internet of Things (IoT). Trata-se de um conceito que utiliza a Internet para conectar os usuários aos objetos físicos. Isso ocorre por meio de softwares e de sensores inteligentes, como o sistema de posicionamento global ou Global Positioning System (GPS) e o Bluetooth. As tecnologias coletam e transmitem informações para a rede.

Com o uso de dispositivos móveis e de IoT, é possível controlar e monitorar máquinas e equipamentos a distância, por exemplo. A conexão facilita a realização de tarefas domésticas, empresariais e industriais que já estão mais interativas, fáceis e dinâmicas. Pensando na importância do tema, neste conteúdo, forneceremos mais detalhes sobre a Internet das Coisas e acerca dos seus benefícios.

Achou interessante? Então, continue a leitura deste post e descubra, inclusive, como o 5G vai beneficiar a Internet das Coisas!

Saiba o que é e como funciona a Internet das Coisas

A Internet das Coisas é uma tecnologia que permite o controle dos aparelhos por meio de um tablet ou de um smartphone para que eles realizem determinadas ações. Ela funciona por meio de uma rede Wi-Fi ou por dados móveis 3G ou 4G. Com a IoT, os equipamentos e maquinários são acessados como provedores de serviços ou controlados remotamente.

O conceito vai mudar a vida da sociedade e transformará o modo de realizar as atividades em todos os setores. A Internet das Coisas já está se tornando realidade e ganhou espaço no mercado na era da transformação digital. A tendência já se consolidou e promete modificar ainda mais as interações das pessoas com o ambiente ao seu redor.

Essa concepção engloba a conexão dos objetos com a Rede Mundial de Computadores. Os sistemas automatizados combinados com os itens coletam dados em tempo real, analisam e geram ações conforme a necessidade do usuário. A IoT é também a expansão da conectividade que gera benefícios para as indústrias e para as empresas de todas as áreas.

Compreenda qual é a finalidade da Internet das Coisas

A Internet das Coisas tem diversas finalidades, mas a principal é possibilitar aos objetos a realização de tarefas de forma automática. Na atualidade, a IoT viabiliza o controle da temperatura e das entradas das residências, propicia segurança aos moradores, detecta problemas, identifica a necessidade de manutenção de máquinas e faz diagnósticos de saúde.

Além disso, ela está sendo aplicada na construção de cidades inteligentes, no gerenciamento de resíduos e na criação de redes elétricas que incluem o uso de recursos renováveis de forma eficiente. A tecnologia facilita a realização de atividades remotamente e otimiza o tempo dos usuários na vida profissional e pessoal.

O conceito de IoT pode reduzir o consumo de combustível, acelerar o tráfego dos veículos e criar um cronograma para reparar automóveis, mas a tecnologia vai continuar evoluindo e é praticamente impossível prever como será o futuro da humanidade. A única certeza é que surgirão novas oportunidades e que praticamente todos os objetos serão conectados em breve.

Veja como o 5G vai beneficiá-la

O 5G impactará a Internet das Coisas no âmbito empresarial não somente em relação aos custos, pois vai estimular a inovação e permitirá que tecnologias emergentes se tornem parte do estilo de vida das pessoas. Essa rede conta com uma combinação de alta velocidade com conectividade, com cobertura onipresente e com latência baixa. Observe, a seguir, outros detalhes relevantes!

Maior velocidade

A rede móvel de 5ª geração se tornará o novo padrão global, pois está sendo projetada para a conexão de tudo e de todos, incluindo objetos, dispositivos e máquinas. O 5G vai oferecer uma experiência uniforme para os usuários e terá eficiência aprimorada e um excelente desempenho que impactará positivamente a Internet das Coisas.

Imersão no universo digital

Com o 5G, a velocidade da transferência dos dados será muito maior e isso influenciará a comunicação entre tablets, smartphones e softwares de Internet das Coisas. A rede vai aumentar ainda mais o sucesso da IoT e melhorará o desempenho dos dispositivos inteligentes conectados porque terá o dobro da agilidade das redes atuais.

Estabilidade

Outra vantagem do 5G para a Internet das Coisas é que as suas redes serão mais confiáveis, vão operar com mais agilidade e criar conexões mais seguras e estáveis. A estabilidade da rede é muito importante para os dispositivos conectados que precisam ser atualizados em tempo real — por exemplo, os sistemas de monitoramento e as câmeras de segurança.

Gerenciamento automatizado

Várias mudanças farão parte dos serviços de Internet das Coisas da próxima geração, tais como a gestão automatizada do ciclo de vida dos aplicativos, a criação de esquemas de modulação avançados para o acesso sem fio, a rede definida por virtualização de funções e de software, os recursos de divisão de rede e o suporte para aplicações otimizadas em nuvem.

Confiabilidade

A rede 5G terá mais capacidade para lidar com mais objetos que se comunicam entre si. Dessa forma, os usuários obterão mais confiabilidade de seus dispositivos e dos equipamentos conectados. A rede de 5ª geração aplicada juntamente a outras soluções vai liberar o potencial da Internet das Coisas para as organizações e os seus clientes.

Serviços aprimorados

O 5G vai aprimorar os serviços, por exemplo, do setor automotivo, tendo em vista que atuará em conjunto com outros conceitos, como realidade virtual e realidade aumentada. Os usuários vão contar com serviços de comunicação veicular aprimorados, troca de informações pela rede para direção autônoma entre carros, entre automóveis e pedestres e entre veículos e infraestrutura.

Segurança da Informação

A Internet 5G será mais segura para a IoT, visto que vai integrar a arquitetura da rede principal com a segurança das informações. Nas empresas, os usuários poderão utilizar um número elevado de dispositivos com conexões sem fio de modo seguro e econômico. Os custos serão otimizados e a análise preditiva servirá de base para a realização de manutenções.

Telecomunicações

O uso de 5G e da Internet das Coisas diminuirá as despesas decorrentes da instalação dos cabos de fibra óptica que permitem o acesso à banda larga. Os provedores dos serviços de telecomunicações substituirão a rede de fibra pela banda larga sem fio. Além do mais, as tecnologias vão revolucionar as experiências em compras, jogos e outros aplicativos.

Agora, você já descobriu o que é a Internet das Coisas e como usá-la na empresa! Essa tecnologia pode ser empregada para beneficiar os negócios, para melhorar o relacionamento com os consumidores, para aumentar a agilidade em processos internos, entre outros fins. A IoT — em conjunto com a rede 5G — promoverá o sucesso dos empreendimentos.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita ao blog e curta a nossa página no Facebook para acompanhar as nossas próximas publicações!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This