Atualmente, com as agendas telefônicas em nossos Smartphones permitindo que tenhamos acesso aos contatos de qualquer lugar, não precisamos mais ficar decorando os números para nos comunicar com as pessoas. E isso ocorre independentemente de ser na vida pessoal ou profissional, ou seja, no mundo corporativo ter essa lista de contatos é importante para realizar a gestão de relacionamento com o cliente.

Entretanto, a cada dia são necessárias mais informações para continuar com a carteira de clientes cheia de consumidores satisfeitos. É possível fazer isso em sua empresa de uma forma eficaz, somente usando o CRM — Customer Relationship Management. Quer saber como? Leia nosso post até o fim e confira!

Entendendo o CRM

Um software de gerenciamento de relacionamento com o cliente é uma ferramenta para organizar suas informações de contato e gerenciar seu relacionamento com os consumidores atuais e futuros. É uma ferramenta de grande importância para que a sua empresa continue crescendo e abandone de vez os processos manuais e obsoletos, que possuem difícil atualização e manutenção.

Um CRM eficaz organiza os dados e contatos em tempo real, acelera e simplifica o processo de atendimento ao cliente e de vendas, fornecendo uma visão abrangente e organizada dos antigos consumidores e dos leads.

Antes um luxo reservado somente para grandes empresas, os pacotes de software CRM caíram em preço e escala à medida que migraram para aplicativos hospedados ou soluções SaaS — Software as a Service, ou Software como Serviço. Isso tornou o CRM disponível para um número crescente de firmas de pequeno e médio porte.

Utilizando a gestão de relacionamento do cliente

Utilizar CRM é a chave para que seu negócio continue um sucesso, mas, não basta gastar muito em uma solução extremamente complexa se sua organização não tiver domínio de seus processos. Existem algumas dicas de ouro para que esse sucesso aconteça, vamos conferir agora.

Registre somente o que interessa

Inserir o máximo de informação possível sobre seus clientes no banco de dados é a maior premissa. Afinal, essas informações são usadas em toda a organização, incluindo iniciativa de campanhas, atendimento ao cliente, marketing etc.

O que você não pode arriscar é ter informações imprecisas ou obsoletas, sendo imprescindível que tudo seja sempre atualizado — de preferência, em tempo real. Sendo assim, um banco de dados retificado, inevitavelmente, aumenta os resultados obtidos com o software CRM.

Adote as melhores práticas de CRM

Muitas empresas lutam quando se trata de obter o ROI desejado por meio da implementação de CRM. É crucial treinar a equipe para alimentar um banco de dados com qualidade e sincronismo, adotando as melhores práticas do mercado.

Esse conceito é parte de uma estratégia de longo prazo que exige que você conheça a tecnologia a fundo para liberar seu verdadeiro potencial.

Fidelize seus clientes

Um sonho para a gerência de vendas e marketing é ter total previsibilidade de vendas — tarefa árdua e com necessidade de muita criatividade. No entanto, a equipe de vendas pode ficar mais tranquila se utilizar o CRM para aumentar a taxa de previsibilidade, gerando um relacionamento com os clientes na pós-venda.

Crie campanhas fantásticas

É possível criar campanhas que ofertem determinado serviço, desconto ou, até mesmo, pacotes de benefícios direcionados a cada público específico dentro de sua base de dados. Esse conjunto específico faz parte da segmentação dos clientes, que os separa em grupos que atendem um conjunto determinado de critérios.

O software CRM é usado para registrar os detalhes da campanha, as respostas dos clientes e a análise realizada como parte da campanha.

Conquistando novos clientes

Existem ferramentas para lidar com os novos clientes, automatizando os fluxos de trabalho e auxiliando no aumento das vendas, como:

  • enviar automaticamente um e-mail para um lead no dia seguinte;
  • ao clicar em um link de um e-mail de marketing que você enviou;
  • marcar um lead como interessado depois que ele abrir quatro de seus e-mails, notificando sua equipe que é hora do toque pessoal.

Além disso, esses aplicativos podem ajudá-lo a fechar sua próxima venda rapidamente.

Perceba quais clientes produzem mais lucro

Ao analisar os comportamentos de compra e outros dados do cliente, sua empresa pode entender melhor quem são seus melhores consumidores. Você pode diferenciá-los entre os que fornecem as margens de lucro mais altas e aqueles que simplesmente geram mais receita. Também é possível usar essas informações para fornecer a eles um tipo ou nível de atendimento melhor.

Analise padrões de compra

Um melhor entendimento dos padrões de compra dos clientes pode, mais uma vez, ajudá-lo a identificar possíveis clientes de alto valor para que você possa aproveitar ao máximo suas oportunidades de vendas com esses consumidores.

Maximize os lucros por cliente

Dados recolhidos do sistema de CRM podem ajudá-lo a reduzir o custo de venda a determinados clientes e a aumentar os lucros dessas interações.

Compreendendo onde o CRM pode atuar

Ao seguir essas dicas para enfatizar adequadamente não apenas o programa de CRM, mas, também, a aplicação ideal em todas as funções de vendas, atendimento ao cliente e até mesmo nas funções de BackOffice, você conseguirá aproveitar ao máximo seu sistema. Veja algumas aplicações:

  • marketing: é onde são definidas as campanhas, segmentações, relatórios gerenciais e de produtividade;

  • vendas: é a parte responsável pelo gerenciamento da força de vendas, seja para a equipe interna ou em campo — os dados do CRM devem estar sincronizados e atualizados;

  • atendimento e pós-vendas: deve conseguir realizar o atendimento ao cliente para suporte, reclamações e para a empresa solicitar feedback no pós-venda.

As pequenas e grandes organizações precisam enfrentar o desafio de conquistar novos clientes e manter esse relacionamento cada vez mais fortalecido. Vimos, neste post, um breve conceito do que é CRM, sua importância e diversas maneiras de utilizar as soluções. A TI disponibiliza muitas ferramentas e, inclusive, atualmente existem muitas empresas especializadas em CRM.

Para que você possua a melhor gestão de relacionamento com o cliente, entre em contato com a Multiedro! Ficaremos felizes em explicar maiores detalhes das nossas soluções para que você encontre a ideal para o seu negócio.