O que é computação sem servidor? Entenda por que é a melhor solução

6 minutos para ler

Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam é a otimização do orçamento do setor de TI. A computação em nuvem conquistou espaço no mercado, trazendo incríveis vantagens para as empresas e favorecendo resultados. É nesse sentido que o serverless computing acaba se destacando.

Também conhecido como computação sem servidor, esse modelo de execução em nuvem é usado como meio para criar e executar aplicações sem a necessidade do gerenciamento de server. Dessa forma, é possível aliviar a rotina dos desenvolvedores e otimizar todo o desempenho do seu setor de TI e ainda reduzir gastos durante o processo.

Quer entender mais sobre o que é a computação sem servidor, como ela pode beneficiar as empresas e quais são as aplicações dela? Continue a leitura e confira!

O que é a computação sem servidor?

O serverless computing é um método desenvolvido para fornecer serviços de back-end às empresas de acordo com a utilização. Assim, um provedor sem servidor traz a possibilidade para que os usuários escrevam e implantem seus códigos sem limitações referentes à infraestrutura subjacente.

Antes, para criar uma aplicação para web, os desenvolvedores precisavam contar com o hardware físico para conseguir executar o servidor. Assim, esse processo acabava exigindo um certo grau de investimento para ser concretizado. A computação em nuvem chegou no mercado revolucionando a forma como as empresas desenvolvem suas tarefas.

Com essa tecnologia, os empreendimentos podem contar com inúmeros servidores ou espaço de armazenamento remoto, favorecendo todo o processo de desenvolvimento de soluções. O serverless computing traz mais praticidade para a rotina da empresa e favorece os esforços do time de TI na hora de desenvolver aplicações.

Quais são as vantagens dela?

Confira agora as principais vantagens que a computação sem servidor tem para oferecer às empresas.

Custos mais baixos

Administrar o orçamento do setor de TI é um grande desafio para muitos negócios. Por isso, contar com o auxílio da tecnologia para maximizar os recursos direcionados para essa importante área das empresas é fundamental. Com a computação sem servidor, é possível reduzir significativamente os custos com a infraestrutura necessária para o desenvolvimento e a execução de softwares.

O serverless computing consegue ser muito mais econômico do que o aluguel ou a aquisição de hardwares para compor a infraestrutura do servidor. Os custos dele conseguem ser inferiores até mesmo ao provisionar um grupo de escalonamento automático — já que o empacotamento de recursos subjacentes à máquina é muito mais eficiente.

Esse investimento consegue até mesmo trazer alguns benefícios de custo imediato. Essa solução elimina os gastos com licenças de sistemas operacionais, instalação de softwares, manutenção, entre outros.

Escalabilidade simplificada

Um dos principais destaques das soluções em nuvem é a alta escalabilidade. Isso significa que os usuários vão pagar apenas pelos recursos que estão utilizando no momento. A computação sem servidor também oferece esse benefício, proporcionando aos desenvolvedores e aos operadores o máximo de proveito das funções dela e favorecendo a redução de custos.

Esse recurso possibilita que as empresas se adaptem facilmente às altas demandas, escalonando seus serviços de acordo com a base de usuários. Assim, caso alguma função precise ser executada em diferentes instâncias, os servidores poderão iniciá-las, executá-las e encerrá-las conforme o necessário.

Código de back-end simplificado

A computação sem servidor também se destaca ao tornar mais prático o lançamento de códigos de back-end. Assim, esse investimento proporciona uma grande melhoria na hora de fazer o upload de uma versão funcional das aplicações desenvolvidas.

Uma infraestrutura serverless permite fazer o upload de bits de códigos mais rapidamente e lançar novos produtos. Aqui, as aplicações funcionam como uma coleção de funções fornecidas pelo fornecedor, simplificando todo o processo de envio de códigos.

Ainda é possível realizar as atualizações, correções ou até mesmo adicionar novos recursos aos aplicativos com mais rapidez. Assim, não será necessário alterar toda a estrutura da aplicação para realizar as atualizações, possibilitando aos desenvolvedores trabalharem em uma função por vez.

Retorno mais rápido

Outro ótimo benefício da computação sem servidor está ligado diretamente ao retorno que as empresas têm ao lançar suas aplicações. Nesse modelo, a arquitetura serverless é capaz de reduzir drasticamente o período de lançamento no mercado.

Desse modo, os desenvolvedores podem contar com um processo de implantação muito mais prático e ágil. Em vez de demandar uma operação mais complicada, é possível lidar com correções de bugs e novas funcionalidades de forma gradual e dinâmica.

Como ela pode ser aplicada?

Uma empresa que começa a investir em uma infraestrutura sem servidor só tem a ganhar. O serverless computing tem relação direta ao cloud computing. Por isso, as principais tendências da nuvem podem ser totalmente adaptadas e implementadas nessa área.

Um dos destaques que conquistou espaço no mercado com as soluções de cloud computing é o fortalecimento das funções como serviço (ou Faas). Nesse caso, os desenvolvedores podem utilizar o provedor de computação em nuvem para executar os programas com mais eficiência — eliminando a necessidade de investir em um servidor e máquina própria para essa função.

A computação sem servidor também tem uma forte conexão com o NoOps. Esse termo é justamente o próximo estágio da evolução do cloud computing. Aqui, as aplicações e as máquinas são definidas por um software provisionados dinamicamente. O serverless computing permite a automatização das atividades tradicionais sobre o gerenciamento de segurança e de infraestrutura.

Inserir esse novo modelo de negócios é extremamente necessário para elevar a competitividade das empresas e beneficiá-las com suas funções. Contar com a computação sem servidor se tornou um grande diferencial para as organizações, fazendo com que muitos empreendimentos no mercado abandonem a estrutura física para adotar as soluções em nuvem.

Pronto! Viu como a computação sem servidor é um ótimo investimento para o seu negócio? Para melhorar os seus resultados ao implementar as tecnologias em nuvem em seu empreendimento, procure sempre contar com o acompanhamento de uma empresa de confiança. A Multiedro pode auxiliar as organizações na implementação de projetos de missão crítica, participando desde o desenvolvimento até a implementação.

O que está esperando para elevar a competitividade da sua empresa e alcançar resultados melhores? Entre em contato conosco e conheça o nosso portfólio de produtos e veja como eles podem ajudar você!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This