Você sabe o que é o Google BigQuery e qual sua importância?

7 minutos para ler

Você já ouviu falar no BigQuery? Ele é uma ferramenta desenvolvida pela Google em cloud computing para análise e armazenamento de dados e que é capaz de colocar sua empresa em um novo patamar. E o mais interessante é que ele não usa servidor.

Google BigQuery surgiu diante da necessidade da análise cada vez maior e complexa de dados. Como está baseado na nuvem, seu sistema interativo de indexação permite diversas integrações com ferramentas BI (Business Intelligence) e aplicativos do Google.

Se ficou interessado, continue a leitura e entenda como funciona o BigQuery e suas aplicações no mundo empresarial!

Como funciona o Google BigQuery?

O Google BigQuery é uma solução criada pela companhia Google com o objetivo de propiciar a integração de análises de grandes volumes de informação. Trata-se de uma ferramenta que faz o levantamento dos dados e possibilita aos gestores uma compreensão mais aprofundada dos resultados dos negócios e investimentos. Sem ela, o processo se torna lento e oneroso para as empresas.

O produto Google tem uma excelente estrutura de processamento e armazenamento das informações, a qual possibilita buscas rápidas pelo sistema de pesquisa SQL. Os arquivos não podem ser removidos ou renomeados e não podem ser criados vários links para um único projeto. A interação pode ocorrer por meio de uma linha de comando, chamadas para API ou navegador Web.

O sistema também permite o gerenciamento dos acessos conforme os perfis empresariais, assim como o acesso às cópias de projetos pela plataforma Google Cloud. Ele faz a análise dos dados de forma rápida e eficaz porque interage com as demais ferramentas da empresa.

Além disso, as informações não precisam ser armazenadas em ambiente físico, já que ficam salvas na nuvem.

Quais são as principais vantagens de utilizar o Google BigQuery?

BigQuery é importante para que os gestores obtenham insights com mais agilidade. Com essa ferramenta, as informações são organizadas, armazenadas e analisadas com mais eficiência.

Ela tem design inteligente e vasculha bilhões de linhas de dados e encontra aqueles que são necessários para cada tipo de avaliação. Além disso, é realmente poderosa quando emparelhada com BI.

Arquitetura flexível

A ferramenta distribui os recursos de computação de modo dinâmico e tem arquitetura flexível para acelerar as consultas realizadas pelos gerentes. Ao utilizá-la, os gestores reduzem os custos com a criação do sistema e ganham mais tempo para analisar os dados. Dessa maneira, você não ficará preso em estruturas rígidas que foram criadas com base em vários clusters de computação.

O Google BigQuery aceita a distribuição rápida do poder de computação de acordo com as suas necessidades. A construção da ferramenta com foco em escalabilidade, além de ser realizada sem servidor físico, pois o seu projeto é completamente baseado em Cloud. O design é descentralizado para que sejam feitas buscas de conjuntos de dados em escala petabytes.

Estrutura de preços escalável

Como o Google BigQuery é vinculado ao design sem servidor físico, é possível encontrar diversas alternativas de preços que ajudarão a minimizar as despesas da sua empresa. Isso ocorre porque não será cobrado o espaço em servidores e sim os planos personalizados que se baseiam às necessidades reais de um negócio.

Na plataforma você conseguirá configurar e executar novas instâncias sem pagar custos de servidores. Os preços do Google BigQuery são elaborados de acordo com a alocação de recursos e a demanda de computação. Sendo assim, os usuários poderão definir o que precisam a cada segundo de forma impressionante. A empresa pagará apenas pelo que efetivamente utilizar.

Utilização de inteligência artificial

O uso da inteligência artificial serve para analisar constantemente o armazenamento dos dados. O Google BigQuery detecta padrões e otimiza grupos de dados nas estruturas mais apropriadas às avaliações e buscas realizadas regularmente. O sistema é automatizado e transparente, lida com os processos e informa os usuários utilizando algoritmos de aprendizado.

