Entenda aqui como melhorar videoconferência na sua empresa!

6 minutos para ler

A tecnologia atual já proporciona um grande conforto para as empresas e colaboradores, possibilitando a criação de reuniões remotas tão eficientes quanto as presenciais. Isso é um grande benefício para quem não pode comparecer fisicamente à organização ou está trabalhando na modalidade home office.

Tal prática é fundamental para reduzir custos com reuniões presenciais, eliminando uma série de despesas que podem comprometer o orçamento da empresa. Por isso, saber como melhorar sua videoconferência é muito importante para trazer uma excelente experiência aos participantes e assegurar que todas as informações serão compartilhadas com sucesso.

Neste artigo, separamos as melhores práticas para você garantir a qualidade de sua videoconferência e alcançar ótimos resultados com essa prática. Confira!

Como melhorar a videoconferência da empresa?

As conferências virtuais se tornaram uma peça central nas empresas. Elas são fundamentais para fortalecer a comunicação no ambiente corporativo, possibilitando alinhar as equipes com os objetivos da organização e trazer o sentimento de pertencimento aos colaboradores.

Diferentemente das conferências presenciais, elas permitem reduzir de maneira significativa os custos e auxiliam na otimização e economia de tempo. Com uma videoconferência, é possível alcançar ganhos importantes em produtividade e trazer um ótimo diferencial competitivo à empresa.

A alta mobilidade que esse recurso traz aos participantes, possibilitando que os usuários compartilhem arquivos e documentos remotamente durante as reuniões é crucial para os resultados das empresas. Portanto, é fundamental entender como melhorar a videoconferência para alcançar a excelência da qual sua organização se orgulha.

Existem diferentes formas para você alcançar esse resultado, como o investimento no ambiente onde será realizada a videoconferência e na conexão à internet. Confira nossas dicas e melhore a qualidade das suas reuniões digitais!

Invista na iluminação dos ambientes

Quem trabalha com audiovisual sabe muito bem dos impactos da iluminação na qualidade do vídeo. Por isso, para melhorar as suas reuniões virtuais e alcançar um excelente resultado, é fundamental considerar o ambiente que você irá usar para participar da transmissão.

A melhor solução para alcançar um bom resultado é focar a fonte de luz à sua frente. Isso permite que a câmera capte melhor a sua imagem, evitando escuridões em partes do seu corpo que podem prejudicar a qualidade da videoconferência. Outra dica é não ficar de costas para as janelas.

Isso evita que a iluminação externa prejudique a qualidade da sua transmissão, possibilitando uma imagem mais nítida e clara durante a videoconferência. Na realidade, quanto mais longe de uma janela você puder ficar, melhor. Assim, além de não ter problemas com a claridade, você também reduz os ruídos externos que podem atrapalhar os demais participantes durante uma reunião.

Verifique a estabilidade da sua conexão à Internet

Hoje, vivemos em um mundo extremamente conectado. Por isso, temos diversos recursos para ligar nossos dispositivos à rede mundial de computadores, como o wi-fi e planos de dados. Porém, para melhorar sua videoconferência e assegurar uma qualidade superior durante as reuniões, é preciso se certificar de um ponto muito importante: sua conexão com a Internet.

Para isso, verifique a estabilidade da conexão da empresa e se certifique de que está adequada para suportar uma videoconferência. Existem diferentes sites que possibilitam avaliar a velocidade de sua Internet e garantir um bom resultado durante as reuniões. Caso sua operadora esteja indisponível ou sua conexão sofra com quedas constantes, o melhor é encontrar outra forma de participar da videoconferência.

O Google Meet é uma excelente ferramenta para reuniões virtuais, que possibilita o acesso de participantes mesmo sem acesso à Internet. Essa solução gera um número de discagem para que o participante consiga acessar as reuniões por voz, possibilitando até mesmo gravar as conversas para acessos posteriores.

Mantenha uma boa imagem

No ambiente profissional, a imagem é tudo. Por isso, mesmo que você esteja participando de uma videoconferência de casa, é fundamental que você esteja apresentável aos demais participantes. Tomar cuidado com sua aparência é importante, independentemente do ambiente onde você está se apresentando.

Além disso, outro ponto essencial para ficar de olho é o local da sua apresentação. Não deixe objetos bagunçados nos limites da câmera. Com esses cuidados, você poderá melhorar sua videoconferência e alcançar os benefícios que essa prática têm para as empresas.

Teste seus equipamentos antes de iniciar a videoconferência

Pode não parecer verdade, mas muitas pessoas se esquecem de testar seus equipamentos antes de iniciar uma reunião virtual. Apesar de ser relativamente raro, existe uma probabilidade de que essas peças apresentem algum erro durante a videoconferência.

Isso acaba impactando negativamente a experiência dos demais participantes — como atrasos e cancelamento do compromisso. Por isso, para melhorar sua videoconferência, procure sempre checar todos os equipamentos antes de iniciar as reuniões.

Assim, você poderá certificar que a câmera está funcionando e que seu microfone está captando o áudio perfeitamente. Além disso, ressaltamos a importância de conferir a iluminação, escolher um local com poucos ruídos externos e conferir a estabilidade de sua internet.

Conte com a melhor ferramenta para videoconferência

Uma das melhores formas de melhorar suas reuniões virtuais é por meio de uma excelente ferramenta de videoconferência. Contar com uma solução eficiente é o meio mais garantido de trazer uma experiência satisfatória para os participantes e possibilitar uma transmissão de qualidade.

O Meet é uma ferramenta desenvolvida pelo Google que traz excelentes funções para os usuários desenvolverem suas reuniões com sucesso. Sua integração ao pacote de produtividade Workspace traz incríveis benefícios, como o Agenda para organizar os compromissos, o Drive para armazenamento em nuvem e o Slides, para criar apresentações mais profissionais.

Com o Meet, é possível criar videoconferências com 100 participantes em sua versão gratuita, chegando até 250 pessoas em seus planos pagos. Nele, é possível compartilhar a tela para ilustrar melhor as ideias transmitidas durante a reunião, além do chat destinado à troca rápida de mensagens entre os usuários.

Pronto! Esperamos que você tenha entendido como melhorar sua videoconferência com sucesso. Lembre-se de que a tecnologia é uma grande aliada para potencializar seus esforços e otimizar seus resultados. O Workspace traz uma série de ferramentas essenciais para as empresas, trazendo um desempenho superior para a sua rotina de trabalho.

Interessou-se em melhorar seus resultados? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e veja como podemos ajudar!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This