A transformação digital gerou mudanças consideráveis nos modelos de negócio e nos setores de TI das empresas. Conhecer um pouco mais sobre inovações pode ser interessante para o posicionamento da sua marca no mercado. Hoje em dia, as transações comerciais envolvem diversos atores, sistemas, tecnologias e partes interessadas. Assim, contar com o apoio de especialistas é uma estratégia sensata.
Um gestor de negócios deve acompanhar as tendências de TI para conseguir aplicá-las na realidade da empresa. As inovações do mercado deram força ao conceito de funil de vendas. Essa dinâmica fez com que o atendimento ao cliente se tornasse uma etapa cada vez mais relevante e crítica nos empreendimentos. Ficou interessado no assunto? Então conheça agora os desafios e as oportunidades da transformação digital para a área de TI. Venha comigo e boa leitura!
O que é transformação digital?
Trata-se da aplicação dos recursos de tecnologia em busca de melhores resultados. O intuito é aumentar as margens de lucro por meio das vantagens competitivas que a TI oferece. Para tanto, pode-se utilizar serviços de cloud computing e soluções de IaaS e SaaS. Existe um grande desafio, pois nem todos os modelos de negócio estão adaptados ao contexto da transformação digital. Desse modo, é preciso fomentar uma cultura de inovação que encoraje experimentações e testes de novas ferramentas.
Vale lembrar que a transformação digital integra as tecnologias em todas as áreas de um negócio. Com isso, mudam-se os processos internos e a entrega de valor aos clientes. Explorar um pouco mais sobre as ferramentas de trabalho colaborativo pode ser uma estratégia interessante. Essa dinâmica faz com que as áreas de TI desempenhem funções cada vez mais estratégicas e centralizadas. O ideal é que se redesenhem muitos fluxos de trabalho para alcançar benefícios inovadores e disruptivos.
Quais são os principais desafios e oportunidades da transformação digital?
Sabemos que a transformação digital é um fenômeno disruptivo e inovador. Conhecer um pouco mais sobre as soluções G Suite e Google Hire pode ser interessante para os profissionais de TI. Diante disso, os gestores de negócios precisam de uma postura ativa para lidar com os desafios e oportunidades que esse novo contexto representa. Veja nos próximos parágrafos 5 temas que merecem mais atenção das áreas de tecnologia.
1. Experiência de usuário
É possível melhorar a experiência do usuário com o apoio das tecnologias de cloud computing. Para tanto, é preciso mapear quais elementos do site da sua empresa mais afetam a navegabilidade. Detalhes como paleta de cores, tamanho das imagens, tipografia e janelas de pop-up podem ser decisivos no momento de uma compra online. Por isso, hospedar os seus sistemas internos em uma infraestrutura em nuvem é uma opção a se considerar.
O acompanhamento de leads também é interessante, visto que dessa forma é possível identificar quais pontos do site têm as maiores taxas de conversão. A gestão do relacionamento com os clientes é uma tarefa complexa. Assim, um sistema CRM pode automatizar muitas dessas tarefas e melhorar as experiências de compras dos usuários. Vale destacar que a jornada de compra dos consumidores vai muito além da simples venda de um item. Isso reforça a necessidade de investir em arquiteturas de TI acessíveis e escaláveis.
2. Segurança de dados
As informações representam ativos valiosos de qualquer modelo de negócios. Por isso, investir em segurança de dados é essencial para a continuidade da sua empresa no mercado. O monitoramento do tráfego de rede deve ser uma rotina fixa para que seus técnicos de TI consigam identificar e resolver eventuais problemas de conexão na rede. Pensar em estratégias para minimizar as práticas de Shadow IT também é uma ação válida.
A segurança de dados é uma área ampla e com efeitos em toda a organização. Isso realça a importância dos controles internos. Em muitos casos, hospedar os emails corporativos na nuvem pode ser um reforço tecnológico interessante. A ideia é evitar incidentes como vazamento de informações e acessos indevidos por usuários não autorizados. Trata-se de um esforço conjunto entre alta administração, gestores de TI e técnicos.
3. Otimização de desempenho
Otimizar o desempenho dos sistemas da sua empresa é uma demanda que não pode ser deixada de lado. Para tanto, os profissionais de TI podem explorar um pouco mais as ferramentas do Google e aplicá-las à realidade do seu negócio. Utilizar Big Data na gestão de TI também é interessante, visto que por meio de grandes massas de dados é possível visualizar padrões de consumo, comportamentos dos usuários e prognósticos futuros e se antecipar.
A transformação digital ainda é um desafio para muitos times de TI. Linguagens de programação, padrões de projetos de softwares, ferramentas de automação de testes, bases de dados e frameworks surgem a todo o momento, e é preciso se adaptar a essa enxurrada crescente de informações. Isso reforça o papel do gestor de TI para coordenar esses esforços sem incorrer em custos e riscos desnecessários.
4. TI Bimodal
As áreas de tecnologia das empresas vivem um momento de fortes transições. As transformações digitais aceleram ainda mais esse processo. A abordagem da TI Bimodal é migrar as infraestruturas de redes e data centers para servidores na nuvem. Assim, consegue-se reduzir custos e aumentar o desempenho operacional. Desse modo, as informações empresariais ficam mais centralizadas em um ambiente seguro e preparado para eventuais contingências.
O surgimento da TI Bimodal fez com que as áreas de TI se subdividissem em duas categorias: tradicionais e inovadoras. A TI tradicional é mais conservadora e com foco nas demandas internas. Já TI inovadora utiliza práticas ágeis, kanban e melhorias de processos. Trata-se de um esforço que requer o engajamento dos times de TI, gestores e partes interessadas para que a transformação digital seja de fato efetiva.
5. Soft skills
A transformação digital exige cada vez mais habilidades técnicas dos times de TI. Entretanto, é preciso também desenvolver soft skills para conseguir lidar com todas essas mudanças de forma racional e controlada. Isso reforça a necessidade de investir em treinamentos, workshops e capacitações internas. Estimular competições internas saudáveis entre as equipes também é interessante para ganhar mais produtividade.
Enfim, esses são os principais desafios e oportunidades da transformação digital nas áreas de TI. Você pode perceber que essa preparação para novos cenários requer uma postura ativa dos gestores de negócios, equipes e partes interessadas. Trata-se de mudanças gradativas que podem gerar melhorias significativas nos resultados das empresas.
Muito bem, agora você já conhece os desafios e oportunidades da transformação digital. Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores novidades sobre cloud computing e inovação.