6 erros de produtividade que impedem o negócio de fluir

6 minutos para ler

A produtividade dos colaboradores pode ser afetada por diversos fatores, por exemplo, liderança, capacitações, cooperação, organização, ambiente e muito mais. As equipes podem ter dificuldades para eliminar falhas que atrapalham sua eficiência. Muitas delas decorrem de deficiência na comunicação interna, falta de treinamentos, realização de atividades manuais e uso de sistemas obsoletos.

Existem processos que precisam ser melhorados para evitar retrabalhos, e os profissionais de TI precisam estar preparados para lidar com as mais variadas questões. Neste post, vamos falar sobre a importância de os gestores estarem sempre atentos aos níveis de produção das empresas e listar os principais erros de produtividade que atrapalham os empreendimentos.

Gostaria de adotar as melhores alternativas para otimizar o desempenho organizacional? Continue a leitura deste artigo!

Compreenda a importância de estar atento à produtividade

É essencial prestar atenção e ter controle de produtividade da empresa porque o mercado está mais competitivo a cada dia que passa. Os clientes estão exigentes e os prazos precisam ser atendidos com pontualidade para não sofrer prejuízos e perder oportunidades de negócios. Desse modo, o gerenciamento da produção é fundamental para que a organização seja bem-sucedida.

Os gestores mais atentos conseguem aumentar a produtividade criando estratégias inovadoras, investindo em equipamentos atualizados, contratando profissionais qualificados e capacitando os seus times. O desempenho eficiente das equipes confere credibilidade aos negócios e ajuda a superar a concorrência acirrada.

Confira os principais erros de produtividade das empresas

A crise econômica atingiu todos os segmentos do mercado e reduziu os lucros dos negócios de forma significativa. No Brasil, a situação se agravou ainda mais em virtude da instabilidade política.

As pessoas modificaram seus comportamentos e diminuíram o consumo. Diante disso, os gestores tiveram que reparar falhas e eliminar vícios. Observe alguns erros que precisam ser evitados!

1. Falhas na comunicação interna

A comunicação entre os colaboradores é essencial para obter excelentes resultados. Se houver falhas nessa área, a produtividade é impactada de modo negativo porque informações relevantes são perdidas pelas equipes. Dados importantes passam despercebidos, pois há uma sobrecarga nas coletas, processamentos e armazenamentos.

Os erros podem ser evitados com o uso de ferramentas de comunicação que se adaptam à realidade do negócio e ajudam a contornar as dificuldades. Além do acesso às tecnologias, as empresas precisam investir em capacitação para que os funcionários dominem os recursos e atendam ao tempo de resposta preestabelecido. As soluções tecnológicas evitam situações que prejudicam o desenvolvimento das atividades.

2. Processos não padronizados

Padronizar os processos é indispensável para melhorar a produtividade em um empreendimento de pequeno, médio ou grande porte. Sem um padrão para ser seguido, os colaboradores realizarão as mesmas tarefas de maneira diferente, mas poderão perder tempo, apesar de conquistar os resultados almejados. As equipes vão desperdiçar energia tentando sanar dúvidas, solucionar imprevistos e complicações.

A falta de padronização dos procedimentos pode gerar atrasos nas entregas, os quais deixarão clientes e parceiros insatisfeitos. Por esse motivo, é extremamente relevante mapear todos os processos do empreendimento e estabelecer padrões a serem seguidos na execução das atividades. Esse cuidado ajudará o gestor a identificar adversidades, realizar ações corretivas e contornar os problemas com agilidade.

3. Falta de investimento em soluções tecnológicas

As tecnologias são ótimas aliadas do gerenciamento da produtividade no mundo dos negócios. Você pode obter vantagens utilizando dispositivos móveis, sistemas integrados, aplicativos e plataformas que tornam o dia a dia mais simples.

As soluções tecnológicas podem auxiliar as equipes com redução dos custos, eliminação de desperdícios, automatização das tarefas e organização de processos. As inovações facilitam o estabelecimento da comunicação dinâmica e eficiente, bem como o gerenciamento eficaz de grandes volumes de informação.

Por outro lado, a tecnologia fornece dados em tempo real e favorece uma visão mais aprofundada das operações da empresa. Ela pode ser usada para fazer treinamentos e videoconferências com os colaboradores, compartilhar vídeos, aulas, palestras, notícias e e-books, por meio de tablets e celulares.

4. Falta de planejamento

Os planejamentos estratégicos fazem parte dos mais variados cenários empresariais. Eles são um plano que aponta com clareza os objetivos do negócio, revela os pontos fracos e fortes, bem como as oportunidades disponíveis no mercado. Esses documentos são usados como base para a elaboração dos planos de ações que são necessários para que a organização consiga atingir as suas metas.

Um planejamento registra as estratégias criadas pelos gestores para aumentar a produtividade dos times. Sua ausência afeta o desempenho dos colaboradores, deixa as empresas expostas às dificuldades provenientes de crises, dificulta seu crescimento saudável e impede a visualização dos problemas internos. A falta de um documento bem elaborado gera prejuízos e eleva os custos.

5. Ausência de monitoramento

A falta de monitoramento contínuo das atividades produz efeitos negativos e está entre os grande erros de produtividade, já que impossibilita a avaliação de resultados e o acompanhamento da evolução das atividades. Os gestores que não conseguem monitorar suas equipes são impedidos de utilizar o planejamento estratégico ou de medir o desempenho dos departamentos, e encontram entraves para a identificação de problemas corriqueiros.

O monitoramento de uma empresa depende do uso de indicadores de desempenho que transformam informações em conhecimentos. Os KPIs promovem uma visão mais abrangente dos negócios, permite a realização de previsões, ajustes e projeções para o futuro. Com eles, as tomadas de decisões são mais ágeis, inteligentes e efetivas. A gestão de dados facilita o entendimento dos líderes e é uma ferramenta fundamental.

6. Clima organizacional prejudicial

O clima do local de trabalho influencia a produtividade dos colaboradores. Se eles se sentirem motivados, terão um rendimento maior. Caso os gestores pensem apenas em dar ordens e deixem de ouvir suas equipes, seus integrantes não se sentirão confortáveis para colaborar, oferecer ideias, fornecer opiniões e expressar seus pontos de vista.

Porém, as sugestões dos colaboradores são cruciais para ter uma boa produção em qualquer ambiente. Afinal, são eles que utilizam as tecnologias e fazem as tarefas essenciais ao desenvolvimento do negócio. Crie uma cultura de feedbacks para melhorar o desempenho dos times e evitar que eles cometam sempre as mesmas falhas. Líderes precisam saber criticar e elogiar.

Esses são os 6 erros de produtividade que impedem o negócio de fluir! Saiba que é muito importante o gestor identificar as principais falhas que atrapalham a produção das empresas para adotar as melhores alternativas e otimizar o desempenho organizacional. A decisão certa poderá aumentar a lucratividade e conferir competitividade aos empreendimentos.

Quer saber mais sobre as possibilidades de aprimorar o desempenho dos seus colaboradores? Entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This