A satisfação do cliente tornou-se foco principal das empresas no cenário mercadológico atual, independentemente do seu ramo ou porte. O cliente ocupa o topo da pirâmide, sendo seguido de uma equipe de vendas pronta a auxiliar. O primeiro passo para atender às suas expectativas é quando identificamos seu comportamento.

Se você é dono de uma microempresa e acredita que o controle seja eficiente apenas para grandes corporações, este post mostrará que você poder estar equivocado. Existem inúmeras opções para auxiliar sua empresa no processo de relacionamento e fidelização do cliente.

Conheça as vantagens de utilizar ferramentas como o CRM em empresas de pequeno porte, entenda o seu conceito e como implementá-lo!

O que é CRM?

CRM é a abreviação de Customer Relationship Management — uma ferramenta que auxilia na gestão de clientes dentro de uma organização e promove o armazenamento de todo o seu histórico desde o primeiro atendimento, até o cadastramento e a continuidade da parceria.

Contar com uma estratégia como o CRM possibilita que a empresa trabalhe sempre à frente do cliente, identificando suas necessidades, podendo atendê-lo de maneira mais eficiente com soluções rápidas e personalizadas.

Outra possibilidade inteligente é permitir que a equipe atue de forma sinérgica e colaborativa, pois todos os setores terão acesso às informações do cliente, fazendo com que haja mais integração e precisão nos atendimentos.

Quais são as vantagens de utilizar o CRM?

O CRM em empresas de pequeno porte apresenta vantagens importantes que podem alicerçar o crescimento e a expansão. Quando bem aplicado, canaliza os esforços para o encantamento do cliente e controla os processos burocráticos, minimizando o risco de erro.

Conheça algumas vantagens do CRM em empresas de pequeno porte!

Agilidade no atendimento

Com o armazenamento de todo o histórico do cliente, evita-se a perda de tempo com a busca de informações sobre visitas e agendamentos anteriores, além de minimizar o tempo gasto com a coleta de dados.

Redução de papeis

Com os processos em papel chegando próximo do fim, você poderá pensar em implantar um CRM online e em nuvem — cloud —reduzindo os arquivos e a preocupação da empresa com manutenção de um espaço físico para este fim.

Melhoria na performance da equipe de vendas

Qualquer colaborador da equipe terá acesso às informações e o cliente não precisará aguardar quem o atendeu para realizar novo atendimento. Também a equipe de vendas poderá se sentir mais motivada por poder contar com as informações armazenadas de forma organizada, prática e ágil.

Auxilio na tomada de decisão

Com informações agrupadas e com fácil acesso a elas, é possível mensurar o rendimento da empresa — qualitativa e quantitativamente — auxiliando para uma tomada de decisão mais simples e eficiente.

Como funciona o CRM?

Vimos que o CRM em empresas de pequeno porte tem utilidade válida para qualquer tipo de organização. Entenda algumas de suas funcionalidades!

Funcionamento em nuvem

Não é mais necessário baixar programas em seu computador para acessar a ferramenta, todo o processo é feito online e pode ser compartilhado com toda a sua equipe.

A melhor das funcionalidades é que com o armazenamento em nuvem o acesso não fica restrito à mesa de trabalho ou a um determinado setor. Todas as informações poderão ser acessadas de qualquer equipamento ou espaço que possuir internet.

Automatização de tarefas

Chega de desperdiçar tempo! O CRM automatiza as tarefas corriqueiras para que você possa se dedicar a tarefas mais relevantes. Empresas em que o setor de vendas precisa realizar ligações para clientes conseguem organizar os contatos utilizando essa estratégia.

Embora pareça uma agenda eletrônica, o CRM permite que as empresas trabalhem de forma mais integrada e próxima ao cliente, com acesso rápido ao seu perfil, geração de relatórios, agendamento de tarefas e lembretes de atividades.

Cada segmento necessita de um software específico e deve encontrar o melhor para atendê-lo. Empresas menores podem começar com soluções simplificadas e evoluir na medida da expansão.

O que você achou sobre o CRM em empresas de pequeno porte? Essa pode ser uma solução para a sua empresa? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Entenda a importância do CRM para o gerenciamento de clientes” e torne-se um especialista no assunto!