Marketing e vendas: saiba como integrar os dois setores

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Não é nenhuma novidade dizer que os setores de marketing e vendas estão sempre em atrito. Contudo, com as mudanças nos últimos anos em tecnologia e as novas estratégias, essa não é mais a realidade em muitas empresas: integrar os dois setores tem sido uma solução muito utilizada para buscar a sinergia entre eles.

A falta de comunicação, métricas ou promessas falsas e culpas equivocadas acontecem o tempo todo se as equipes não estiverem em sincronia. Para uma empresa, isso significa perda de dinheiro e dificuldades cada vez maiores em realizar as metas. É um desafio, mas se o seu negócio quiser se manter na vanguarda, é extremamente importante que as equipes estejam totalmente integradas.

Para te ajudar nesse processo, vamos falar agora sobre algumas estratégias para promover essa integração e quais os benefícios que podem ser alcançados. Acompanhe!

Como a integração dos setores de marketing e vendas impactam nos resultados das empresas?

A integração entre os setores de marketing e vendas trazem muitos benefícios para as empresas. Um deles é o aumento considerável do número de pessoas que se interessam pelo produto ou serviço oferecido pelas empresas e a redução nos esforços para prospectar clientes. Além disso, os gestores conseguem ter uma visão ampliada do público-alvo.

Os dados dos dois setores são cruzados para que os profissionais conheçam melhor os clientes e criem estratégias mais efetivas. A integração elimina o desperdício de tempo pelo compartilhamento das informações e qualifica o lead colocando um fim às reclamações. As metas comuns das equipes de marketing e vendas são alcançadas devido à sinergia.

As chances de obter sucesso com os negócios aumentam, já que os dois setores conseguem aproveitar a gestão de dados um do outro. Os times trabalham juntos e em sintonia facilitando a captação e a fidelização dos clientes. Por outro lado, a rivalidade entre os colaboradores termina devido aos investimentos em integração e a percepção de que um depende do outro.

Quais estratégias podem ser utilizadas para integrar os dois setores?

Até pouco tempo os gestores procuravam meios para integrar marketing e vendas. Afinal, o marketing não teria utilidade sem a equipe de vendas e não aconteceria a venda sem os colaboradores do marketing. Os departamentos estão interligados e precisam trabalhar com metas ou objetivos comuns para a geração de receitas e lucros. Veja a seguir como fazer isso!

Promova uma comunicação constante entre os times

Deixe bem claro quais são os papéis de cada equipe e funcionário. Dessa forma, fica mais fácil atribuir — e cobrar as tarefas. Além disso, realize reuniões e comitês constantemente, para a discussão e ação dos projetos em andamento.

Crie uma SLA entre marketing e vendas

A SLA — Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço, é uma forma de ajudar nessa integração. Para isso, crie uma SLA detalhada, com a definição das metas da empresa e as técnicas e sistemas que serão utilizados para as métricas, que devem ser frequentemente ajustadas e determinadas dentro de períodos especificados.

Alinhe as metas entre os setores

Quando as equipes trabalham juntas, as metas de vendas se tornam a mesma para ambas. Sem esse alinhamento, as equipes têm objetivos desarticulados e, assim, o setor de marketing pode ter dificuldades para fornecer os leads que o setor de vendas precisa, simplesmente porque eles não têm as informações certas!

Adote o marketing cloud

O marketing cloud é a junção do marketing tradicional combinado com SaaS — Software as a Service. Trata-se de uma plataforma de marketing digital baseada em nuvem, que oferece diferentes tipos de serviços, como:

  • e-mail marketing;
  • gerenciamento de leads;
  • cross-channel;
  • gerenciamento de mídia social.

Tudo isso permite que os profissionais de marketing cumpram um amplo escopo de tarefas dentro de todos os estágios da jornada do cliente. E o melhor: é possível compartilhar os resultados com as equipes, em uma fonte única de informação.

Elabore uma estratégia inclusiva

Depois de construir uma ponte entre os dois setores, compartilhe a estratégia do negócio para que todos os colaboradores envolvidos se guiem por ela. Os dois times precisam conhecer os objetivos da empresa, então permita que eles forneçam suas opiniões sobre o assunto. Verifique com as equipes como elas se encaixam nos planejamentos e podem colaborar com as metas.

Permita que os colaboradores de ambos setores criem táticas em conjunto para alcançar os resultados almejados. Eles terão que conversar sobre o papel que desempenham na empresa para perceber que a colaboração é indispensável para a sobrevivência do negócio e para que todos sejam bem-sucedidos. Encoraje-os a cooperar uns com os outros.

Deixe as linhas de comunicação abertas

A comunicação é essencial entre os grupos de vendas e marketing. Os colaboradores trabalharão melhor se puderem trocar informações e eliminar incoerências durante o envio das mensagens. Com isso, os volumes de informações e dados incorretos serão eliminados e os diálogos ajudarão a proteger a sua marca. Por isso, promova reuniões regularmente e se possível uma vez por semana.

Durante os encontros, verifique se os integrantes das equipes estão presentes e discuta o progresso dos times e os assuntos importantes. Procure reunir os demais gerentes para conversar sobre os problemas que precisam ser solucionados. Uma ótima ideia é vender a campanha do marketing para os vendedores de modo que eles consigam planejar ações eficientes e vender mais.

Tenha um sistema de incentivos

O sistema de incentivo deve ser equilibrado e compartilhado entre os colaboradores de vendas e marketing para aumentar a integração. Ofereça uma comissão compartilhada pelas vendas e informe que ela será distribuída de forma igualitária para os times de acordo com as atividades de cada trimestre. Desse modo, eles vão somar esforços para que todos ganhem.

Quais os benefícios dessa integração?

Comunicação eficiente

Ao executar uma campanha integrada, as equipes precisam se unir, compartilhar talentos e manter o controle das comunicações para garantir a consistência. Isso aumenta a moral interna e confere experiência de como múltiplos canais podem se complementar. Além disso, ajuda a gerar uma forte confiança para promover melhor as próximas campanhas.

Economia de tempo e dinheiro

Na integração entre os setores é eliminada a necessidade de duplicação de informação e tarefas. Assim, o processo organizacional economiza tempo e dinheiro. Sem contar que você não investe em um único meio ou desequilibra sua expectativa de ROI.

Uso adequado do feedback de clientes

Tanto o marketing quanto as vendas reúnem conhecimentos relevantes sobre clientes em potencial ao interagir com eles e observá-los em suas jornadas de compra. Ao compartilhar essas ideias sobre comportamentos, preferências, interesses, dores e até mesmo opiniões, as duas equipes estão preparadas para identificar e engajar os clientes mais promissores.

Na verdade, quanto mais detalhado o registro de leads, mais precisamente a equipe de marketing segmenta e promove as melhores campanhas, consequentemente, a equipe de vendas pode rotear leads com maior eficiência. Desse modo, menos tempo é perdido ao tentar descobrir quais deles devem ser priorizados.

Lembre-se que inteligência do negócio quando é compartilhada sempre abre caminhos para maiores taxas de conversão. Afinal, os setores de marketing e vendas tem o mesmo objetivo: aumentar o lucro do negócio!

Agora você já sabe como integrar os setores de marketing e vendas! A Multiedro pode ajudar nessa questão por que é uma empresa nacional especializada na prestação de serviços de Tecnologia da Informação (TI). Somos uma integradora e desenvolvedora cloud que temos como objetivo alavancar a sua empresa por meio de benefícios da computação em nuvem.

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