Entenda por que fazer o armazenamento no Google Cloud Storage

9 minutos para ler

Você sabe o que é Cloud Storage e quais são as vantagens de adotá-lo na sua empresa? Independentemente da sua resposta, preparamos este conteúdo para falar sobre isso.

A primeira observação, nesse caso, é que todas as vezes em que o Google resolve apostar em um novo produto ou serviço, é quase certo que a forma como determinadas atividades são realizadas na internet será impactada. Dessa vez não é diferente!

A segunda é que, quando ouvimos o termo “cloud”, geralmente o associamos a uma infraestrutura de armazenamento em nuvem, correto? Entretanto, o Google Cloud Storage vai um pouco mais além porque oferece um conjunto de soluções que pode ser extremamente benéfico para a sua organização.

Confira agora as informações que separamos para você entender melhor o assunto!

O que é Cloud Storage?

Basicamente, o Google Cloud Storage é uma plataforma de armazenamento em uma nuvem pública corporativa, capaz de abrigar grandes conjuntos de dados não estruturados.

O armazenamento em nuvem é uma solução em cloud computing, no qual um provedor de recursos disponibiliza um espaço online para o armazenamento de dados e para o uso de softwares.

Os servidores necessários para o funcionamento desses recursos são de responsabilidade do próprio provedor. O usuário precisa apenas contratar um plano com as ferramentas que pretende utilizar, podendo administrá-las do local em que estiver.

Como funciona o Cloud Storage?

Você pode acessá-lo por meio de um navegador Web ou por uma interface de linha de comando. A utilização desse serviço não exige praticamente nenhuma administração. Não há a necessidade de pagamento upfront, nem de fazer capacity planning. 

Você pode usá-lo como principal ferramenta para armazenamento dos seus arquivos ou como um backup de segurança para aqueles que já estão guardados em dispositivos físicos. Isso tudo com a segurança de que seus registros mais importantes não serão perdidos, danificados ou acessados por pessoas sem autorização.

Os usuários têm total controle sobre os dados, podendo arquivar os que não estão sendo usados e aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento, sem que isso prejudique o acesso a eles em outro momento.

Quais são seus benefícios?

Diante da sua íntima relação com o Google Cloud Platform, diversas são as vantagens em optar pelo Google Cloud Storage como ambiente de armazenamento online. Veja as principais.

Segurança dos dados

Em termos práticos, o armazenamento é escalável, sem a existência de um limite de dados. Utilizá-lo é uma escolha extremamente segura, pois todas as informações armazenadas são automaticamente criptografadas durante o in-flight ou quando em estado de rest, por exemplo.

Uma vez gravados, os dados são replicados em diversos servidores dentro de múltiplas zonas. Essa característica de funcionamento dá ao Google Cloud Storage uma garantia contra perda de 99,999999999%, conhecida no meio especializado como “eleven nine reliability”. 

Em palavras mais simples, seus dados estariam disponíveis quase que em tempo integral, em uma plataforma excepcionalmente veloz e virtualmente ilimitada.

Performance otimizada

Organizações que são dependentes da tecnologia para a disseminação de suas ideias e estratégias entendem que, para isso ocorrer, é fundamental ter uma estrutura sólida, robusta, rápida e confiável, que não sofra com instabilidades em nenhuma situação.

Nesse contexto, o Google Cloud Storage é perfeito. Para que você saiba, companhias como Evernote, Coca-Cola, Snapchat e Spotify confiam seus serviços digitais exclusivamente a ele.

Qualquer empresa que tenha como atividade o desenvolvimento de jogos e aplicativos ou que oferece serviços de live streaming não terá com o que se preocupar, já que a transmissão de dados da plataforma é muito eficiente.

Infraestrutura virtual ilimitada

A plataforma oferece a melhor infraestrutura virtual do planeta. Seja para sistemas, soluções Web ou aplicativos, não existem limites!

O ponto a destacar é que, ao utilizar o Google Cloud Platform, você tirará proveito de praticamente todas as inovações e tecnologias usadas pelo próprio Google. Além disso, seu negócio fará parte de uma rede global de inteligência tecnológica extraordinariamente poderosa.

Ótimo custo-benefício

Outro ponto que merece destaque é o custo-benefício. Instalações e investimentos relacionados às estruturas físicas são inexistentes, resultando em uma economia significativa em curto, médio e longo prazos. 

Além disso, o Google Cloud Storage (e todos os outros serviços do Google Cloud Platform) se adapta de acordo com as suas necessidades, bastando solicitar as alterações desejadas.

Cabe salientar que, com o uso da plataforma, você terá a seu dispor uma equipe técnica altamente especializada e capaz de resolver qualquer problema em tempo recorde. 

