O relacionamento é o ponto principal que acabou se tornando um divisor de águas para grande maioria das empresas no mercado. Por isso, para garantir a sobrevivência do negócio, é essencial contar com estratégias precisas que possibilitem ter destaque e alcançar resultados melhores. A Salesforce CRM é uma solução indispensável para organizações de pequeno, médio e grande porte que querem aprimorar os seus resultados e aumentar a lucratividade.
Conhecido também como Customer Relationship Management, o CRM consegue armazenar informações de consumidores atuais e potenciais para o negócio. Porém a plataforma não funciona apenas como uma lista de contatos, ela também reúne e integra diversas informações valiosas para atualizar as equipes de vendas e prepará-las com dados pessoais dos clientes, como o histórico e as preferências de consumo.
Por isso, separamos, neste texto, os diferentes tipos de CRM, os benefícios e as principais características dessa solução da Salesforce!
Quais são os tipos de CRM?
Antes de entender as características da Salesforce CRM, é preciso saber qual tipo é mais adequado às suas necessidades e ao seu orçamento. Dessa forma, quando pensamos em CRM, é necessário considerar que existem dois caminhos que as organizações podem seguir.
CRM Local
Esse tipo de CRM, também conhecido como On-Premise, é mantido em um servidor local dentro da empresa. Isso acaba exigindo uma manutenção periódica do sistema e dos equipamentos com uma equipe de TI própria.
Assim, é necessário instalar o software de CRM em um servidor ou em uma máquina para que seja usada com essa finalidade. A grande vantagem desse tipo de Customer Relationship Management é que, assim, as equipes de TI podem ter maior controle sobre os servidores. Porém exige um grande custo inicial para configuração e instalação.
Além disso, quedas de energia podem causar grandes atrasos no sistema, prejudicando todo o andamento dos processos em sua empresa.
CRM na nuvem
Já esse tipo de CRM é baseado em cloud computing. Assim, é possível afirmar que ele funciona completamente online e, por isso, não requer uma infraestrutura dedicada para manutenção dessa solução. Além disso, por causa das suas características na nuvem — com o gerenciamento realizado remotamente pela equipe de TI — ele também pode ser chamado de SaaS, ou software como serviço.
Dessa forma, com um CRM na nuvem, a sua equipe apenas precisa acessar a página de login por meio de um dispositivo conectado à internet a qualquer hora do dia, aonde for preciso. O grande benefício desse tipo de CRM é que ele é acessível 24 horas, 7 dias por semana.
Outro ponto de destaque é o investimento inicial, que é mínimo. Além disso, é possível cortar custos com manutenção de servidor e atualizações, já que tudo é realizado pela própria empresa provedora do serviço.
Mesmo que seja dependente de uma conexão ativa à internet, é possível sincronizar os dados offline, evitando maiores problemas caso a rede esteja indisponível.
Quais são os benefícios de um CRM?
A maior importância de um CRM é que ele é capaz de ajudar as empresas a dispensar processos já obsoletos e eliminar o esforço manual. Isso é um grande destaque para que os negócios tenham maior progressão e crescimento.
Isso, porque o sistema é capaz de organizar os contatos e as contas, tudo de forma prática e acessível. Por ser tudo realizado em tempo real, os empreendedores têm um processo de vendas muito mais rápido e simples.
O processo de passar leads para a sua equipe de vendas se torna muito mais rápido e fácil, sem a necessidade de lembretes ou planilhas. Com o CRM, cada membro do seu time pode ter acesso remoto a informações atualizadas sobre os seus clientes e as interações que eles tiveram com a empresa.
Também, é possível encontrar muito mais leads para a sua empresa, fechar mais negócios, reter clientes e expandir a sua rede de operações. Além disso, as conversas com o seu público se tornam mais pessoais, relevantes e atualizadas, possibilitando fidelizá-los com maior sucesso.
Quais são as características da Salesforce CRM?
A Salesforce é uma das principais fornecedoras de softwares de CRM em nuvem. Dessa forma, é possível redefinir a forma como as organizações se conectam com o seu público, aperfeiçoando a comunicação entre a marca e os clientes.
Dessa forma a Salesforce CRM é uma solução definitiva para a sua empresa, com uma série de características que são indispensáveis para o crescimento e expansão do seu negócio.
