Servidor parado: entenda como migrar para a nuvem!

6 minutos para ler

Soluções de cloud computing já são bastante populares e estão acessíveis para todas as empresas de pequeno, médio ou grande porte. As organizações que ainda não adotaram a nuvem terão que aderir a ela em breve, pois os sistemas de trabalho estão sendo modificados por essa tecnologia. A migração do banco de dados corporativos é inevitável, além de ser uma ótima opção.

Migrar para servidores cloud gera um excelente custo-benefício para os negócios. Por outro lado, um servidor parado gera diversos prejuízos para a empresa. Neste conteúdo, vamos explicar quais são essas desvantagens e mostrar como é possível migrar para a nuvem. Aqui, você descobrirá quais são os benefícios desse tipo de solução e como uma empresa especializada pode ajudar.

Precisa entender o que é preciso fazer para migrar para a nuvem? Leia este artigo e obtenha mais conhecimentos sobre o assunto!

Saiba quais são as principais desvantagens do servidor parado

As empresas que utilizam um data center local como ferramenta para que os seus sistemas fiquem no ar e permitam a realização das operações podem enfrentar problemas com o servidor parado. Isso causa instabilidade e pode levar à indisponibilidade devido a situações relacionadas à temperatura dos componentes, falhas no sistema elétrico, erros humanos, condições climáticas adversas, invasões etc.

As indisponibilidades acontecem de forma imprevisível e, por essa razão, geram prejuízos significativos para os negócios. Alguns sistemas podem ficar parados durante dias em momentos em que eles são indispensáveis para a realização das atividades empresariais. Consequentemente, os colaboradores ficam sem conseguir trabalhar e a produtividade cai de forma vertiginosa.

O resultado disso é a perda de vendas e dos prazos de entregas, a não concretização de processos importantes e a frustração de não poder contar com uma infraestrutura ideal, que hospede os dados e os deixe acessíveis para a execução das tarefas. Desse modo, a migração dos dados para a nuvem é a melhor saída para ter acessibilidade.

Veja como é possível migrar para a nuvem

A migração do sistema para a nuvem exige o cumprimento de várias etapas que são fundamentais para que os procedimentos sejam bem-sucedidos. O primeiro passo é planejar o processo, considerando todos os departamentos que sofrerão os impactos dessa mudança. Depois, é preciso avaliar os fornecedores e selecionar a empresa que atenderá as suas necessidades.

Opte por um fornecedor que tenha equipes competentes e que ofereça uma base sólida para realizar a migração. Os colaboradores dessa empresa terão que oferecer assistência pós-venda e suporte especializado. Após fazer essa seleção, separe os documentos que registram as atividades realizadas pelo empreendimento para garantir a integridade dos dados.

A seguir, verifique como será a capacitação dos colaboradores e se terá suporte para os treinamentos. Previna problemas e reduza as falhas criando etapas de migração e realizando testes. Por fim, faça revisões e ajuste as aplicações migradas observando o comportamento delas no ambiente de cloud antes de transferir todos os processos.

Compreenda quais são as vantagens da migração

Contar com uma infraestrutura de TI na nuvem confere diversos benefícios, pois a hospedagem e a gestão de dados da empresa garantirão o sucesso das operações. Migrar para a nuvem eliminará todos problemas oriundos de servidores parados e tornará o sistema mais flexível para o acesso dos usuários.

Veja, a seguir, as principais vantagens da migração!

Redução da indisponibilidade

A migração para cloud minimiza a indisponibilidade dos sistemas e evita o estresse de ter que trabalhar com o servidor parado. A agilidade aumentará a satisfação dos clientes, que não perderão tempo porque o sistema está fora do ar. A lucratividade é afetada de forma positiva, já que a produtividade dos times será beneficiada.

Diminuição de custos

Os servidores na nuvem possibilitam a redução de até 80% dos custos em comparação aos gastos relacionados ao armazenamento e gerenciamento das informações da empresa em servidor local. Os líderes não precisarão mais fazer investimentos em equipamentos e tecnologias específicas para manter os sistemas operando, reduzirão despesas com energia e manutenção de aparelhos em ambientes internos.

Liberação de espaço físico

Os servidores locais utilizam espaços físicos que poderão ser liberados após a migração dos dados para a nuvem. A infraestrutura física utilizada para o armazenamento dos dados será dispensada e a empresa poderá manipular um volume ainda maior de informações. Modernize o seu negócio migrando para cloud e aproveite as estruturas físicas para a realização de novas atividades.

Aumento da lucratividade

A infraestrutura na nuvem gera impactos financeiros porque a empresa acaba utilizando menos os próprios recursos. Se você tem dúvidas, basta calcular o valor dos equipamentos e tecnologias necessários para manter o servidor local e comparar com o preço dos serviços ofertados pelas empresas especializadas. Sem falar nos lucros, que tendem a aumentar devido à eficiência das soluções cloud computing.

Mais segurança

O armazenamento dos dados na nuvem protege os negócios contra as invasões de cibercriminosos. Os provedores desses serviços são responsáveis pela proteção do sistema e têm o dever de se atualizar, aplicar as melhores tecnologias de segurança e implementar as melhores práticas. Sendo assim, se acontecer algum problema, essa empresa será responsável pelo vazamento e recuperação das informações.

Escalabilidade

Utilizar um servidor local impede a expansão e o crescimento das atividades. Não vale a pena manter uma infraestrutura de tecnologia dentro da empresa, se você tem a oportunidade de migrar para a nuvem e ter escalabilidade. Cloud computing permite que o negócio cresça e a tecnologia conseguirá acompanhar esse ritmo de desenvolvimento, atendendo às demandas com agilidade.

Sustentabilidade

A migração para nuvem oferece aos empreendimentos o ganho de sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. Ela diminui a emissão de gases poluentes pela redução dos gastos energéticos provenientes de servidores físicos. Diante disso, os gestores podem trabalhar para a criação de um perfil ecológico que conquistará novos clientes.

Entendeu como migrar para a nuvem e evitar os danos do servidor parado? A Multiedro é uma empresa especializada que pode ajudar você a fazer a migração e aproveitar todos os benefícios de cloud computing. Ela é uma parceira que oferece serviços de TI e alavanca as vantagens da computação em nuvem, fornecendo soluções e criando estratégia multicloud!

Gostaria de fazer a migração dos dados da sua empresa para a nuvem? Entre em contato conosco e conte com o auxílio de profissionais especializados!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This