Aprenda 8 dicas práticas para modernizar infraestrutura de TI!

7 minutos para ler

Um planejamento de crescimento deve considerar diferentes fatores dentro da empresa, principalmente em relação à inovação. Para se manter competitivo e relevante, os gestores devem entender que modernizar a infraestrutura de TI é um investimento indispensável para alcançar resultados mais expressivos.

Existe uma carência em relação à infraestrutura de TI que torna essa situação em um problema muito alarmante para o cenário nacional. É muito comum que as atualizações nessa área sejam feitas de forma lenta e cumulativa. A falta de maturidade sobre esse assunto acaba trazendo sérias consequências negativas às empresas, como gastos excessivos com manutenção, sistemas fora do ar, entre outros.

Pensando na importância desse assunto, conheça 8 dicas práticas para você modernizar sua infraestrutura de TI e melhorar seus resultados!

1. Refaça o inventário

A falta de organização na empresa pode ser muito prejudicial aos resultados alcançados. Por isso, para modernizar a infraestrutura de TI, é essencial que os gestores busquem um planejamento eficiente para delimitar um ponto de partida ao investir no setor.

O inventário é o começo ideal para desenvolver qualquer mudança para o empreendimento. Ao refazê-lo, você terá meios eficientes de conhecer todos os ativos de rede e conseguir fazer um mapeamento completo da empresa.

Assim, é possível destacar com eficiência o nível de complexidade e a variedade de cada um dos itens. Com isso, é possível identificar diversos recursos ociosos e subutilizados que podem fazer parte da infraestrutura. Por isso, esse processo deve ser contínuo e interminável, tornando-se parte da rotina da organização.

2. Invista na automação

automação já é um processo extremamente necessário em diferentes áreas das empresas. O investimento em um sistema de gestão é essencial para modernizar a infraestrutura de TI e trazer resultados melhores à empresa.

Esse recurso é indispensável para as empresas, já que ele permite automatizar o monitoramento da infraestrutura de TI, além de realizar a medição e análise sobre o uso dos ativos do setor. O segredo da eficiência desse investimento está justamente na integração de serviços, soluções e dispositivos em uma única interface.

3. Otimize o ambiente físico

Para modernizar a infraestrutura de TI e aumentar sua eficiência, é necessário pensar como o ambiente físico da sua empresa impacta no seu desempenho. A disposição do espaço — seja ele real ou virtual — pode impactar diretamente nesse aspecto, influenciando os gastos com manutenção e nos resultados alcançados.

Por isso, o espaço físico deve ser adequado aos equipamentos. Como eles ocupam uma área considerável, o investimento na virtualização desses aparelhos pode ser essencial para reduzir a ocupação e liberar espaço.

4. Identifique os gargalos

Gargalos operacionais podem comprometer toda sua operação. Por isso, a modernização exige dos gestores um controle mais eficiente sobre esse aspecto para alcançar resultados mais expressivos para a empresa.

Refazer o inventário se mostra novamente necessário para modernizar sua infraestrutura. Por meio dessa etapa é possível identificar gargalos que podem prejudicar seus resultados. Para isso, as empresas podem desenvolver ferramentas e processos para auxiliá-las com a gestão de redes e operações, otimizar o espaço físico dos equipamentos, entre outros pontos.

5. Aposte na integração e no gerenciamento de riscos

Os profissionais do setor de TI são responsáveis por controlar os ativos tecnológicos e por realizar o gerenciamento de riscos decorrentes do uso de tecnologias. Há uma busca constante por novas soluções e os investimentos podem ser altos para a modernização dos sistemas.

Para evitar as ameaças, os gestores precisam ter uma visão completa da infraestrutura e utilizar esse conhecimento para aumentar a segurança das empresas. Por este motivo, é importante investir na integração da TI e na automação dos processos. Procure integrar todos os serviços, dispositivos e soluções em um único local.

Use ferramenta de automação para monitorar a infraestrutura de TI, realizar medições e analisar o uso dos ativos. Isso pode ser facilitado com o uso de um bom sistema de gestão que poderá ser terceirizado. A integração ajudará a realizar investimentos certeiros e a racionalizar a modernização do parque tecnológico.

6. Otimize o espaço lógico

Um dos objetivos da modernização de TI é obter maior eficiência dos equipamentos e tecnologias. Saiba que é possível otimizar o espaço lógico ou virtual da empresa para conseguir melhorar o desempenho dos times. Afinal, estamos na era da transformação digital e todos os dias cresce o número de arquivos e informações que precisam ser armazenados.

O ambiente virtual necessita de cuidados. Para ganhar velocidade e melhorar a performance no uso de dados para a execução de tarefas, é fundamental investir em soluções de processamento e armazenamento. Os gerentes de TI devem priorizar o aproveitamento dos recursos computacionais, aprimorar a arquitetura e hierarquizar as informações.

7. Racionalize o parque tecnológico

Os parques tecnológicos exigem investimentos constantes com a aquisição de novos equipamentos, manutenção, atualização etc. Uma ótima solução para eliminar esses gastos é a locação dos computadores usados pela empresa. Com ela, os gestores conseguem modernizar a infraestrutura de TI sem exigir altas somas em dinheiro.

As empresas mais flexíveis são as que se tornam mais competitivas porque se inserem com facilidade no cenário digital. Aposte na automação, integração e modernização do parque tecnológico e obtenha mais controle de gestão ao contratar serviços que complementam a aquisição de inovações tecnológicas. Acompanhe as tendências para superar os concorrentes, ganhar agilidade e credibilidade no mercado.

Use sistemas e softwares que ofereçam versatilidade, diminuam o trabalho de gerenciamento e sejam compatíveis com as tarefas a serem executadas diariamente. Conte com suporte na nuvem para obter mais vantagens, utilize e monitore os ativos tecnológicos, elimine o retrabalho e evite a redundância em processos de conversão com a locação do parque tecnológico.

8. Conte com a ajuda de uma empresa especializada

Contrate uma empresa especializada em serviços de TI, como a Multiedro, que é integradora e desenvolvedora Cloud. Uma boa parceira ajudará a alavancar os benefícios e o poder da computação em nuvem, além de acelerar a adoção de soluções corporativas que atendam aos requisitos de disponibilidade e segurança, que são fundamentais para o sucesso de uma organização.

Procure uma parceira que atue no território nacional e que tenha um histórico de entrega de soluções tecnológicas com alto valor agregado e que comprove a implementação de projetos de missão crítica. Opte por uma empresa que disponibilize suporte e monitore de desempenho das tecnologias, bem como ofereça serviços personalizados para a sua área de atuação.

Pronto! Esperamos que nossas dicas sejam valiosas para você modernizar sua infraestrutura de TI e melhorar seus resultados! Esse processo é extremamente importante para aumentar sua competitividade e inteligência de mercado. Assim, será possível alcançar melhores resultados e assegurar sua excelência com o público.

Gostou? Não se esqueça de nos seguir no Facebook, LinkedIn, Instagram, YouTube e Twitter para acompanhar mais conteúdos como este!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This