A perda de arquivos virtuais importantes é bastante frustrante, além de comprometer estratégias comerciais quando o fato ocorre em ambientes corporativos. Mas a boa notícia é que existem diferentes meios para realizar a recuperação de dados. Neste post, conheceremos alguns deles.
A perda ocorre tanto pela exclusão, intencional ou não, como por más condições dos computadores e dos dispositivos utilizados para o armazenamento das informações. Algumas soluções combatem diretamente o problema, como a utilização de backups na nuvem. Sem mais demora, apresentaremos meios para resguardar devidamente seus arquivos!
Use a restauração do sistema
Existem softwares gratuitos para a recuperação de dados. Porém, se você não deseja instalar outro programa em sua máquina, pode restaurar o arquivo perdido a partir de um procedimento que acessa uma versão anterior do documento.
Essas versões são cópias de sombra de arquivos e pastas que o seu sistema operacional salva para estabelecer um ponto específico de restauração. No Windows 10, basta buscar a opção “Restaurar o PC”. Em versões anteriores, procure por “Backup e Restauração”.
Após encontrar o comando, procure a opção “Voltar para a versão anterior”. Assim, será possível escolher uma data anterior à perda e buscar novamente os arquivos. Já no Mac, o usuário deve procurar o sistema oficial de backup, já integrado à máquina e conhecido como Time Machine
Não grave nenhum arquivo novo
Quando for identificada a necessidade de recuperação, não grave nenhum arquivo novo, principalmente nos dispositivos nos quais estavam armazenados os dados perdidos. Isso porque o HD externo ou o pen drive pode estar infectado com vírus, sendo repassado ao que for salvo posteriormente.
Se a perda dos arquivos ocorrer diretamente em um desktop ou notebook, é melhor remover o HD interno e inseri-lo em outro computador para aumentar as suas chances de recuperação. No entanto, antes de tudo, faça uma varredura para evitar vírus e instalação involuntária de malwares.
Faça o backup
Quem se dedica à recuperação dos dados geralmente o faz por não ter guardado uma cópia segura desses arquivos. Para evitar que isso ocorra novamente, uma ótima medida é investir em um serviço de backup na nuvem.
Desse modo, você se livra da dependência de dispositivos móveis, que estão sempre sujeitos a defeitos e ataques de vírus. O backup realizado diretamente na nuvem conta com agendamento e rotinas prontas para salvamento automático. Além disso, é possível manter um histórico com versões de arquivos modificados.
Use o Google Vault
O Vault é uma ferramenta do G Suite, robusto conjunto de aplicações do Google. Com ele, é possível reter, armazenar arquivos e pesquisá-los de forma otimizada. Além disso, os dados ficam guardados até 30 dias após a perda.
O Google Vault é inteiramente baseado na web, dispensando a instalação de softwares auxiliares. Ele é compatível com mensagens do Gmail, conversas e gravações no Hangouts e arquivos no Drive. Para contar com o serviço, basta adquirir uma das seguintes edições:
- G Suite Enterprise;
- G Suite Business;
- G Suite for Education;
- Drive Enterprise.
Por fim, é possível definir regras de retenção para controlar por quanto tempo os dados podem ficar retidos antes de serem definitivamente removidos das contas dos usuários. Você poderá aplicar guardas para preservar documentos de forma permanente — algo especialmente importante para quem precisa respeitar obrigações jurídicas.
Como pudemos ver, perder informações virtuais não é, necessariamente, o fim da linha, pois existem boas ferramentas dedicadas à recuperação de dados. Porém, é essencial buscar um serviço de armazenamento na nuvem para que as rotinas de backup sejam realizadas de forma automática, garantindo a integridade dos seus arquivos e documentos.
Gostou do artigo? Então, continue conosco e leia mais sobre como adequar a sua nuvem às leis de proteção de dados!