Agiliza e complementa os dados

O BigQuery permite uma visão completa dos dados por meio de consultas às informações armazenadas. Isso é possível graças à forma como os dados ficam gerenciados em colunas no próprio software. Eles ainda podem ser visualizados no Cloud Storage, no Cloud Bigtable, no Google Planilhas e no Google Drive.

Ele ainda se integra às ferramentas ETL (Extract Transform Load), como a Talend ou a Informatica, enriquecendo os dados já usados e ainda oferecendo suporte integrado às ferramentas de BI (Business Intelligence), como a MicroStrategy, a Looker, a Data Studio e a Tableau. Com isso, torna-se muito mais fácil criar relatórios e planilhas incríveis.

A ferramenta ainda permite que você possa processar e visualizar os dados de marketing automaticamente do próprio BigQuery ou, então, do Google Ads, usando, para isso, o serviço de transferência de dados. Isso garantirá o armazenamento dos dados de marketing de nível mais avançado de forma simples e rápida.

Proporciona mais segurança e confiabilidade

Com o BigQuery, você terá controle total sobre quem acessa os dados armazenados. Dessa forma, é possível dar acesso apenas a quem realmente precisa, evitando o vazamento de informações ou de dados sigilosos de sua empresa. Além disso, com o uso da ferramenta, seus dados estarão sempre criptografados, seja em trânsito, seja em repouso.

O aplicativo, além de criptografar os dados, replica-os automaticamente, garantindo mais segurança, disponibilidade e durabilidade. O BigQuery ainda usa o sistema Cloud Identity & Access Management, da Google, para que você possa configurar e controlar o uso do sistema, protegendo ainda mais seus dados.

Gera economia e agilidade

Com essa agilidade, o BigQuery entrega informações de forma muito mais rápida, garantindo que você possa tomar as decisões com mais celeridade. Dessa forma, você pode ter retorno sobre seus investimentos instantaneamente.

Em termos de custos, o uso da ferramenta da Google conta com diversos modelos de preço, todos bastante interessantes e de baixo custo. Com o modelo de demanda, você pagará apenas pelos recursos de computação e de armazenamento que, de fato, usou, ou, com o modelo de preço fixo, que é mais indicado para empresas ou usuários com alto volume de dados, pagará um mesmo valor todo mês.

Tem escalonamento de dados flexível e confiável

Uma das vantagens da ferramenta é a possibilidade de dimensionamento de dados escalonado, ou seja, você terá flexibilidade e confiabilidade na hora de processar as informações. Como conta com a tecnologia de infraestrutura sem servidor da Google, o BigQuery usa dimensionamento automático e processamento de streaming para analisar os dados.

Com um gerenciamento de colunas para armazenamento, ele faz a execução paralela da análise dos dados, o que permite que mais usuários possam analisar sem comprometer a velocidade do processamento.

Como vimos, o uso da ferramenta Google BigQuery poderá colocar sua empresa num novo patamar, com mais velocidade na análise de dados e na entrega de informações para a tomada de decisão. Assim, torna-se fundamental o investimento cada vez maior em tecnologia para que os processos sejam agilizados.

Agora você já sabe o que é o Google BigQuery e qual sua importância. Caso esteja pensando em implementar seu uso na sua empresa, saiba que é preciso, primeiramente, contar com um parceiro de confiança.

A Multiedro é uma empresa especializada em setor de TI com foco em Cloud Computing que trabalha para a implementação de soluções reais que aumentam a cooperação entre os colaboradores das organizações. Ela tem mais de 10 anos de experiência nesse mercado.

Se você gostou deste nosso artigo sobre BigQuery e processamento e leitura de dados, mas ficou com algumas dúvidas a respeito, saiba que poderemos ajudar com essas questões. Entre em contato conosco e solicite um atendimento!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This