Gerenciamento de contatos
A CRM da Salesforce possibilita que os empreendedores tenham um gerenciamento de contatos simples e prático. Assim, é possível ter acesso a dados críticos dos seus clientes e ao histórico de interação deles com a sua empresa.
Com base nos dados sociais dos seus consumidores, é possível compreender melhor o comportamento específico do seu público em relação aos produtos e serviços que a sua empresa comercializa.
O gerenciamento de contatos baseado em nuvem possibilita o trabalho colaborativo. Desse modo, toda a sua equipe pode compartilhar as suas ideias e documentos para criar um ambiente de trabalho mais produtivo.
Outro ponto de destaque da Salesforce CRM é que ela permite rastrear a movimentação das transações com base em todos os dados de contato.
Gerenciamento de oportunidades
Um dos principais recursos da CRM providenciada pela Salesforce é o gerenciamento de oportunidades. Essa característica permite observar a linha de tempo das atividades dos seus clientes, descrevendo os vários estágios de um negócio específico para guiar a sua próxima jogada.
Além disso, é possível visualizar os detalhes críticos da linha do tempo das atividades junto com os concorrentes de segmento, possibilitando adaptar as suas estratégias da melhor forma possível para conquistar o seu lugar no mercado.
Einstein Analytics
O Einstein Analytics é indispensável para as empresas. Ele oferece uma alta inteligência de negócios, capaz de auxiliar nas vendas mais complicadas, além de disponibilizar dados sobre os serviços. Essa análise é bastante útil para conectar os usuários a nuvens de vendas, serviços e comunidades com painéis incorporados.
Ele dispõe, consistentemente, uma grande quantidade de dados e insights para a sua equipe e parceiros. A segurança dessas informações é a principal característica do Einstein, já que mais de 150 mil empresas compartilham dados constantemente, obtendo insights inteligentes para fechar negócios com essa ferramenta analítica.
Crescimento para pequenos e médios negócios
A Salesforce CRM oferece o Trailhead. Ele é capaz de orientar e expandir pequenas e médias empresas e startups. Esse aplicativo tem inteligência integrada, oferecendo os melhores serviços da categoria para os seus clientes. Assim, ao fornecer um panorama geral sobre o seu público, o Trailhead capta todos os dados gerados automaticamente dos e-mails, calendários e canais de suporte.
Existe um assistente de configuração que serve para responder as dúvidas dos clientes. Além disso, as startups podem usar o sistema para aprender com os tutoriais disponíveis no aplicativo. Outro ponto é que ele fornece detalhes sobre todos os produtos da Salesforce, incluindo o CRM.
Quais são casos de sucesso da Salesforce CRM?
Para consolidar a eficiência da Salesforce CRM, separamos alguns casos de sucesso para você acompanhar como essa solução ajudou empresas de diferentes tamanhos durante o processo de aperfeiçoar a satisfação do seu público.
Ifood
Gigante no setor de delivery de alimentos, o Ifood trazia no seu lançamento, em 2011, uma proposta inovadora: apresentar em um único ambiente, diversos cardápios de diferentes restaurantes. O sucesso do aplicativo é devido ao seu foco no atendimento aos clientes, com aproximadamente 4 milhões de pedidos mensais na plataforma e mais de 20 mil restaurantes parceiros.
As soluções adotadas pelo Ifood foram a Sales Cloud e Service Cloud, responsáveis pelas melhorias nos setores de suporte aos usuários e aos parceiros da marca.
Caloi
A marca de bicicletas mais popular no Brasil, com mais de 120 anos de tradição, precisou se reinventar na era digital para ver o crescimento do negócio. A Caloi precisou modernizar o seu sistema de relacionamento e vendas com o seu público e parceiros.
As soluções de Community Cloud e Sales Cloud foram responsáveis pela digitalização e integração de todos os processos e sistemas do departamento de marketing e vendas da empresa. Atualmente, a Caloi oferece uma plataforma para os seus consumidores corporativos, em que eles podem realizar consultas em tempo real sobre o inventário e o estoque da marca.
Pronto! Agora você conheceu as principais características do Salesforce CRM! É importante ressaltar que todos os processos internos da sua empresa podem ser muito mais eficientes caso você realize a integração a uma conta já usada por seu negócio, como o G Suite. Assim, é possível manter a sua base de dados já adquirida para complementar o funcionamento da sua CRM.
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