Dicas para trabalhar em home office: saiba como proteger informações importantes

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Com a chegada da pandemia do Coronavírus e a medida de isolamento social adotada pelo governo, muitos profissionais que antes precisavam sair de suas casas para ir ao trabalho, passaram a trabalhar em home office. Nas empresas, gestores adotam medidas para evitar que informações valiosas sejam acessadas por pessoas indesejadas.

Assim como os empresários, o profissional que adota o trabalho home office também precisa ter cuidados com a segurança das informações. Todos os dados confidenciais acessados devem estar protegidos para garantir o bom andamento dos negócios.

Deseja saber mais sobre como proteger informações no trabalho home office? Continue a sua leitura!

Saiba como proteger as informações

Aplicar medidas de segurança das informações é uma das principais tarefas a serem realizadas pelos profissionais que trabalham a partir de suas casas. É indispensável utilizar mecanismos e políticas de proteção que dificultem e impeçam que os dados sigilosos sejam acessados por terceiros mal intencionados. Veja abaixo 3 dicas que vão ajudá-lo a tornar seguras as informações da sua empresa!

1. Alterar e proteger suas senhas

A rede doméstica é menos segura do que a corporativa, sendo assim, a recomendação é que as senhas antigas e fracas devem ser alteradas por senhas fortes e que contenham números mesclados, letras e símbolos. Outra dica essencial com relação as senhas é não anotá-las em papel ou blocos de notas. Para armazenar as senhas de maneira segura use cofres digitais, como lastpass e 1password.

Uma opção que também pode ser usada é salvar os logins em um gerenciador de senhas do Google Chrome. Também pode ser interessante salvar a senha e configurar leitores digitais no computador, notebook ou celular que são usados para o trabalho home office.

2. Instalar bom antivírus

Ter um bom antivírus instalado no computador é um dos requisitos mais relevantes para poder trabalhar tranquilamente. Se a máquina for pessoal, essa ação se torna ainda mais essencial, pois além de utilizá-la para o trabalho, o colaborador a utiliza para acessar redes sociais e outros sites da Internet que podem conter vírus e outras ameaças. Algumas alternativas de programas de proteção são:

  • malwarebytes;
  • AVG;
  • bitDefender.

Todas essas opções são ótimas para proteger os dados sigilosos relativos ao trabalho e até mesmo as informações pessoais que são registradas nos computadores.

3. Uso de ferramentas como o G Suite

A solução G Suite é um ótimo mecanismo de proteção que está sendo muito utilizado para dificultar ou até mesmo impedir o acesso às informações sigilosas. Outro ponto forte dessa ferramenta é o armazenamento dos dados da empresa, sem necessidade de nenhuma infraestrutura de servidor físico. Basta ter um ambiente de conexão com a Internet e um dispositivo de desktop. O custo é mensal e o investimento é barato em comparação ao custo/benefício.

Sem contar que o armazenamento é feito em nuvem, o que reduz a carga operacional, visto que não existe necessidade de manutenção e atualizações de versões. Os dados contidos na nuvem são copiados várias vezes pelo Google e guardados em data centers, o que é ótimo, já que não existe chance de perder informações importantes.

Enfim, trabalhar em home office, além de ser uma maneira de se manter no mercado de trabalho durante a pandemia, também é um avanço tecnológico. Mas, para que os bons resultados na segurança da informação seja obtidos, é fundamental contar com uma empresa especializada.

Gostou do nosso post sobre o trabalho home office? Leia também sobre como trabalhar em home office com a ajuda do G Suite!

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