Sincronização instantânea entre todos os aparelhos

A sincronização instantânea entre os aparelhos também está entre as vantagens do Google Cloud Storage. Por possibilitar a inserção de arquivos em um único local e o acesso dos dados por computadores e dispositivos móveis, é possível:

  • que diversos integrantes da sua equipe acessem e modifiquem os arquivos, desde que tenham permissão para isso;
  • que essas mudanças sejam atualizadas instantaneamente para todos os colaboradores envolvidos em determinado projeto, mesmo que não possam fazer nenhuma alteração.

Apesar de simples, esse tipo de funcionalidade ajuda a evitar inúmeros problemas, como o conflito de versões dos arquivos e o atraso de informações.

Alta escalabilidade

Não bastasse o ótimo custo-benefício e a performance otimizada, o Google Cloud Storage oferece uma alta escalabilidade. O armazenamento é ilimitado. Portanto, independentemente da sua demanda de momento, se por algum motivo ela subir, não será necessário alterar muita coisa no seu pacote. 

Vantagem competitiva

Depois de tudo o que foi dito, fica claro que o uso do Google Cloud Storage certamente proporcionará uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Os profissionais de TI não precisarão mais se preocupar com aquela parte dos backups e com os monitoramentos da infraestrutura, já que todos esses processos serão responsabilidade do próprio serviço.

Por meio do Google Cloud Plataform você poderá automatizar algumas atividades e obter os seus relatórios de performance. Com isso, é certo que perceberá um melhor direcionamento nas rotinas e tarefas da empresa, pois sua equipe estará focada nos processos e projetos que realmente importam.

A consequência, diante disso, não poderia ser outra a não ser um ambiente de trabalho inovador. Tal condição permite que a organização responda às exigências do mercado de forma rápida e eficaz. 

Quais são os custos do Cloud Storage?

De acordo com as informações da Google, os preços do Cloud Storage se baseiam nos seguintes componentes:

  • armazenamento de dados;
  • uso de rede;
  • uso de operações;
  • taxas para exclusão antecipada e recuperação.

Recursos gratuitos

Alguns recursos ficam disponíveis gratuitamente durante ou após a avaliação gratuita, até os seguintes limites:

  • 5 GB de Regional Storage por mês;
  • 5.000 operações de Classe A;
  • 50.000 operações de Classe B;
  • 1 GB de saída de rede com origem na América do Norte para cada destino de saída do GCP (exceto Austrália e China).

Uma vez ultrapassados esses limites, as cobranças serão feitas de acordo com os preços indicados na documentação do Cloud Storage.

Como treinar os funcionários para utilizá-lo?

Fazer um bom treinamento de funcionários é essencial em qualquer empresa. Isso se torna ainda mais necessário no momento de implantar uma tecnologia inovadora e que traz uma série de novos recursos.

Quando bem-treinados, os integrantes do seu time podem executar as tarefas com mais eficiência e segurança. Veja práticas que contribuem para isso.

Cursos para o Google Cloud

Existem vários cursos disponíveis online para o Google Cloud. A própria Google oferece introduções rápidas gratuitas, que incluem treinamento prático, vídeos, webinários, eventos digitais e programas ministrados por instrutores.

A empresa também oferece cursos aprofundados sob demanda, treinamentos presenciais e até uma certificação em Google Cloud Platform.

Encorajamento de equipe

Investir nos melhores cursos disponíveis é pouco eficiente quando os funcionários se mostram desmotivados. Por isso, é importante demonstrar o valor do trabalho colaborativo ao iniciar o projeto. Os resultados dos treinamentos serão muito melhores se todos se ajudarem mutuamente.

Acompanhamento e feedback

Não basta colocar os funcionários em treinamento, é preciso acompanhar as atividades para saber se estão surtindo efeito. É certo que, independentemente do treinamento que você escolher, ele precisará ser ajustado de acordo com as necessidades da empresa e conforme a capacidade da equipe.

Você precisa saber se o programa tem trazido os resultados esperados e quais melhorias devem ser feitas. Ao mesmo tempo, os funcionários precisam ter um retorno da sua atuação para que aprendam de acordo com os planos. E o mais importante, devem mostrar se estão se sentindo bem com as mudanças.

Como implantá-lo na sua empresa?

Antes de finalizar, é importante compreender que, para ter uma implementação bem-feita do Google Cloud Storage, é preciso procurar uma empresa especializada nesse tipo de procedimento. Esse cuidado é necessário para utilizar a plataforma corretamente.

Com este artigo você aprendeu o que é Cloud Storage e por que deve implantá-lo na sua empresa. Vale ressaltar que estamos nos referindo a um serviço da Google, uma das maiores corporações do planeta. Além disso, a tecnologia, a inovação e a qualidade estão acima de todos os outros fatores, por isso, são difíceis de serem ultrapassados pela concorrência. 

Gostou deste post? Se você quiser entender mais como armazenar os seus dados com o Google Cloud Storage, entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo e sanar todas as suas dúvidas! 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This