Alcançar as metas é um dos grandes objetivos das organizações. Para que isso ocorra, é preciso que os gestores estejam atentos a alguns fatores que englobam várias áreas e recursos. Um dos pontos que é negligenciado, mas que deveriam ter atenção especial são as métricas de produtividade, que revelam os pontos que merecem maior atenção.
Quer conhecer sobre elas e saber quais são as vantagens de adotá-las na sua empresa? Continue a leitura!
Por que adotar métricas de produtividade?
É comum que os gestores tomem decisões relacionadas à sua equipe somente com base em percepções pessoais e suposições. Então, muitas vezes, os colaboradores não entregam o resultado esperado, e as intervenções feitas pela direção são incorretas, por não saber exatamente de onde vem a falta de produtividade.
Para evitar que problemas como este ocorram, é que existem os indicadores de desempenho. Eles permitem que a empresa visualize a performance de sua equipe, por dados e parâmetros confiáveis. Assim, as análises são mais precisas, o que faz com que os planos de ação adotados sejam os corretos.
Quais são as principais métricas de produtividade?
1. Taxa de conversão
A taxa de conversão mostra, entre as pessoas que se interessaram por seu produto/serviço, qual é a porcentagem que realmente efetuou a compra. Por exemplo: a empresa entrega um serviço gratuito para 100 leads de sua carteira de clientes, mas somente 10 efetuam a compra de outro serviço. Isso significa que a taxa de conversão é de 10%.
Com isso, cabe aos gestores decidir se a taxa de conversão está dentro do esperado ou se vão precisar adaptar a estratégia de marketing e vendas. Vale ressaltar que cada empresa vai adaptar o cálculo para a sua realidade, então, pode se basear em algum fator diferente do citado aqui — que foi o serviço gratuito.
2. NPS (Net Promoter Score)
Essa metodologia visa avaliar o nível de satisfação dos clientes atendidos pela empresa. O NPS utiliza uma escala de resposta de 0 a 10, para entender o quanto o cliente recomendaria o serviço/produto para algum amigo e o motivo da nota. Assim, os respondentes são divididos entre:
- promotores — nota 9 ou 10;
- neutros — nota 7 ou 8;
- detratores — nota 0 a 6.
Entende-se que os clientes promotores vão atrair novas pessoas para a empresa, enquanto que, por outro lado, os detratores podem prejudicar a imagem da organização. Por isso, para os cálculos, são ignoradas as respostas dos clientes neutros. Sendo assim, a fórmula utilizada é: [porcentagem de clientes promotores] – [porcentagem de clientes detratores]. Quanto mais o resultado for próximo a 100, mais satisfatória foram as respostas.
3. Indicador de capacidade
Ele indica o quanto a empresa ou cada pessoa individualmente consegue produzir em relação a algum parâmetro predeterminado. Dessa forma, as metas vão ser focadas nesta capacidade e a empresa vai conseguir visualizar momentos nos quais ocorram irregularidades, como uma queda na produção.
Existem muitas possibilidades de trabalhar com este indicador. Algumas métricas usadas nele são:
- número de produtos produzidos em um dia;
- número de produtos vendidos mensalmente por um colaborador;
- total de clientes atendidos por dia.
Quais são as vantagens de utilizar as métricas?
Gerir a empresa com base em dados é muito mais seguro e garante melhores resultados. As métricas de produtividade apresentam aos gestores quais são os problemas que merecem maior atenção. Assim, os pontos fortes serão valorizados e a equipe vai estar voltada a encontrar planos de ação para os pontos fracos.
Ao mesmo tempo, os processos são otimizados, tendo em vista que se sabe quais etapas devem ser reestruturadas para alcançar entregas melhores e com o menor custo possível. Além disso, os colaboradores podem ter o seu potencial explorado da melhor maneira, principalmente, em momentos de reestruturação organizacional. Isso, porque as métricas revelam sobre as habilidades e o perfil de cada profissional.
As métricas de produtividade são ideais para as empresas que desejam crescer e se destacar no mercado. Elas dão o embasamento para a definição e correção das estratégias, pois mostra o que não está adequado e que deve ser modificado para que a empresa tenha resultados melhores.
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