Saiba como o G Suite ajuda na segurança da informação da sua empresa

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As organizações contemporâneas que funcionam em condições de incerteza e riscos são obrigadas a modificar suas abordagens em direção à segurança da informação. Diante de qualquer ameaça, as empresas enfrentam a necessidade de levar em consideração os eventos locais e globais que afetam suas atividades.

Hoje é trivial afirmar que essa é uma das áreas mais importantes que devem ser protegidas pelos órgãos de governança das organizações. Trata-se da defesa de informações e consiste em impedir e dificultar a aquisição de dados sigilosos por meio de mecanismos e políticas de proteção.

Nesse contexto, confira como a solução G Suite pode ajudar na segurança da informação e armazenamento de dados da sua empresa.

Armazenamento de dados

O G Suite não requer nenhuma infraestrutura de servidor físico. Os usuários podem usá-lo imediatamente, preparando um ambiente de conexão com a Internet, utilizando um dispositivo como um desktop usado pelo usuário e com pagamento de uma taxa mensal de uso. Como não há necessidade de adquirir hardware de servidor, o investimento inicial é mais barato e a introdução é bem rápida.

Embora algumas empresas possam se preocupar com a segurança dos processos colocando dados na nuvem, não é fácil para um data center de uma organização manter o nível de proteção que um fornecedor desse tipo de armazenamento oferece. Contudo, considerando a seguridade física do próprio servidor e a redundância entre as informações, o uso de um serviço em nuvem é fundamental nesse quesito.

Todas as informações ficam disponíveis para os usuários cadastrados, de maneira que o fluxo de trabalho não seja prejudicado devido a perdas por falhas de operação. Essa centralização dos dados permite a aplicação de políticas de segurança da informação facilmente e direciona as rotinas para as melhores práticas de proteção.

Funcionamento eficiente

O Google opera o sistema G Suite. Quase não existem operações como manutenção do servidor, atualizações de versão e aplicativos de patches de segurança, o que pode reduzir bastante a carga operacional para os administradores. Isso diminui os custos totais, pois o G Suite é um groupware baseado em nuvem, ou seja, uma plataforma de colaboração fornecida como um serviço via Internet.

Portanto, ele não tem apenas o mérito de cada função, mas também a integração e funcionamento eficiente e seguro. Por conta das mudanças na estrutura social e globalização do mercado, as empresas precisam constantemente fornecer novo valor. Assim, a interação entre profissionais e setores é indispensável como base de negócios.

A colaboração segura baseada na nuvem permite um trabalho eficiente, independentemente da localização. Essa também é uma característica importante para a realização de reformas no estilo de trabalho. O uso do G Suite se torna cada vez mais importante como uma infraestrutura para solucionar os desafios enfrentados por todas as empresas e organizações com eficiência de funcionamento.

Controle de dados

Você já deve ter ouvido falar de incidentes como informações pessoais e empresariais vazadas em diversos portais de notícias. Se uma empresa usa o G Suite para instalar os serviços do Google, a função de administrador pode ser usada para definir permissões de acesso e configurações públicas para cada usuário. Isso reduz o risco de eventuais problemas com a segurança da informação e vazamento de dados.

Os serviços que podem ser usados gratuitamente fornecem simplesmente um e-mail e compartilhamento de arquivos básico na nuvem, sem disponibilizar as funções de gerenciamento necessárias no nível corporativo. Portanto, o G Suite é uma solução necessária para uso em empresas e organizações, visando à segurança da informação efetiva.

Por exemplo, o escopo padrão de divulgação de arquivos do G Suite é “somente internamente”. Portanto, se um funcionário com pouco conhecimento em TI usar a ferramenta ou se um link de compartilhamento de arquivos for acidentalmente enviado para fora, o acesso não será possível sem uma conta de usuário interna, que pode controlar os riscos de segurança.

Cópias de segurança

Uma das preocupações sobre o uso de serviços em nuvem como o G Suite é o risco de perda de dados. As informações de clientes acumulados nos negócios são importantes para constituir uma relação com eles e também fazer análises estratégicas para tomada de decisão. Geralmente, é feito um backup desses dados várias vezes em um servidor local.

Porém, se esses arquivos importantes forem armazenados na nuvem do G Suite, o risco de perda de dados em decorrência de um problema no data center se torna improvável. Isso porque os dados armazenados na nuvem são copiados pelo Google várias vezes, sendo distribuídos e guardados em data centers em todo o mundo.

Dessa forma, mesmo que por algum motivo um desses servidores distribuídos pare de funcionar, imediatamente outro data center entra em ação para o sistema não ficar inativo. Vale lembrar que a arquitetura de proteção do G Suite para a garantia da operação e segurança dos negócios atende a certificações internacionais, como SOC 2/3 e ISO 27001.

Criptografia

Quando os dados são armazenados internamente, existe o risco de perda por causa de desastres naturais, como intempéries e incêndios, e problemas físicos, como acesso de pessoal não autorizado. No G Suite, a criptografia de todas as informações garante que haja uma camada extra de proteção dos dados contra os ataques virtuais, promovendo a segurança da informação de modo consistente.

Por exemplo, os e-mails enviados e transferências feitas na nuvem são criptografados estrategicamente em diversas partes com chaves únicas. Esse modelo de proteção tem o objetivo de que, mesmo em caso de perda de parte desses dados, os demais fragmentos serão necessários para a informação fazer sentido. Logo, torna-se muito difícil um hacker ter sucesso ao tentar explorar alguma vulnerabilidade.

Dessa maneira, dentro de todos os aspectos abordados fica evidente que para obter bons resultados na segurança da informação é fundamental contar com uma empresa especializada. A Multiedro, por exemplo, oferece serviços com excelência e todo o suporte necessário com base na plataforma G Suite.

Então, gostou deste artigo? Agora que você sabe como o G Suite pode ajudar na segurança da informação, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços. Aguardamos você!

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